Produzir valor é a razão de existir de qualquer empresa, mas nem
sempre elas têm clareza do que isso significa e de como realizar o feito. Para
tentar mensurar exatamente o valor reconhecido das segurados e operadoras de
saúde, a consultoria brasileira Dom Strategy Partners desenvolveu o estudo
“Mais Valor Produzido MVP 2014 – Seguradoras e Operadores de Saúde”.
De acordo com o
estudo, as mais valorizadas por seus stakeholders no último ano foram Bradesco
Seguros, Porto Seguro, BBMapfre, Odontoprev e Amil. Para se chegar neste
ranking, avaliou-se a capacidade de gerar e manter o valor de empresas para
clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, além de si
própria.
Foram considerados
itens como eficácia da estratégia corporativa, crescimento, valor de marca,
relacionamento com clientes, governança corporativa, sustentabilidade, gestão
de talentos, inovação e uso de tecnologias digitais.
Quatro pontos se
destacam no mapeamento do valor corporativo da empresa: resultados, reputação
(credibilidade e imagem), competitividade e riscos. Após serem pesquisados os
principais ativos, os públicos de interesse, a interação da empresa com os
stakeholders e seus resultados, o levantamento ficou da seguinte maneira:
Bradresco Seguros, liderando a pesquisa com a nota 7,96; Porto Seguros, 7,94;
BBMapfre, 7,91; Odontoprev, 7,64 e fechando a lista está a Amil, com 7,41.
A mesma pesquisa é
feita com outros setores chaves da economia e a Saúde está cada vez mais em
voga, muito impulsionada pelo aumento da renda dos brasileiros nos últimos anos
e a consequente contração de planos de saúde.
“Com isso, houve um entendimento das empresas em medir os seus
resultados financeiros, o desempenho da companhia com os seus públicos e a
reputação da marca em ações tangíveis e intangíveis, como credibilidade e
imagem conquistadas, relacionamento com o cliente e novas maneiras de se
trabalhar”, explicou o CEO da Dum Strategy Partners, Daniel Domeneghetti.