Você não deve mudar seu portfólio só porque se aposentou


Você não deve mudar seu portfólio só porque se aposentou

A alocação de seu portfólio depende de cinco fatores, mas não da aposentadoria.

O conhecimento comum diria que ao se aposentar, você deveria tornar seu portfólio mais conservador. Isto pode ser verdade para algumas condições, mas não pode ser generalizado. 

De fato, se você foi disciplinado em sua vida financeira, provavelmente sua carteira não deveria mudar com a data, mas, apenas, com uma estratégia ou pela alteração de um dos fatores que vou explicar abaixo.

A maioria das pessoas muda o portfólio com a aposentadoria por dois motivos. 

Ou não tem recursos suficientes para se aposentar e, portanto, não podem correr o risco com o capital que já era deficitário ou não possuem uma estratégia de alocação para o período de aposentadoria e acabam indo para o cenário mais conservador.

Aqui faço um parêntese para esclarecer o objetivo que tenho hoje. Ele é de certa forma uma resposta à dúvida do Sr. Welson. Ele me escreveu, baseado no artigo de ontem:
"Ok. Sua análise é voltada para o mercado produtivo jovem, ou seja, para longo prazo. 

Mas, e o mercado financeiro para a terceira idade?"

De fato, não especifiquei a idade do leitor, mas o artigo de ontem serviria tanto a quem está começando a poupar, quanto àquele que já se aposentou, ou seja, o da "terceira idade" na definição do Sr. Welson.

O objetivo do artigo de ontem era explicar como o leitor poderia estimar o retorno para cada classe de investimento no longo prazo. 

Essa estimativa não seria diferente por causa da condição de idade, mas, é realizada considerando o horizonte de investimento de longo prazo, ou seja, mais de 10 anos.

Se você tem 79 anos, segundo o IBGE, sua expectativa de vida é de 10,9 anos. Logo, a forma de se estimar o retorno explicada ontem ainda poderia ser aplicada.

É importante entender por que, nesta coluna, não costumo sugerir uma proporção de alocação em qualquer ativo. Sugerir um portfólio aqui só me daria certeza de uma coisa. 

Eu erraria para todos. A alocação depende de uma série de fatores e é individual.

O objetivo deste artigo é explicar o que justificaria uma mudança de alocação de sua carteira. 

Amanhã, abordarei uma estratégia de como você pode rebalancear seu portfólio na aposentadoria considerando as condições individuais de risco e o movimento de preços do mercado.

Talvez você pense: "ahh, o assunto de hoje é cansativo, vou esperar o de amanhã que é o legal". 

Calma, pois você precisa entender como pensar na sua alocação básica para passar para a estratégia de rebalanceamento.

Antes disso, é muito importante entender que você nunca deve ter mais risco que o necessário, nem no começo de sua carreira, muito menos quando se aposenta.

Seu portfólio deve ter o risco adequado. Assim, não é porque sua condição mudou para aposentado que você tem de correr menos risco e, muito menos, não é porque você é jovem que deva correr riscos desnecessários.

Assim, para esclarecer quando mudar é relevante entender o que deveria determinar a alocação de seu portfólio. Para isso, deve-se diferenciar o que é alocação estratégica e alocação tática.

A primeira define os pesos de longo prazo de sua carteira em cada uma das classes de investimentos. Já a alocação tática são os desvios realizados ao longo do caminho devido a mudanças de preço dos ativos e de cenário econômico.

Sua alocação estratégica deve estar relacionada a três fatores: objetivo de retorno, perfil risco e horizonte de investimento.

Veja aqui a finalidade do artigo de ontem. Para encontrar a alocação estratégica que se adequa ao objetivo de retorno é necessário se ter o retorno de longo prazo de cada classe de investimento. No artigo de ontem, forneci o ferramental para isso.

Agora voltando ao tema de hoje. Perceba que o fato de se aposentar, não altera, necessariamente, qualquer dos 5 fatores mencionados: cenário econômico, preços de mercado, objetivo de retorno, perfil de risco e horizonte de investimento.

Você poderia argumentar sobre se a aposentadoria não alteraria o último fator. 

De fato, a mudança de condição para aposentado, altera em apenas um dia seu horizonte de investimento, ou seja, é irrelevante. L

ogo que se aposenta, usualmente, você continua tendo um horizonte de investimento de longo prazo, ou seja, de mais de 10 anos.

De fato, o único fator que poderia justificar uma alteração imediata é o perfil de risco. O perfil de risco é composto de dois subfatores a habilidade de correr risco e a capacidade de correr risco.

O fato de mudar de condição de poupador para consumidor da reserva na aposentadoria, pode mudar sua habilidade de correr risco, mas não sua capacidade de correr risco. 

Você pode ficar mais sensível à volatilidade de mercado após se aposentar. Portanto, sua habilidade de correr risco pode se alterar.

Entretanto, o mesmo não deveria ocorrer com a capacidade de correr risco. Se você se planejou bem para a aposentadoria, a mudança de condição é algo já esperado. 

Logo, já estava considerada na capacidade de correr risco. É diferente, por exemplo, de quando ocorre algo não esperado, como perder o emprego.

Entretanto, como a grande maioria não é disciplinada em poupar para a aposentadoria, a mudança de portfólio acaba sendo uma realidade para se resguardar.

De fato, sem um planejamento, o portfólio que se tinha antes de se aposentar provavelmente já não era o adequado. 

Assim, a alteração de alocação não é devida à nova condição, mas, talvez, por, finalmente, se fazer algum planejamento.

Amanhã abordarei uma estratégia para alocação tática que está relacionada ao movimento dos preços de mercado.

Michael Viriato - assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br