O espelho brasileiro: a falta de planejamento para a aposentadoria


Harvard Business Review, edição agosto/2014, por Evandro L. Oliveira, Líder de Previdência da Towers Watson no Brasil

 A educação financeira dos baby boomers brasileiros e da geração X foi construída ao longo de época de alta inflação, em que consumir logo era a regra, caso contrário aquele dinheiro não compraria os mesmos produtos na semana seguinte.

No Brasil é comum se aposentar entre 55 e 60 anos de idade, o que pode representar até dez anos a menos de acumulação de recursos para aposentadoria e, consequentemente, dez anos a mais de utilização das reservas acumuladas quando comparado ao trabalhador norte-americano.

Este cenário não é um motivador natural para a formação de reservas adequadas para a aposentadoria. Para aqueles que possuem um nível de consciência previdenciária mais elaborado, faltam ferramentas adequadas para um bom planejamento de aposentadoria. O que devemos fazer é antecipar a solução para os problemas a ser enfrentados no futuro. Um dos grandes benefícios da globalização é encurtar caminhos rumo aos patamares de desenvolvimento das grandes economias do planeta.

 Leia o artigo na íntegra, acessando: 

http://www.hbrbr.com.br/materia/o-espelho-brasileiro-falta-de-planejamento-para-aposentadoria

Com esse desafio em mente, a Towers Watson convida você a participar do Seminário de Previdência 2014 (11/setembro), para, juntos refletirmos e repensarmos sobre o papel dos planos de benefícios neste contexto, buscando auxiliar os indivíduos – independentemente da geração à qual pertencem – a alcançarem um patamar de renda adequado na aposentadoria.


Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br