A escola de Viviane Mosé


GRADE CURRICULAR. HORÁRIO DE AULAS. ALUNOS SENTADOS EM CARTEIRAS. FILAS INDIANAS. DISCIPLINAS. PROVAS. APITO NA HORA DO INTERVALO. PARECE UM REGIME MILITAR, NÃO É? E É ASSIM QUE VIVIANE MOSÉ, A FILÓSOFOSA MAIS POP DO BRASIL, COMPARA A EDUCAÇÃO DO PAÍS.

Mosé é professora, poeta, filósofa e psicanalista. Ero 2005, participou do programa Fantástico na rede Globo, apresentando semanalmente o quadro "Ser ou Não Ser", discutindo filosofia em uma linguagem simples e direta. 0 quadro deu certo e, em 2009, Mosé fez o mesmo estilo de programa para o canal Futura, porém focando em educação. Foi justamente destes programas que surgiu a ideia de escrever um livro questionando o modelo da escola no Brasil.

0 livro "A Escola e os Desafios Contemporâneos", 11° de sua carreira de escritora, será lançado em setembro. A obra é o resultado de uma série de entrevistas, em que Mosé, com sua maneira única e provocadora de questionar, fez com vários professores brasileiros e portugueses, buscando identificar e solucionar o problema da educação no Brasil.

Mosé defende que a escola no Brasil não ensina o aluno a pensar, mas sim acentua o acúmulo de conhecimento. No processo de criação do livro, a filósofa utilizou as longas entrevistas que fez. "Eram entrevistas de quatro horas de duração. Claro que para a TV foram editadas e encurtadas. Já no livro não só tenho as entrevistas na íntegra, mas também há uma parte em que defendo minha tese sobre o assunto," diz.

De acordo com Mosé, não há mais a necessidade de acúmulo de conhecimento generalizado. "Hoje em dia o aluno não precisa mais decorar dados sobre hidrografia ou biologia. 0 conhecimento está disponível nas nuvens, no pen drive. Antigamente o indivíduo era considerado erudito e superior se soubesse tudo sobre Platão etc. Hoje em dia o que precisamos é que o aluno saiba pensar e desenvolver sua capacidade de pensamento", completa.

 

No livro, a filósofa defende que o grande desafio da educação não é dar conteúdo excessivo e sim estimular a capacidade de pesquisa, o saber selecionar dados e desenvolver um pensamento. Mas e aí? A educação no Brasil tem jeito? Segundo Mosé, tem sim, "Eu identifico os problemas e mostro a solução no meu livro. 0 aluno brasileiro é passivo e um mero repetidor do professor. A situação piora quando o aluno é de uma escola pública,  pois acaba repetindo um professor mal formado", diz. "Eu quis fazer o livro por causa das reações da pessoas, que me param na rua e discutem sobre o assunto", afirma.

0 público-alvo da obra está muito além da ideia inicial: professores de ensino médio. "0 livro aborda uma discussão  do interesse de todos". Então, o que fazer com a educação brasileira? "Temos que criar e não repetir. Quem precisa mais de acúmulo de informações quando se tem nuvens armazenando tudo? Não é mais possível que a educação seja administrar conteúdo e sim desenvolver raciocínio, análise e interpretação de dados", conclui.

Editora Civilização Brasileira Ano 2013 / 40 páginas de artigo da Viviane Mosé / 9 entrevistas com educadores

Viviane Mosé - poetisa, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas. Mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fonte: revista AVIANCA
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br