Objetivo:
Apresentar aos líderes 5 metodologias inovadoras de desempenho e aprendizagem
que alavancam os resultados da equipe. De acordo com as necessidades de
aprendizado imediato das competências e melhoria de performance da equipe,
utilizar uma combinação das metodologias para acelerar e dar consistência às
modificações comportamentais e aumento de performance.
Design Thinking, Aprendizado Híbrido, Project Based Learning,
Aprendizagem Singular e o 70/20/10.
Para conseguir atuar em alta performance, Líderes e Equipes
estão sendo desafiados a atingirem objetivos estratégicos e dinâmicos,
preparando e engajando os Talentos para lidar de forma eficaz e sustentável com
as mudanças do trabalho. É preciso aprender, adaptar-se e promover uma nova
estratégia, modelos de trabalho e/ou processos que serão mais eficazes e
valorosos para a Organização e para os clientes.
O aprendizado formal é importante, mas os estudos em educação
corporativa demonstram que 70% do verdadeiro aprendizado acontece no próprio
ambiente de trabalho e na relação produtiva entre as habilidades de mentoria
dos líderes e a capacidadade dos talentos da equipe em transformar aprendizado
em desempenho.
Para dar celeridade e qualidade
no aprimoramento dos Talentos, é crucial que os líderes conheçam e apliquem as
melhores metodologias de aprendizagem ativa que proporcione um desenvolvimento
acelerado e consistente e aumente diretamente os nívels de desempenho de cada
talento.
1. Design Thinking
O que é: Numa
tradução simples, seria “o jeito de pensar do design”. Podemos considerer uma
forma mais ampla e eficaz de pensar sobre como resolver problemas e construir
oportunidades.
Onde é essencial: na
investigação do verdadeiro desempenho de cada talento, nas principais barreiras
que embarreram a performance da equipe e na identificação profunda da razão do
talento não conseguir fazer o que precisa ser feito.
2. Aprendizagem
Singular, Personalizada
O que é: A
aprendizagem personalizada é a adaptação da andragogia, das trilhas de
desenvolvimento e dos ambientes de aprendizagem para atender às necessidades e
aspirações singulares dos profissionais, muitas vezes através do uso extensivo
de tecnologia no processo de desenvolvimento e crescimento do talento.
Onde é essencial: No
esclarecimento sobre quem precisa aprender, o que especificamente precisa
aprender e como ajudá-lo a suplantar as lacunas de desempenho, projetando uma
trilha ajustada de conhecimento para alcançar as metas acordadas.
3. Modelo 70/20/10
O que é: O
70/20/10 é um modelo de aprendizagem e desenvolvimento que tem base em
pesquisas e observações realizadas a partir da década de 1960, por Morgan
McCall e outros colaboradores, no Center for Creative Leadership (CCL). Michael
M. Lombardo e Robert W. Eichinger publicaram dados de um estudo do CCL em um
livro de 1996, chamado “The Career Development Architect Planner”. Charles
Jennings utilizou e aprofundou o modelo entre 2002 a 2008, quando responável
pela área de aprendizagem de 55 mil trabalhadores na empresa Thomson Reuters. O
modelo 70/20/10 revela que a melhor aprendizagem dos funcinários acontece: 70%
de aprendizado com experiências próprias; 20% de aprendizado com os outros; 10%
de aprendizado através de cursos.
Onde é essencial: Na
escolha das abordagens mais rápidas e consistentes para aprender as
competências essenciais e prioritárias.
4. Aprendizado Híbrido:
O que é:
Também conhecido como “blended learning”, o modelo alterna momentos em que o
funcionário estuda sozinho em ambientes virtuais e presenciais, combinado com o
aprendizado em grupo, quando interage presencialmente com seus colegas e também
com seu mentor ou gestor. É outro modelo de centrado no aprendizado
personalizado.
Onde é essencial: na
projeção de uma trilha de aprendizagem estratégica com a combinação ideal de
desenvolvimento presencial e online, oferecendo a oportunidade do talento
aprender quando, onde e da melhor forma que puder aprender.
5. Project Based Learning:
O que é:
Modelo na qual utiliza projetos autênticos, singulares e realistas, baseados em
uma questão, tarefa ou lacuna de aprendizagem altamente engajadora e
envolvente, para que o funcionário aprenda e incorpore competências essencias
que que estão diretamente ligadas aos seus objetivos estratégicos e de
desempenho.
Onde é essencial: no
desenho de uma trilha de desenvolvimento mais longa e complexa, onde o gestor
não pode estar junto do talento todo o dia, mas acompanhando quinzenalmente ou
mensalmente o projeto de sucessão, por exemplo.
Todo líder e gestor pode se beneficiar com as metodologias
inovadoras de aprendizagem para o aumento de desempenho da sua equipe.
Combinadas de forma estratégico, aumenta a competência do gestor para analisar
e criar estratégias mais assertivas sobre os problemas, necessidades e desejos
de seus clientes e funcionários.
Esse é o papel do gestor
moderno, ser um designer thinker.
Saber
pensar melhor, construir novas e diferentes alternativas, experimentar novas
possibilidades, amplificar o horizonte do tempo e vislumbrar como melhorar o
amanhã. Interagir mais, observar com mais precisão e apresentando novas
realidades às ideas que surgiram dos desejos autênticos de produzir algo melhor
para seus funcionários, empresa e clientes. “A evolução natural do “fazer
design” a “pensar design” reflete o crescente conhecimento por parte dos
líderes de negócio de que o design se tornou importante demais para ser deixado
exclusivamente aos designers”. Tim Brown
Eduardo Carmello -
Diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos, consultor
organizacional e conferencista entre os 5 mais reconhecidos do país, segundo o
Top of Mind de RH. Autor dos livros Gestão da Singularidade: alta performance
para equipes e líderes diferenciados, Resiliência: a transformação como
ferramenta para construir empresas de valor e Supere: a arte de lidar com as
adversidades (todos pela Editora Gente).