Empresas ameaçam o progresso das mulheres no mercado de trabalho


Ao fracassar com o planejamento para desenvolver e reter talentos nas organizações, empresas ameaçam o progresso das mulheres no mercado de trabalho, diz relatório global da Mercer When Women Thrive

· Previsão para 10 anos mostra que a Europa e a América do Norte estarão lutando para ter paridade na força de trabalho; Ásia ocupa a última posição

· Apenas 9% das organizações oferecem programas específicos de saúde e bem-estar financeiro focado nas mulheres, sendo que EUA e Canadá estão em primeiro lugar

· Líderes precisam focar no engajamento de seus executivos e em buscar equidade salarial entre homens e mulheres

As mulheres estão sub-representadas no mercado de trabalho global e, se as organizações mantiverem o ritmo atual de desenvolvimento, a representação feminina globalmente atingirá, em 2025, apenas 40% nas posições profissionais e gerenciais, de acordo com a segunda edição do relatório anual When Women Thrive da Mercer.

Entre as principais tendências reveladas no relatório é que a representação das mulheres entre as organizações diminui à medida que os níveis na carreira aumentam (Figura 1).

"Os métodos tradicionais para o avanço de mulheres no mercado de trabalho não estão funcionando e, com isso, a sub-representação das mulheres em todo o mundo tornou-se uma distorção econômica e social", disse Pat Milligan, líder global da Mercer. "Enquanto os líderes têm se concentrado em ter mulheres no topo, eles estão ignorando amplamente a necessidade de desenvolver talentos femininos internamente para manter o progresso da empresa”.

"Este é um apelo à ação - cada organização tem uma escolha a fazer: manter o status quo ou alavancar seu crescimento e o desenvolvimento de sua comunidade e da economia através do poder das mulheres."

O relatório da Mercer verifica que, embora as mulheres sejam 50% mais propensas que os homens a serem contratadas no nível executivo, elas também estão deixando o posto mais alto das organizações 30% mais que os homens, minando assim os ganhos no topo.

De acordo com o relatório When Women Thrive, as mulheres constituem, em média, 40% da força de trabalho da empresa. Globalmente, elas representam 33% dos gerentes, 26% dos gerentes seniores e 20% dos executivos.

Em termos de rankings regionais, a América Latina sai na frente ao projetar uma maior representação das mulheres daqui a 20 anos (36% em 2015 para 49% em 2025), seguida por Austrália / Nova Zelândia (35% em 2015 a 40% em 2015). EUA / Canadá melhorarão em apenas 1% (de 39% para 40%), Europa permanecera estável (37% em 2015 e 2025) e Ásia aparece como última no ranking (28% contra apenas 25% em 2015) (Figura 2).

"Em 10 anos, as organizações não estarão equilibradas na distribuição de homens e mulheres na maioria das regiões do mundo", disse Milligan. "Se os CEO querem conduzir o crescimento futuro através da diversidade, eles precisam agir hoje."

A pesquisa - o mais completo estudo de seu tipo contando com a participação de cerca de 600 organizações de todo o mundo, que empregam 3,2 milhões de pessoas, incluindo 1,3 milhões de mulheres - identifica uma série de fatores-chave para melhorar os esforços de diversidade e a inclusão (D & I).

"Não é suficiente criar um programa tapa buracos", disse Brian Levine, Líder de Inovação da Área Global Analytics da Mercer. "A maioria das empresas não está focada em seu banco de talentos nem está centrada nas práticas de apoio e mudança cultural fundamentais para garantir que as mulheres serão bem sucedidas em suas organizações."

Apesar da pesquisa da Mercer provar que programas de aposentadoria focados nas mulheres resultam em uma maior representação delas no mercado de trabalho, apenas 9% das organizações pesquisadas globalmente oferecem este tipo de programa, sendo que os EUA / Canadá ficam em primeiro lugar (14%) neste quesito (Figura 3).

Outras principais conclusões

Outras principais conclusões do estudo incluem:

• Apenas 57% das organizações afirmam que seus líderes seniores estão envolvidos em iniciativas de diversidade e inclusão, com EUA / Canadá ficando em primeiro lugar.

• América Latina ocupa o primeiro lugar no engajamento de gerentes de nível médio com 51% vs. 39%, globalmente.

• O envolvimento dos homens caiu desde o primeiro relatório em 2014: em 2014 49% das organizações afirmaram que eles estavam engajados em esforços de D & I vs. 38% em 2015; EUA / Canadá ocupam a primeira posição no envolvimento de homens com 43%.

• Apenas 29% das organizações reveem os resultados de desempenho por sexo, sendo que Austrália / Nova Zelândia ficam em primeiro lugar.

• EUA / Canadá lideram em igualdade salarial, com 40% das organizações que oferecem processos formais de revisão buscando igualdade na remuneração. Comparativamente, este índice é de 34% globalmente. Na Ásia o índice é de 25% e na Europa 28%; mas praticamente não há melhorias verificadas desde 2014.

• 28% das mulheres ocupam papéis na área financeira com a América Latina ficando em primeiro lugar (47%), seguida pela Ásia (27%), Austrália / Nova Zelândia (25%), EUA / Canadá (22%) e Europa (17%).

• As mulheres são reconhecidas por terem habilidades únicas necessárias no mercado de trabalho de hoje, incluindo: flexibilidade e adaptabilidade (39% das organizações dizem verificar isso nas mulheres vs. 20% que dizem que os homens têm isso como pontos fortes); gerenciamento de equipes (43% vs. 20%) e inteligência emocional (24% vs. 5%) (Figura 4).

• EUA / Canadá estão em primeiro lugar ao fornecer treinamento para apoiar os empregados em assuntos ligados a licença maternidade/ paternidade, bem como ao oferecer programas personalizados de aposentadoria por gênero.

• Cerca de metade das organizações em três principais regiões - Ásia, EUA / Canadá e América Latina - concordam que apoiar a saúde das mulheres é importante para atrair e reter mulheres, mas apenas 22% fazem análises para identificar as necessidades de saúde específicas de gênero no mercado de trabalho.

O relatório também perguntou para as organizações sobre o acesso e uso de programas de benefícios importantes para as mulheres, incluindo horários de trabalho parciais ou flexíveis, licença maternidade, licença paternidade, assistência à infância, assistência aos mais velhos, orientação e muito mais.

Figura 1: a representação das mulheres cai à medida que o nível da carreira aumenta


Fonte: Mercer, When Women Thrive

Figura 2: Representação da mulher no mercado de trabalho atualmente e projetada para 2025 nos níveis profissionais e acima se o número de admissões e demissões se mantém.


Fonte: Mercer, When Women Thrive

Figura 3: Ranking global dos principais esforços de diversidade, desde o envolvimento dos executivos em relação à igualdade salarial a programas de aposentadoria focados nas mulheres


Fonte: Mercer, When Women Thrive

Figura 4: As habilidades das mulheres e dos homens são únicas


OBS.: para mais informações e para o relatório completo: www.whenwomenthrive.net

Carolina Mazza Wanderley – principal da MERCER New York

Fonte: MERCER

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br