Como vencer uma eleição hoje


Para ganhar uma eleição majoritária hoje a fórmula nem é tão complicada.

O primeiro passo é articular uma narrativa política. Ela precisa ser parecida com os grandes universos ficcionais contemporâneos, no estilo “Game of Thrones” ou “Senhor dos Anéis”. É preciso criar personagens, contar a estória da origem de cada um, de onde vieram, quais crimes ou batalhas travaram para estarem onde estão. É preciso também escolher inimigos que sejam bons de odiar. O melhor inimigo é aquele que dá gosto de zombar.

O segundo ponto é que essa narrativa precisa ser destilada na linguagem mais simplista possível. O objetivo é que possa ser repetida à exaustão por qualquer pessoa, independentemente do nível educacional. Para isso é fundamental articular sentimentos básicos, como raiva, medo, insegurança, fé.

O terceiro elemento diz respeito à mídia. Para essa narrativa simplista se disseminar amplamente é preciso que as formas de comunicação sejam as mais atomizadas e anônimas possíveis. Quanto menos responsabilidade editorial ou informações sobre autoria melhor. O objetivo é que tudo seja apócrifo, dando impressão de que tudo surgiu espontaneamente do povo.

No entanto, na prática tudo é divulgado com o uso intensivo de robôs e perfis falsos, dando a impressão de que há uma multidão de pessoas falando sobre aquilo, quando não há.

 

O caso brasileiro é emblemático. Como mostrou um estudo da Universidade de Oxford conduzido pelo pesquisador Dan Arnaudo, as eleições de 2014 inauguraram no país o uso de robôs, perfis falsos e propaganda computacional.

O problema é que, encerrado o ciclo eleitoral, esses robôs nunca foram desligados. Com isso, o país vem sendo bombardeado há quatro anos de forma incessante com conteúdo inflamatório produzido e articulado por grupos antagônicos. O resultado está aí.

Esses grupos que inicialmente se valem de robôs e propaganda computacional vão então conseguindo infectar pessoas reais, que aprendem a “falar a língua” da narrativa forjada por eles.

Como a linguagem é simples, passam a repeti-la como um papagaio, sem questionamentos. Tudo vai sendo passado adiante como um vírus. Quem é infectado sente orgulho, como se cada uma daquelas ideias fosse genuinamente sua.

Politicamente, os objetivos são claros: criar conceitos-choque que buscam neutralizar e desacreditar todo e qualquer discurso opositor. Mais do que isso, quem vê outras pessoas repetindo as mesmas coisas que si passa a ter a ilusão de pertencer a uma comunidade imaginária, preenchendo assim a busca por sentido ou afeto com propaganda.

O problema é que essa forma de fazer política, tal como os livros de “Game of Thrones”, consiste na articulação de uma ficção desacoplada da realidade. Ela é inapta para debater problemas nacionais ou globais, quanto mais resolvê-los. Por isso mesmo põe em risco a democracia.

Como disse McLuhan em 1969, “as novas mídias não são meios pelos quais nos relacionamos com a realidade. Elas são a realidade”. Estamos fazendo política como quem constrói um castelo na areia da praia. E acreditando que poderemos morar nele.

Ronaldo Lemos - advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro

 

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