A autonomia das criança


Tenho visto muitas mães trocando ideias a respeito de alguns programas que podem ser interessantes para os filhos nas férias. O que me chamou a atenção nessas conversas foi o fato de que a maioria delas não buscava alternativa para deixar o filho por impedimento de estar com ele. Não: o que essas mães têm procurado são atividades para as crianças.


Dá para entender a preocupação dessas mães se pensarmos no estilo de vida que a maioria de nossas crianças experimenta. Veja só, caro leitor: nunca antes falamos tanto de autonomia da criança. Na escola, em casa, nos cursos extracurriculares, todos falam que a criança precisa ganhar autonomia e dizem privilegiar essa questão. Entretanto, as crianças nunca foram tão controladas e conduzidas, mesmo em questões que poderiam ser mais livres para elas.


Na escola, por exemplo, o tempo todo elas são comandadas sobre o que fazer, quando fazer, como fazer, o quanto fazer, como se comportar etc. Não resta nada às crianças senão obedecer ou desobedecer; aliás, a segunda alternativa parece muito mais criativa e atraente, não é?


Como a criança pode dar os primeiros passos em direção à autonomia se não lhe sobra tempo e espaço para tanto? Da hora em que entra na escola à hora da saída, tudo está previamente determinado. E, em geral, sem considerar a criança real que será submetida a esse esquema. Para a escola, vale o aluno teórico, ou seja, aquele que é pensado para que o planejamento seja feito, e não o aluno que, de fato, assiste às aulas.


Em casa é igual: como os pais foram convencidos de que podem determinar o futuro dos filhos modificando o presente, enchem os filhos de atividades. Língua estrangeira, escola de esporte, aula de informática etc. De novo, da hora que acorda à hora de se recolher, à criança não sobra um único intervalo para que possa se conhecer, saber do que gosta, inventar, criar. A vida delas tornou-se 100% controlada.


O pior é que muitos pais creem que podem mudar esse panorama árido da vida dos filhos permitindo que escolham coisas que, em geral, eles nem têm condições de escolher.


Dessa maneira, não é de se estranhar que, durante as férias, elas fiquem sem saber o que fazer. Por isso elas ficam atrás dos pais --em geral da mãe-- em busca do que fazer e também é por isso as mães ficam atrás de atividades para elas. Mas essas atividades serão, de novo, determinadas, e pouco restará a não ser aderir ou transgredir.


Seria muito bom se a criança pudesse, desde cedo, aprender a saber quem ela é, de quais coisas que ela conhece e gosta, quais lhe são indiferentes e de quais ela não gosta, pelo menos por enquanto. Seria bom ela escolher o que fazer, inclusive para perceber, após a experiência, que não gostou de dedicar seu tempo àquilo. É assim que se aprende a fazer melhores escolhas.


Seria bom também se elas não fossem tão controladas: que pudessem brincar do seu jeito ou que pudessem aprender a brincar; que pudessem escolher o que fazer, mesmo que isso exigisse delas muito esforço. Elas teriam muito prazer com a chegada das férias dessa maneira. Hoje, elas têm prazer porque não precisam ir à escola nesse período, o que é bem diferente.


Sempre que ouço alguém dizer que as crianças de hoje não têm limites --ainda há quem diga isso-- penso imediatamente que elas têm limites em demasia. Por isso, muitos se comportam de maneira descuidada, ruidosa e destrambelhada: parece que esse é o único espaço que lhes restou sem que o adulto consiga controlar.


Rosely Sayão – psicóloga, consultora em educação, autora do livro “Família: modos de usar”, colunista do jornal Folha de São Paulo


Fonte: caderno equilíbrio do jornal Folha de São Paulo.

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