A
inovação não precisa ser inédita
Quantas vezes no mundo dos negócios, nas atividades
profissionais ou até mesmo no dia a dia familiar, já ouvimos a seguinte frase:
É muito difícil inovar, não tenho criatividade para inventar novas tarefas,
produtos,serviços, processos...
Eu tinha este mesmo pensamento até realizar o curso "Os 10
Segredos da Inovação e Criatividade", ministrados por Martha Gabriel.
Na
capacitação, ela me fez refletir de que há diferenças entre inovação e
invenção.
A inovação é quando seu público - interno ou externo - percebe uma
novidade, seja em um produto, em um serviço, ou em alguma atividade que otimize
tempo, resultados e traga benefícios.
Uma grande estratégia para inovação é o chamado benchmarking,
que nada mais é do que análise comparativa entre os agentes do mercado, ou
seja, verificar o que seus concorrentes ou empresas do ramo fazem e que você
pode trazer para o seu negócio, obviamente fazendo as adaptações necessárias à
sua realidade.
A invenção, sim, é algo inédito.
É patentear uma criação,
extrair da sua própria mente algo nunca visto e /ou vivenciado.
Sendo assim, inovar é estar atento e atualizado.
O mercado
está cheio de possibilidades, com muitas empresas multiplicando ideias e
conceitos.
Cabe a cada um de nós identificar as reais oportunidades e e criar
insights que nos levem a tão sonhada inovação, que não precisa ser inédita!
Bruno César Cunha Oliveira - FUTURO DOS
NEGÓCIOS