NOVO PENSAR PARA O FUTURO DOS NEGÓCIOS


Novo pensar para o futuro dos negócios

 O pensamento, a imaginação, a inteligência e nossa capacidade de aprender e agir é o que faz o ser humano tão especial. Criativo e estrategista por natureza, pode criar futuros desejáveis, inclusive no mundo dos negócios.

“O pensamento estratégico é o processo mental aplicado por um indivíduo, no contexto, para alcançar o sucesso em um jogo ou outro empreendimento. 

Quando aplicado em um processo de gerenciamento estratégico organizacional, o pensamento estratégico envolve a geração e aplicação de ideias e oportunidades de negócios exclusivas, com o objetivo de criar vantagem competitiva para uma empresa ou organização.” – Jeanne Liedtka

Henry Mintzberg argumenta que “planejamento estratégico é a programação sistemática de estratégias pré-identificadas a partir das quais um plano de ação é desenvolvido. 

pensamento estratégico, por outro lado, é um processo de síntese que utiliza a intuição e a criatividade cujo resultado é uma perspectiva integrada do empreendimento.

Hamel e Prahalad referem-se ao pensamento estratégico como elaboração de arquitetura estratégica, enquanto Raimond  se refere a pensamento estratégico como imaginação criativa.

Os dois diagramas abaixo, mostram a relação entre o pensamento estratégico e o planejamento estratégico.


Neste primeiro diagrama, vemos que o pensamento estratégico, divergente por abrir a mente para inúmeras possibilidades, rompe o alinhamento, com questões tipo “Por que?” e “O que?”. 

Enquanto que o planejamento estratégico, convergente por focar no que precisa ser feito, utiliza questões tipo “Como?” e “Quando?”.

Neste segundo diagrama, vemos não só os objetivos do pensamento estratégico e do planejamento estratégico, mas também algumas das características chave comentadas anteriormente, bem presentes.

Enfim, para pensar “fora da caixinha” e trabalhar a estratégia organizacional, tão necessária para mudanças, transformação e inovação, o ideal é sair da rotina do escritório, buscar novos conhecimentos e depois ir para um lugar tranquilo, relaxante e que permita fazer questionamentos e reflexões sobre novas possibilidades para se manter competitivo, manter a longevidade da empresa de forma sustentável.

Participar de eventos, conversar sobre estratégia, inovação, liderança, gestão e tendências de comportamento, consumo e de tecnologia com profissionais qualificados nestas áreas também ajuda a mudar a mentalidade (mindset),  que nos possibilitará imaginar cursos de ação para a empresa e seus negócios.

NEI GRANDO | mestre em ciências, organizador e autor do livro Empreendedorismo Inovador.


Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br