Como sabemos, na última quarta-feira,
dia 25 de novembro, foram aprovadas no Conselho Nacional de Previdência
Complementar as alterações das Resoluções CGPC nº 26/2008 e 18/2006, que passam
a contar com novas definições acerca das regras de solvência dos planos de
benefícios e prazos para equacionamento de déficits, respectivamente. Enquanto
aguardamos o texto final, buscamos avaliar melhor os pontos principais das
novas regras e seus impactos, regras estas que poderão ser adotadas de forma
facultativa ainda em 2015 e, obrigatoriamente, a partir de 2016.
Após um ano das alterações nas
regras de precificação de ativos e passivos, realizadas através das Resoluções
CNPC nº 15 e 16, de novembro de 2014, que visaram trazer regras mais
apropriadas para o assunto, as quais estão alinhadas com os princípios de visão
de longo prazo e o respeito a individualidade dos planos, vemos, com
satisfação, a conclusão do debate com as novas regras de solvência, que passam
também a contar com a duração do passivo (duration) como elemento central.
Destinação
de Superávit
Certamente as alterações quanto
a definição da Reserva de Contingência e, consequentemente, da Reserva
Especial, constituem-se em profunda mudança de paradigma para o sistema, pois
determinam a adequação de uma regra nunca antes discutida.
A Lei Complementar nº 109/01,
em regra herdada da Lei 6435/77, em seu artigo 20 prevê a constituição da
Reserva de Contingência, indicando o limite máximo de até 25% das reservas
matemáticas, mas sem determinar a regra de sua constituição. Por sua vez, a
Resolução CGPC nº 26, em seu texto original de 2008, veio, aí sim, para definir
em seu artigo 8º que a Reserva de Contingência dos planos seria de 25% das
provisões matemáticas. Desde então muito se discutiu sobre a regra e certamente
a pergunta que norteou os debates é: um plano em extinção e/ou bastante maduro
precisa ter o mesmo nível de Reserva de Contingência de um plano jovem? Ao se
manter a Reserva de Contingência em nível fixo de 25% das Reservas matemáticas,
não estaríamos enriquecendo os últimos sobreviventes do plano, em detrimento de
todos os demais?
Com a intenção de resolver esse
“problema” a regra aprovada pelo CNPC na semana passada passa a prever que o
limite da Reserva de Contingência variará, regressivamente, de acordo com a
duração do passivo, sem deixar de observar o limite máximo de 25% previsto na
LC 109/01.
Assim, a forma de determinação
do limite da reserva de contingência passará a ser dado pelo fórmula descrita
abaixo:
LIMITE DA RESERVA DE
CONTINGÊNCIA = MÍNIMO {25% ; (10% + (1% x DURATION))} x PROVISÕES MATEMÁTICAS
Da formulação acima concluímos
que planos de benefícios com duração do passivo (duration) igual ou maior que
15 anos se manterão com o nível histórico de 25% das provisões matemáticas para
a reserva de contingência, ou seja, hoje não seriam impactados pela nova regra.
Por outro lado, todos os planos de benefícios com duration inferior a 15 anos
experimentarão, pela primeira vez, limites de Reserva de Contingência
inferiores aos 25% das Reservas Matemáticas, o que implicará em elevação ou
constituição de Reserva Especial, aquelas passíveis de destinação para
utilização do superávit.
Avaliamos o impacto dessa
alteração em uma amostra de 32 planos de benefícios com resultado atual de
superávit. Na amostra a duração do passivo média é de 12,5 anos e observamos
que a Reserva Especial com a nova regra passaria de R$1,028 Bilhões para
R$1,657 Bilhões, um aumento de 61%. Nesses casos, o limite da Reserva de
Contingência média é de 21,4% das Reservas matemáticas, bem como observamos que
5 dos 32 planos não tinham Reserva Especial constituída quando observada a
regra atual, mas passarão a ter com a aplicação da nova regra. Portanto, a nova
regra resultou, na maioria dos casos, em ampliação da Reserva Especial
existente ou mesmo a constituição da referida reserva onde não se observava na
regra atual. Importante ressaltar que, em qualquer situação, com base na regra
aprovada, o patamar mínimo para a Reserva de Contingência, independente da
duration é de 10% da Reserva Matemática.
Sem sombra de dúvidas a regra
aprovada para o superávit aponta para um ajuste importante e há muito clamado
pelas EFPC, visando contemplar com maior justiça os planos maduros e, por
conseguinte, os participantes, assistidos e patrocinadores desses planos, sem, contudo,
descuidar da segurança do sistema, fixando um requisito mínimo para a Reserva
de Contingência (10%), bem como manteve a referida reserva nos patamares atuais
para aqueles planos mais jovens, com duration igual ou superior a 15 anos.
Outra alteração importante nas
regras aprovadas pelo CNPC dia 25/11, relativa ao superávit, foi quanto à
exigência de observar hipóteses mínimas de tábua de mortalidade e taxa de juros
para realização da destinação de superávit. Na regra atual é exigida a
alteração das premissas na precificação do passivo, mas a partir da nova regra
o plano de benefícios poderá manter suas premissas devendo observar os
parâmetros mínimos apenas como provisão extra e que exigirá a redução do valor
a ser destinado, ou seja, fazer um ajuste (redução) diretamente na Reserva
Especial. Essa é uma mudança importante, ao nosso ver, principalmente para
planos de Contribuição Variável, em que alterações de premissas são pouco
recomendáveis (exceto se imprescindíveis) por afetarem a concessão de benefícios.
Portanto, a nova regra corrige essa distorção não mais exigindo a alteração das
premissas.
Equacionamento
de déficit
Para as regras relativas ao
déficit as alterações aprovadas seguem a mesma linha do que observamos no
superávit, ou seja, uma regra que preveja limites sustentáveis no longo prazo,
que não agravem o risco do plano e que observe a sua maturidade. A nova regra
pode ser considerada até mais rigorosa que a anterior, porém mais justa e mais
adequada. Importante ressaltar que a partir de sua vigência, para os planos que
tenham duration igual ou inferior a 4 anos não será suportado qualquer limite
de déficit, diferentemente da regra atual.
Dessa forma, o limite de
déficit previsto nas aprovações da semana passada também será variável de
acordo com a duração do passivo do plano de benefícios, sendo determinado pela
fórmula abaixo:
LIMITE DE DÉFICIT ACUMULADO =
1% x (DURATION – 4) x PROVISÕES MATEMÁTICAS
O déficit acumulado poderá ser
mantido até o limite apurado pela formulação acima, sendo que o equacionamento
obrigatório será apenas para a eventual parcela do déficit que superar esse
limite.
Neste ponto é preciso entender
que os patamares mínimos de equacionamento definidos na nova norma não são
mandatórios, a EFPC, dentro de critérios técnicos e sempre em busca de uma
gestão pró ativa, deve procurar entender as causas de resultados deficitários,
tomando as providências para sua reversão, inclusive, se for o caso,
trabalhando com equacionamentos acima dos limites mínimos legais.
Sendo assim, as exigências de
equacionamento integral do déficit na regra atual, quando observado por três
exercícios consecutivos ou quando superior a 10% das provisões matemáticas, não
se aplicarão mais, podendo o plano manter-se em situação de déficit acumulado
desde que dentro do limite da norma e enquanto sua duration for superior a 4
anos. Contudo, é importante entender que o limite tende a reduzir com o
amadurecimento do plano, seja pela redução das Reservas Matemáticas, seja pela
redução da duração do passivo, até que planos com duração igual ou inferior a 4
anos tenham obrigatoriamente que equacionar de imediato (promover plano de equacionamento
até o final do exercício subsequente) todo e qualquer déficit acumulado que
seja observado a partir de então.
Essas características são
importantes pois, ao contrário do que muitos imaginam, a nova regra não
permitirá que o resultado deficitário acumulado seja equacionado apenas no fim
do plano, seu equacionamento acontecerá de forma gradual, ao longo do tempo,
porém a longo prazo, conforme a duration de cada plano, permitindo evitar
custos demasiadamente elevados no curto prazo.
Avaliamos também o impacto
dessa nova regra em uma amostra de 16 planos deficitários, cujo déficit total é
de aproximadamente R$ 824,1 Milhões e que apresentam uma duração média do
passivo de 11,59 anos. Para esses planos o total de déficit a ser equacionado
na regra atual é da ordem de R$752,6 Milhões, mas se observada a regra aprovada
pelo CNPC teríamos um equacionamento de R$238,0 Milhões, uma redução de 68,4%
no déficit a equacionar. Para evitar questionamentos que foram levantados
durante os debates, é sempre importante lembrar que o montante do déficit não
se modifica com a nova norma, mas tão somente o valor a ser equacionado
(mudança apenas nos limites).
Observamos, ainda, no estudo
que fizemos, que 3 dos 16 planos teriam que equacionar seu déficit na regra
atual, mas se aplicadas as novas regras não teriam que realizar plano de
equacionamento no próximo ano; outros 5 planos manteriam a necessidade de
realizar equacionamentos, contudo, em patamar menor e, o restante, não teriam
obrigatoriedade de equacionamento no exercício nas regras atuais ou nas novas.
Importante ressaltar que apesar de não observado na amostra, é possível que
algum plano que não tenha necessidade de equacionamento na regra atual passe a
ter com a regra aprovada.
Plano
de equacionamento: prazo máximo e contribuições mínimas
Ainda sobre déficit, a norma
aprovada no CNPC no último dia 25/11 prevê o ajuste quanto ao prazo máximo de
equacionamento do déficit, que ficou definido com a publicação da Resolução
CNPC nº 15/2014 como limitado ao prazo da duração do passivo. Em uma série de
debates avaliou-se que limitar o prazo máximo de equacionamento de déficits por
uma medida que representa o prazo médio de pagamento de benefício do plano,
dado pela duration, acarretava em exigência de contribuições, na maioria das
vezes, desnecessariamente altas no curto prazo.
Sendo assim, a proposta visou
adequar a regra trazida pela Resolução CNPC nº15/14. Portanto, a partir da
publicação da nova regra, o prazo máximo de equacionamento passa a ser igual a
1,5 vezes a duração do passivo do plano de benefícios. Convém sempre lembrar
que o prazo máximo somente poderá ser utilizado caso seja constatado, por meio
de fluxo atuarial, a liquidez necessária para o plano de benefícios.
Outra medida voltada para
regulamentação do plano de equacionamento trata-se da previsão de que as
contribuições extraordinárias previstas em um equacionamento devem ser
decrescentes ou lineares. Essa medida visa evitar que as EFPC façam planos de
equacionamento com alíquotas reduzidas no começo e muito elevados ao final do
prazo (crescentes), que podem acarretar em transferência intergeracional
indevida. Tal previsão de linearidade, ou mesmo decréscimo, não se estende à
amortização.
Próximos
passos
Além de aguardar a redação
final da nova norma, é previsível que haja uma instrução normativa da PREVIC,
para esclarecer questões operacionais quanto à aplicação das regras previstas
na resolução do CNPC.
As EFPC devem procurar avaliar
os impactos da nova regra, em especial pelo fato de a aplicação ser facultativa
em 2015. Entretanto, os gestores têm que ter clareza dos resultados para
decidirem a estratégia que irão adotar, apesar do curto espaço de tempo para
tal, ou seja, observar as mudanças de imediato ou “preparar terreno” para as
mudanças certas a partir de 2016.
A aprovação das novas regras de
solvência, alinhadas com os avanços na precificação observados em 2014, criam
um cenário favorável para que as EFPC trabalhem estrategicamente com uma visão
de longo prazo. Com um arcabouço normativo mais adequado, certamente as EFPC
poderão vislumbrar novas alternativas para a gestão dos planos de benefícios,
focando estratégias de longo prazo e, com isso, propiciar um maior crescimento
do nosso sistema.
Antônio Fernando Gazzoni -
atuário, administrador de empresas, especializado em Fundos de Pensão e
Gestão de Investimentos Alternativos, certificado pelo Instituto de
Certificação dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS. É diretor
presidente da GAMA Consultores Associados.
Frederico Schulz Diniz Vieira - atuário,
membro do Instituto Brasileiro de Atuária e Membro da Comissão de
Entidades Fechadas do Instituto Brasileiro de Atuária. É Supervisor Atuarial da
GAMA Consultores Associados.