No final de 2008, Comunicadores do Sistema de Previdência
Complementar Fechada se reuniram, em São Paulo, para discutir a Educação
Previdenciária no universo dos Fundos de Pensão. O cenário das discussões foi o
16º Encontro Nacional de Comunicação e Fomento, realizado pela ABRAPP e pela
Comissão Técnica Nacional de Comunicação e Fomento. Mais de 100 profissionais
estiveram, por dois dias, trabalhando a temática e entendendo o que pode ser
feito nas entidades para que ela deixe de ser uma discussão e se torne um plano
de ação.
Com debatedores de peso, como Caio Túlio Costa, Diretor Presidente
do IG; Gil Giardelli, consultor; George Vidor, jornalista e comentarista;
Adacir Reis, ex-secretário de Previdência; Carlos de Paula, secretário-adjunto
da SPC; o evento trouxe reflexões importantes para o processo de implementação
e execução de projetos
de Educação Previdenciária. Uma das conclusões que os debates
trouxeram gira em torno da Comunicação. É ela a peça-chave para todos os
processos que envolvem qualquer atividade ou plano sobre educação
previdenciária, uma vez que é uma das maiores responsáveis pelo fomento, pois
leva a todos informações e mensagens sobre este e outros temas que envolvem o
dia-a-dia e a realidade do sistema.
Adacir Reis, ex-secretário da SPC, reforça a importância da
Comunicação para o sistema de Previdência Complementar e para o sucesso de
qualquer ação por ele proposto: "é esta área a mais poderosa e capaz de
fazer vingar qualquer coisa dentro das entidades e leva-las para o universo
externo ao do fundo de pensão. A educação previdenciária será a melhor
oportunidade que esta ferramenta terá para provar isso".
Mais uma vez a idéia de que o tema Previdência Complementar é ainda
bastante desconhecido entre todos, inclusive os governantes, foi reiterada pelo
advogado Adacir Reis: "é muito difícil trabalhar a idéia do que é um fundo
de pensão, da importância dele para a vida futura e a diferença entre ele e o
sistema oficial de previdência". Nesta linha, fica ainda mais aparente a
necessidade de que a Educação
Previdenciária e Financeira sejam trabalhadas de forma massiva
e urgente.
"Educação Previdenciária é ensinar o indivíduo a aprender a
ver antes, a ser previdente, a previsionar o futuro", explica Reis. O
objetivo maior das entidades é o bem-estar do participante e a Educação
Previdenciária é o mais eficiente para levar isso até ele. "Mas não
podemos esquecer que a Educação Previdenciária é um braço da Educação
Financeira, que deve ser trabalhada em primeiro nível", conclui o
ex-secretário.
O trabalho dos fundos de pensão e da Secretaria de Previdência
Complementar tem que englobar várias esferas e "entender que educar é informar
qualitativamente não quantitativamente. A educação deve ser dirigida
para sindicatos e associações, para dirigentes e profissionais; deve abranger
qualificação e certificação; deve atingir os patrocinadores; e deve ser
incisiva dentro das entidades atingindo comunicadores e profissionais de todas
as áreas que fazem girar o sistema".
A Comunicação, de acordo com Reis, tem papel fundamental nestes
processos educacionais e que eles devem começar primeiro pelo participante:
"a entidade tem que aparelhar os participantes e as outras esferas devem,
ou podem, ser trabalhadas pela Secretaria e pela ABRAPP".
Adacir Reis acredita ainda que o fenômeno da comunicação muda por
completo as relações e que a internet tem muita responsabilidade nisso. "O
futuro está nas páginas eletrônicas. Temos várias entidades que nem site
possuem. Precisamos repensar isso e quem sabe estabelecer um padrão mínimo para
que os fundos de pensão estabeleçam ao menos uma página na internet com o
mínimo de informações. Como estas fundações poderão trabalhar a educação
previdenciária se não possuem uma ferramenta tão importante como esta",
explica o ex-secretario.
"Educação Previdenciária pressupõe continuidade, é tijolo por
tijolo, é passo-a-passo. E que a maior luta, daqui para diante será evitar a
banalização da informação", de acordo com o Presidente da ABRAPP, José de
Souza Mendonça.
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o Previdência
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