GRADE CURRICULAR. HORÁRIO DE
AULAS. ALUNOS SENTADOS EM CARTEIRAS. FILAS INDIANAS. DISCIPLINAS. PROVAS. APITO
NA HORA DO INTERVALO. PARECE UM REGIME MILITAR, NÃO É? E É ASSIM QUE VIVIANE
MOSÉ, A FILÓSOFOSA MAIS POP DO BRASIL, COMPARA A EDUCAÇÃO DO PAÍS.
Mosé é professora, poeta,
filósofa e psicanalista. Ero 2005, participou do programa Fantástico na rede
Globo, apresentando semanalmente o quadro "Ser ou Não Ser",
discutindo filosofia em uma linguagem simples e direta. 0 quadro deu certo e,
em 2009, Mosé fez o mesmo estilo de programa para o canal Futura, porém focando
em educação. Foi justamente destes programas que surgiu a ideia de escrever um
livro questionando o modelo da escola no Brasil.
0 livro "A Escola e os
Desafios Contemporâneos", 11° de sua carreira de escritora, será lançado
em setembro. A obra é o resultado de uma série de entrevistas, em que Mosé, com
sua maneira única e provocadora de questionar, fez com vários professores
brasileiros e portugueses, buscando identificar e solucionar o problema da
educação no Brasil.
Mosé defende que a escola no
Brasil não ensina o aluno a pensar, mas sim acentua o acúmulo de conhecimento.
No processo de criação do livro, a filósofa utilizou as longas entrevistas que
fez. "Eram entrevistas de quatro horas de duração. Claro que para a TV
foram editadas e encurtadas. Já no livro não só tenho as entrevistas na
íntegra, mas também há uma parte em que defendo minha tese sobre o
assunto," diz.
De acordo com Mosé, não há mais
a necessidade de acúmulo de conhecimento generalizado. "Hoje em dia o
aluno não precisa mais decorar dados sobre hidrografia ou biologia. 0
conhecimento está disponível nas nuvens, no pen drive. Antigamente o indivíduo
era considerado erudito e superior se soubesse tudo sobre Platão etc. Hoje em
dia o que precisamos é que o aluno saiba pensar e desenvolver sua capacidade de
pensamento", completa.
No livro, a filósofa defende
que o grande desafio da educação não é dar conteúdo excessivo e sim estimular a
capacidade de pesquisa, o saber selecionar dados e desenvolver um pensamento.
Mas e aí? A educação no Brasil tem jeito? Segundo Mosé, tem sim, "Eu
identifico os problemas e mostro a solução no meu livro. 0 aluno brasileiro é
passivo e um mero repetidor do professor. A situação piora quando o aluno é de
uma escola pública, pois acaba repetindo um professor mal formado",
diz. "Eu quis fazer o livro por causa das reações da pessoas, que me param
na rua e discutem sobre o assunto", afirma.
0 público-alvo da obra está muito
além da ideia inicial: professores de ensino médio. "0 livro aborda uma
discussão do interesse de todos". Então, o que fazer com a educação
brasileira? "Temos que criar e não repetir. Quem precisa mais de acúmulo
de informações quando se tem nuvens armazenando tudo? Não é mais possível que a
educação seja administrar conteúdo e sim desenvolver raciocínio, análise e
interpretação de dados", conclui.
Editora Civilização Brasileira
Ano 2013 / 40 páginas de artigo da Viviane Mosé / 9 entrevistas com educadores
Viviane Mosé - poetisa,
filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação
de políticas públicas. Mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de
Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Fonte: revista AVIANCA