A Generosidade Como Base Das Transformações Humana

Nem preciso declarar que AMEI a experiência de participar, ontem, do trabalho de Gustavo Cerbasi pelas redes sociais. Desta vez pelo Twitter.


Eu tenho perfil lá. Mas não sou uma usuária tão fluente quanto no Facebook. Houve um tempo em que eu até acompanhava umas aulas tuitadas da Casa das Rosas. Mas ontem a proposta envolvia vídeo e eu quis conhecer o funcionamento da infraestrutura e, óbvio, rever os ensinamentos de Gustavo Cerbasi.

Quanto mais melhor!

Nem preciso declarar que a minha cabeça ferveu muito durante a Twitcam! Primeiro, a proximidade que o meio permite. Gustavo Cerbasi - enquanto lidava com as barreiras e falhas tecnológicas - teve muita presença de espírito para compartilhar, com toda desenvoltura, humor e carisma, dropsda esfera pessoal. Aproveitou a "falha tecnológica" para humanizar o trabalho, criar relacionamento. Sensacional!

Depois, usou toda sua experiência e solidariedade para responder às inúmeras perguntas de 140 caracteres que pipocavam na tela e todo mundo acompanhava. O fôlego de Gustavo Cerbasi é realmente impressionante. Vou arriscar uma percepção pessoal. Acho que supera aquele sorrisão largo e admirável que o tempo todo ele consegue sustentar.

E, claro, claro, claro! Mesmo sendo muito técnico, muito profissional, ele é um lorde! Assim que ele viu a minha primeira pergunta - evidente que eu fiz muitas - mencionou o autógrafo do MEU livro e também sua participação no 35º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, realizado pela ABRAPP em novembro!

No Brasil e em Angola

No Facebook, eu participo ativamente de dois grupos de ex-alunos: um em Curitiba, MBA da PREVIPAR. Outro em Angola, Pós-Graduação da Universidade Agostinho Neto (UAN). Em geral, compartilho tudo o que considero relevante para o aprofundamento das reflexões sobre Comunicação e Educação Previdenciária com eles.

Ontem, durante a Twitcam do Gustavo Cerbasi, registrei alguns pensamentos mas compartilhei só pela minha timeline pessoal. Confesso que sou muito lerda com esses aparatos tecnológicos. Por isso, hoje, quando acordei e li pelo celular o comentário a um dos posts, fiquei muito, muito, muito feliz.

De Angola, um comentário analítico e comparativo de Arlindo Pereira, meu ex-aluno da UAN sobre uma das reflexões de Gustavo Cerbasi que eu procurei reproduzir o mais fielmente possível. Vou colar aqui, na ordem de publicação.

"Eu estou muito feliz com a evolução da Educação Financeira no Brasil. Mas ainda há muito a fazer, especialmente com a parcela da sociedade que teve acesso à bancarização a partir de 2002. As escolhas podem ser mais inteligentes".  Gustavo Cerbasi(Oficial), agora!

 

"O Brasil em matéria de Educação Financeira, salvo opinião contrária, tem dado passos notórios, tal qual reconhece o autor. Não obstante a isso, reconhece que muito ainda há por se fazer. Aqui podemos fazer uma comparação com o nosso país, Angola, onde ainda notamos certas debilidades no comportamento das pessoas, falta de hábitos de poupança,

muitos inclusive não [têm] conta bancária. Na verdade, a situação actual requer uma reflexão profunda, tomadas de medidas por parte do nosso Executivo (Governo) no sentido de se inverter o cenário, introduzindo programas de Educação Financeria a ser divulgado pelos mídias. Cada vez mais, a população necessita tomar boas decisões financeiras e para isso necessitam de conhecer o mercado financeiro, seus riscos, e por falta de orientação, Educação Financeira, muitos cidadãos endinheirados não sabem o que fazer com o dinheiro. Defendo que a Educação Financeira no nosso país deve ocupar um lugar de destaque nas prioridades das autoridades". Arlindo Pereira

 

Dá para escrever uma dissertação de mestrado com base nessas duas declarações! São estágios diferentes de um mesmo processo e de uma mesma aspiração: a construção de riqueza. E, para quem lê Gustavo Cerbasi, sabe que riqueza significa liberdade!

Eu só vou me restringir a alguns aspectos da Comunicação que estão presentes nesses dois posts. 

·      Primeiro! A generosidade de Gustavo Cerbasi para compartilhar on line, sem custos para os interessados, seu repertório pessoal. 

·       Segundo! A minha motivação e entusiasmo para participar da proposta e compartilhar a mensagem. 

·       Terceiro! A abertura à interação e ao diálogo de Arlindo Pereira

·       Quarto! A tecnologia que - mesmo com falhas - permitiu tudo isso!


Foi assim que a Twitcam chegou - ainda que com as diferenças de fuso horário - em Angola! É assim que a Educação Financeira E Previdenciária se expande e se mostra viável em diferentes cenários, além de qualquer fronteira. Eu quero fazer aqui um destaque, no meio de tantos destaques: Gustavo Cerbasi é um ousado! Na transformação da linguagem (que ele torna acessível e apaixonante), na exposição de suas propostas, de sua verdade e de si, no uso da tecnologia, na formação de redes de relacionamento inacreditáveis e, principalmente, na paixão por transformar o comportamento das PESSOAS. Ontem, eu testemunhei os testemunhos online misturados à "chuva de perguntas" que ele encarou.

Para encerrar esse post, recuperando a compostura depois dessas declarações rasgadas de amor ao conhecimento, ao pensamento, à declaração, só posso dizer que essa Twitcam foi uma experiência prática daquilo que Pierre Lévyteoriza sobre o humanismo do século 21, que nasce da inteligência coletiva. “A inteligência coletiva humana é baseada na linguagem e na tecnologia e temos que agir sobre estes para aumentá-la”. É isso aí!

 

Eliane Miraglia - mestre em Ciências da Comunicação, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais e consultora de comunicação, tem participado em projetos com a Suporte Educacional.

Fonte: blog da Eliane:  www.elianemiragliablogspot.com.br
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br