Sete etiquetas sociais para se
comunicar melhor por mensagem de texto
Tanto na vida pessoal, como na profissional, é importante ser claro e
objetivo, além de evitar deixar o interlocutor sem resposta
Seja por WhatsApp, Telegram ou até mesmo pelo Instagram, as
mensagens instantâneas são hoje nossa principal forma de comunicação, tanto na
vida pessoal como profissional.
De acordo com um relatório da We
Are Social e Meltwater de 2023, o WhatsApp é a rede social mais usada do Brasil.
A pesquisa aponta que 93,4% dos internautas brasileiros de 16 a 64 anos usam o
aplicativo, o que equivale a 169 milhões de pessoas.
Felipe Telles, 38, é gerente de
uma empresa e triatleta. Influenciador, ele compartilha em suas redes sociais
dicas para quem quer começar a fazer triathlon e curiosidades do esporte.
Telles conta que seu principal meio de comunicação é o WhatsApp. "Noventa
por cento do trabalho é pelo aplicativo, que também é para uso pessoal,
trabalho, tudo junto".
Por isso, ele preza por uma
comunicação eficiente e direta, evitando ao máximo inconveniências.
Segundo Kátia Costa, consultora
comportamental e especialista em etiqueta social e corporativa, a comunicação
pelo aplicativo, seja em nível pessoal ou profissional, requer cuidados para
que seja clara e respeitosa.
"Então, sim, existem
algumas regrinhas", diz ela. Saber se posicionar profissionalmente por
mensagem é tão importante quanto a etiqueta em reuniões e eventos presenciais,
afirma. É a chamada "netiqueta", ou seja, a etiqueta para a internet.
A seguir, a especialista dá
dicas para melhorar a comunicação em aplicativos de mensagem.
DOMINE A ANSIEDADE, MAS SEMPRE RESPONDA
É preciso lembrar que este tipo
de comunicação é assíncrono, ou seja, o receptor não tem a obrigação de dar
retorno imediato.
Costa sugere tomar cuidado com a frequência dos envios e, se
for urgente, fazer uma ligação.
O inverso também é importante,
segundo ela. Por mais que você não possa responder na hora, deixe a outra
pessoa ciente e retorne quando possível.
"Mande algo como 'No momento não
consigo te responder, mas assim que possível retorno'. Dê uma posição para
pessoa, é uma forma de gentileza e respeito", indica.
SEJA CLARO E OBJETIVO
Aplicativos como WhatsApp e Telegram podem facilitar e agilizar a
rotina. Assim como no email, ninguém gosta de receber uma mensagem sem
introdução, com apenas um "Oi, tudo bem?".
Por isso, é importante
prezar por uma comunicação objetiva e clara. Vá direto ao assunto e evite
mandar áudios muito longos.
Todavia, isso não significa que se deve deixar a cortesia de lado. É
sempre bem-vinda uma mensagem que tenha o seu início e fim com uma saudação
como "Olá, tudo bem?", "Bom dia" ou "Obrigado pelo seu
retorno", diz a especialista.
PERGUNTE ANTES DE LIGAR
Muitas pessoas deixam no próprio status do WhatsApp que preferem não
receber ligações –algumas permitem se for urgente. Essa etiqueta deve ser
respeitada, tanto no pessoal como no profissional.
"Se é preciso ligar e, claro, não for uma urgência, peça permissão
para a pessoa. Algo como 'Olha, eu preciso falar um assunto mais detalhado.
Posso te ligar?', já funciona. O mesmo vale para áudios", explica Costa.
EVITE MENSAGENS DEPOIS DO EXPEDIENTE
É cada vez mais difícil se desconectar quando o acesso a tudo está na
palma da mão. É preciso, porém, muito cuidado para que as mensagens de trabalho
não ultrapassem o horário de expediente.
Se for algo que precisa ser resolvido no momento, o ideal é fazer uma
ligação por telefone ou videochamada.
Caso contrário, o assunto pode esperar
até o dia seguinte, diz a especialista.
Lembre-se também dos horários comerciais de lojas e serviços.
Esses
contatos costumam utilizar o modo "negócio" dos aplicativos de
mensagem, como o WhatsApp Business, que indica seu horário de
funcionamento.
ATENTE-SE AO PORTUGUÊS
É comum utilizar uma linguagem mais informal, com abreviações e emojis,
ao conversar com familiares e amigos.
Na vida profissional, por outro lado, as
mensagens devem seguir a norma padrão da língua, segundo a consultora.
"Aqui é importante dizer que o português claro, objetivo, não é um
português rebuscado. Outro ponto importantíssimo é revisar a mensagem: nosso
corretor nos prega várias peças com palavras que nós não queremos", diz
Costa.
O influenciador Telles relata que já se sentiu desconfortável com
mensagens muito informais ou que forçaram intimidade.
"Às vezes uma pessoa
que eu nem conheço direito me manda mensagem com 'Oi amore' ou 'Oi,
querido'", conta ele.
Por fim, não escreva em letras maiúsculas (caps lock), pois isso, na
maioria das vezes, equivale a gritar.
IDENTIFIQUE-SE
Outro erro comum é não ter o nome no perfil ou apenas um apelido. O
receptor precisa identificar facilmente de quem veio a mensagem.
"De repente uma pessoa que você nunca viu na sua vida está te
pedindo dados pessoais ou mandando uma proposta comercial sem se apresentar.
Para mim, isso chega a ser uma invasão de privacidade em alguns momentos.
Eu
prezo muito pela identificação", relata o atleta e influenciador. "E
a primeira mensagem sendo só um áudio acho que é a pior coisa."
O melhor cenário é começar mensagens por texto, diz a consultora,
principalmente se for o primeiro contato.
CUIDADO COM GRUPOS
Muito usados para conectar pessoas a assuntos comuns, os grupos, se mal
utilizados, podem ser fonte de discussão e estresse.
A especialista sugere seguir algumas regras de convivência, como não
abordar assuntos como religião e política nas mensagens corporativas e, se o
assunto só cabe a dois participantes, levar a conversa para um canal privado.
Na visão de Costa, mensagens, vídeos e áudios que desvirtuam o propósito
do grupo devem ser evitados ao máximo.
"O grupo tem que ter propósito bem
claro, sempre já nas descrições. Além disso, é preciso que ele seja de fácil identificação
já no nome".
THAÍS PORSCH – jornalista, gestora de contas e
conteúdo.