Novo
pensar para o futuro dos negócios
O pensamento,
a imaginação, a inteligência e nossa capacidade de aprender e agir é o que faz
o ser humano tão especial. Criativo e estrategista por natureza, pode criar
futuros desejáveis, inclusive no mundo dos negócios.
“O pensamento estratégico é o processo mental aplicado por um indivíduo, no
contexto, para alcançar o sucesso em um jogo ou outro empreendimento.
Quando
aplicado em um processo de gerenciamento estratégico organizacional, o pensamento estratégico envolve a geração e aplicação de
ideias e oportunidades de negócios exclusivas, com o objetivo de criar vantagem competitiva para uma
empresa ou organização.” – Jeanne Liedtka
Henry Mintzberg argumenta que “planejamento
estratégico é a programação sistemática de estratégias
pré-identificadas a partir das quais um plano de ação é desenvolvido.
O pensamento
estratégico, por outro lado, é um
processo de síntese que utiliza a intuição e a criatividade cujo resultado é
uma perspectiva integrada do empreendimento.”
Hamel e Prahalad referem-se ao pensamento
estratégico como elaboração de arquitetura estratégica,
enquanto Raimond se refere a pensamento estratégico como
imaginação criativa.
Os dois diagramas abaixo, mostram a relação entre o pensamento
estratégico e o planejamento estratégico.
Neste
primeiro diagrama, vemos que o pensamento estratégico, divergente por abrir a
mente para inúmeras possibilidades, rompe o alinhamento, com questões tipo “Por
que?” e “O que?”.
Enquanto que o planejamento estratégico, convergente por
focar no que precisa ser feito, utiliza questões tipo “Como?” e “Quando?”.
Neste
segundo diagrama, vemos não só os objetivos do pensamento estratégico e do
planejamento estratégico, mas também algumas das características chave
comentadas anteriormente, bem presentes.
Enfim, para pensar “fora da caixinha” e trabalhar a estratégia organizacional,
tão necessária para mudanças, transformação e inovação, o ideal é sair da
rotina do escritório, buscar novos conhecimentos e depois ir para um lugar
tranquilo, relaxante e que permita fazer questionamentos e reflexões sobre
novas possibilidades para se manter competitivo, manter a longevidade da
empresa de forma sustentável.
Participar de eventos, conversar sobre estratégia, inovação,
liderança, gestão e tendências de comportamento, consumo e de tecnologia com
profissionais qualificados nestas áreas também ajuda a mudar a mentalidade (mindset),
que nos possibilitará imaginar cursos de ação para a empresa e seus
negócios.
NEI GRANDO |
mestre em ciências, organizador e autor do livro Empreendedorismo Inovador.