DESCUBRA COMO GESTORES INVESTEM HOJE


Descubra como gestores profissionais investem hoje

A maioria dos investidores individuais que aplicam diretamente em ações cometem a mesma falha na execução. 

Este alerta parte de Andrew Berkin e Larry Swedroe em seu livro “Your Complete Guide to Factor-Based Investing – The way smart money invest today”.

O mais interessante do livro de Berkin e Swedroe é que reúne a pesquisa de mais de uma centena de artigos acadêmicos sobre os segredos de renomados investidores.

Quando se pensa em investimentos bem-sucedidos em ações, o primeiro nome que vem à cabeça de todos é o de Warren Buffett. 

Como já abordei em artigo passado, os investidores, erroneamente, costumam atribuir o segredo do retorno de Buffett a sua habilidade em selecionar ativos.

Partindo da premissa errada, estes mesmos investidores tentam replicar o que não é o segredo de Buffett. Obviamente, é perfeitamente explicado por que poucos conseguem chegar ao sucesso dele.

Já escrevi nesta coluna sobre o segredo de Buffett e este mesmo também é explicado por Berkin e Swedroe. 

O segredo de Buffett está em seguir uma estratégia baseada em alguns fatores.

Mas o que seria um fator?

Como descrevem os autores, “um fator é uma forma quantitativa de expressar um aspecto qualitativo” inerente a um conjunto de ativos.

Eles abordam os principais fatores de investimento, alguns dos quais comentei nesta coluna no ano passado, mas eles trazem no livro várias evidências robustas sobre o sucesso de cada estratégia.

Os autores apresentam, dentre os principais fatores, aqueles que tiveram mais sucesso nos últimos anos e o que deveria ser levado em consideração para construção de uma carteira de ações para seguir cada um.

Dando um spoiler, a estratégia mais bem sucedida nos últimos três e dez anos foi a que seguiu o fator momento

Este também foi o que apresentou o maior retorno por unidade de risco dentre todos os fatores.

Para aqueles que pretendem se aventurar na gestão de carteira de ações, este livro é um bom ponto de partida para entender como gestores profissionais estão conduzindo seus investimentos.

 

Michael Viriato - assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fonte: coluna jornal FSP

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br