Prepare-se para a computação quântica


Um computador quântico, no alto, feito por uma companhia canadense, e seu processador

Está desanimado com o mundo? Para se animar, é só acompanhar os avanços mais recentes da computação quântica. Há sinais de que ela está saindo do território da ficção para se tornar real. Quando isso ocorrer, o mundo que conhecemos vai mudar de novo. Os computadores vão se tornar "máquinas de sonho", nas palavras do físico Charles Bennett.

A computação quântica tem esse nome porque se baseia nas fronteiras mais bizarras da física. No nível infinitesimal, um átomo pode existir em dois estados, ocupando inclusive dois lugares diferentes ao mesmo tempo. Mais do que isso, duas partículas podem se "entrelaçar", isto é, coordenar suas propriedades independentemente da distância ou do tempo entre elas.

Com base nessas constatações, alguns físicos teóricos acreditam na existência de múltiplos universos simultâneos (chamados "multiversos"). Grosso modo, a informação circularia entre esses universos distintos por meio do fenômeno do entrelaçamento.

É aí que a computação quântica começa. Diferentemente de um computador tradicional —que lida com um problema de cada vez—, o computador quântico processa múltiplos problemas ao mesmo tempo. Em vez de se basear em "bits" que representam zeros ou uns, o computador quântico trabalha com "qubits" (pronuncia-se "kiubits").

Cada qubit pode ser zero, um, ou ainda pode ser zero e um simultaneamente. O que determina sua posição final é a forma como são observados. É como se toda a informação do cosmos se materializasse por meio dele. O problema é que há até pouco tempo ninguém sabia como interpretar e filtrar essa torrente informacional. Só que agora, graças ao avanço da inteligência artificial, essa interpretação começou a ser possível e até mesmo confiável.

Um experimento feito na Universidade Yale conseguiu que um computador quântico "adivinhasse" entre quatro montes de cartas de baralho exatamente a posição onde se encontrava a rainha, com uma margem de acerto de 80% (os "baralhos", nesse caso, eram representações numéricas, e não físicas).

Um dos desafios da computação é justamente este: ela ainda gera muitos erros. Só que isso está se resolvendo com criação de filtros e algoritmos baseados em inteligência artificial. Além disso, a computação quântica funciona bem para algumas tarefas (como fatorar grandes números primos) e muito mal para várias outras que são triviais para um computador tradicional.

Uma das preocupações é que os computadores quânticos serão capazes de quebrar todas as formas de criptografia mais usadas hoje. Vale lembrar que toda a infraestrutura de segurança da internet depende da criptografia. Das senhas dos sites e aplicativos às transferências bancárias, passando pelo bitcoin e blockchain.

Como cantou Gilberto Gil na presciente música "Quanta", de 1998: "Sei que a arte é irmã da ciência, ambas filhas de um Deus fugaz, que faz num momento e no mesmo momento desfaz, esse vago Deus por trás do mundo, por detrás do detrás, cântico dos cânticos, quântico dos quânticos".

Ronaldo Lemos - advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITSrio.org). Mestre em direito, pesquisador e representante do MIT Media Lab no Brasil.

Fonte: coluna jornal FSP

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br