Automotivação


Viver nos grandes centros está cada vez mais complicado e a convivência urbana é mais ameaçadora do que acolhedora. O cidadão, trabalhador ou em busca de trabalho, é um misto de herói e sobrevivente.

Para resistir, um ingrediente será fundamental, a automotivação. Aquela dose extra de energia que nos impulsiona a levantar todos os dias e ir para o trabalho ou em busca dele. É a capacidade de identificar quais são os reais motivos que nos mantêm vivos, despertos e em busca de algo melhor, de algo que faça sentido na vida.

É a capacidade de se motivar que permitirá a realização das atividades do dia a dia com algum sentido de propósito. Ela dará o entusiasmo necessário para realizar e não ficarmos paralisados diante dos obstáculos. É o combustível essencial para superar as adversidades e buscar inovações.

Esse entusiasmo é a busca interior e indispensável a todo profissional. Uma dica é evitar o pessimismo. Eu, por exemplo, tenho evitado assistir jornais na TV.

Há semanas tenho feito isso para não me deixar contaminar com a avalanche de más notícias que assolam o país e que fatalmente drenavam minhas energias. Terminava o jornal e me sentia invadida pelo sentimento de que "não tem mais jeito". O desânimo e a descrença começavam a ser maiores do que a vontade de fazer algo para melhorar.

Parece uma solução meio Pollyanna, fazendo o "jogo do contente", mas meu posicionamento passou a ser esse mesmo, extrair algo de bom e positivo, mesmo nas coisas aparentemente mais desagradáveis. É um jeito de lidar com os dados de realidade tão críticos e pessimistas, mas que tem me permitido seguir em frente com determinação. Tem sido dessa maneira que tento influenciar aqueles que estão à minha volta, sejam leitores, ouvintes, clientes, colegas de trabalho ou alunos.

Já tem muita gente colocando lenha no lado escuro dessa situação. Claro que há quem se aproveite e fature em cenários como esse, nada contra, mas faço esforço pessoal para alimentar o lado Pollyanna das pessoas, sem perder a noção de realidade, para superar as adversidades e chegarmos num lugar melhor do que o que estamos hoje. 

 

Adriana Gomes – mestre em psicologia, coordena o Núcleo de Estudos e negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM

Fonte: colunma organograma do jornal Folha de São Paulo
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br