Exercício controla dor crônica


Mesmo uma pequena ação, como andar, pode prevenir incapacidades e limitações e melhorar a saúde mental

Qualquer atividade física é melhor do que nenhuma e pode reduzir a dor crônica provocada pela artrite —inflamação das articulações. Também melhora o humor e a qualidade de vida, afirmam especialistas.

Um estudo do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) concluiu que, apesar de o exercício diminuir a dor provocada pela artrite, quase metade dos portadores de dor articular severa estão fisicamente inativos.

Cerca de 54,4 milhões de pessoas sofrem de artrite nos EUA, segundo Dana Guglielmo, do CDC. Em 2017, a prevalência foi maior entre mulheres (25,4%) do que entre homens (19,1%), e também entre obesos (30,4%) do que em pacientes com peso normal


O Colégio Americano de Reumatologia recomenda exercício regular como analgésico não farmacológico para artrite. 

A barreira para o exercício é o receio de piorar a dor. Mesmo uma pequena ação, como andar, pode reduzir a dor, prevenir incapacidades e limitações e melhorar a saúde mental. A natação também pode ajudar.

No Brasil a dor crônica é de média intensidade, com alta prevalência em mulheres de idade e de baixa renda, diz Carolina Carvalho, do Instituto de Ciências da Motricidade da Universidade Federal de Alfenas (MG), no Brazilian Journal of Pain. No estudo, com base em questionário online de 27.345 pessoas, 76,17% das respostas foram positivas para dor há pelo menos seis meses. 

As causas da dor crônica foram: artrite reumatoide, osteoartrite e dor lombar.

Julio Abramczyk - médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Fonte: coluna jornal FSP

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br