Cientistas são cada vez mais desprezados no Brasil


Não se 'inventa uma vacina': alguém precisa estudar o tema minuciosamente

Humanos são uma espécie míope, que tende a só apreciar o que está debaixo dos olhos, que mal conquista uma nova tecnologia e já vive como se ela sempre tivesse existido —ou, pior, passa a desprezá-la.

Rádios, televisão, computadores de mão, vacinas e internet já foram amados e odiados. Mas nada disso me preocupa: enquanto a grande maioria da população continuar informada e vacinando seus filhos, sobreviveremos (quase) todos, inclusive os filhos de pais que preferem ignorar tudo o que microbiologia e imunologia aprenderam, protegidos ainda assim pelos anticorpos alheios.

Preocupante é o futuro do conhecimento em si, cuja curadoria e desenvolvimento depende de uma minoria cada vez menor e mais desprezada no Brasil: os cientistas. 

É uma classe por definição cara de educar, porque a esta altura, no século 21, requer décadas de treinamento para adquirir o domínio do conhecimento acumulado, para só então garantir sua continuidade e dar sua própria contribuição.

Porque não se “inventa uma vacina”. Primeiro alguém se pergunta por que certas pessoas ficam subitamente doentes, se interessa por como a doença se espalha, ignora todos os palpites populares sobre humores e espíritos, resolve investigar possibilidades e eliminá-las sistematicamente, tira proveito de uma tecnologia recém-inventada e descobre micro-organismos até então invisíveis, experimenta e constata que eles são a causa da doença e do contágio, descobre substâncias de defesa no sangue dos sobreviventes, tem a ideia genial de induzi-las sob encomenda.

A cultura imediatista e que só pensa no próprio bolso demanda vacinas e acha que basta formar “mais cientistas”, largando-os na rua tão logo se tornam competentes. A que pensa no futuro. ao contrário, entende que ter o maior número de neurônios no córtex cerebral dentre os animais do planeta não basta: ela valoriza sua minoria altamente treinada e lhes dá condições de trabalho.

Suzana Herculano-Houzel - neurocientista, professora da UFRJ, autora do livro "Pílulas de Neurociência para uma Vida Melhor" (ed. Sextante)

Fonte: www.suzanaherculanohouzel.com

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br