Gestores
esquecem de algo fundamental: a mensagem que querem passar
Já imaginou se você pudesse conversar com cada um dos
seus clientes bem de pertinho, a qualquer hora do dia? O que diria a eles?
Já faz algum tempo que a tecnologia permite que os
anúncios das empresas cheguem a públicos cada vez mais segmentados. Nas redes
sociais, os anunciantes hoje contam com filtros muito específicos que permitem
selecionar o público-alvo.
Isso resulta em uma comunicação direta, individualizada
e ao mesmo tempo feita em larga escala, ainda que passe a sensação de ser algo
bem direcionado e pessoal. Trata-se de uma revolução no relacionamento com os clientes.
Porém, muitas empresas estão desperdiçando essa
oportunidade que a tecnologia traz. Muitos gestores se preocupam em entender o
funcionamento das ferramentas digitais, em segmentar os anúncios, em otimizar a
verba de marketing, mas se esquecem do fundamental: a mensagem que querem passar.
De que adianta encontrar o cliente e conseguir a atenção
dele se na hora de transmitir a mensagem a empresa falha? Hoje em dia, o que
mais se vê é o cliente certo lendo o anúncio errado.
Empresas repetem exaustivamente que são as melhores em
suas categorias, que têm os melhores produtos, o melhor atendimento, os
melhores preços, a melhor qualidade, as melhores condições de pagamento. Tudo muito vazio, chato, repetitivo e muitas
vezes até mentiroso.
Qual foi o último anúncio que realmente lhe causou
impacto ao aparecer na sua timeline?
Comunicação digital é direta, individualizada e
ao mesmo tempo feita em larga escala - Fotoli
Hoje, o consumidor tem muitas maneiras de se informar.
Quando decide comprar um produto, ele já pesquisou exaustivamente sobre
características técnicas, preços, condições de pagamento e avaliações de outros
consumidores. É ele quem comanda a sua própria busca, tendendo a desconfiar de tudo que é vendido
como verdade absoluta.
Mas as empresas, preocupadas demais com o meio, se
esquecem de elaborar a mensagem.
Como você quer que sua empresa seja percebida? Qual é a
sensação que quer que ela cause no consumidor? Como você pode fazer o cliente
se conectar com os valores da sua marca e continuar se relacionando com ela
após ver o anúncio?
Tentar responder a perguntas como essas pode ajudar as
marcas a criar mensagens atraentes e efetivas. Caso contrário, os anúncios se
parecerão cada vez mais com discursos de vendedores mal treinados que não
conseguem dizer nada além de “posso ajudar?”
Está
na hora de valorizar a mensagem. Caso mantenham o discurso vazio, autoelogioso
e unilateral na publicidade, as empresas continuarão levando para o mundo
digital velhos erros praticados no relacionamento com
os clientes nas lojas físicas.
Américo
José - consultor de empresas e
palestrante há mais de 20 anos.
Fonte:
jornal Folha de São Paulo