Esta coluna vai surpreender
você!
Saiba como as redes sociais trocaram a lógica jornalística pela
comercial.
Esta
coluna vai trazer uma informação ou opinião —ou quem sabe uma mistura das duas—
que vai surpreender você.
Mas não ainda, não tão depressa. Primeiro a gente
precisa se conhecer melhor. Quem sabe no próximo parágrafo? Vem comigo!
Se
para acessar este segundo parágrafo fosse preciso clicar em algum botão,
transformando uma leitura vadia em algo concreto, contabilizável nas planilhas
de audiência, seria assim que começariam quase todas as colunas nos dias de
hoje.
Foi o que ocorreu, afinal, com
grande parte das chamadas noticiosas que circulam pelas redes sociais.
Em contraste com a notícia
propriamente dita, que por definição precisa concentrar as informações
fundamentais sobre determinado fato no menor número de palavras, o papel da
chamada de internet é ser isca, teaser, provocar o clique.
Como se vê, o modelo
informacional aqui não é mais o jornalístico, que por tradição tem —ou deveria
ter— alguma vergonha na cara, além de um código de ética no bolso. O modelo é o
puramente comercial, ou pior, o comercial com viés de picaretagem.
Acha que eu estou exagerando?
Então clique no botão abaixo (brincadeirinha, não tem botão nenhum) e me diga
qual é a diferença estrutural entre "Júri chega a um veredito sobre o caso
X: saiba qual" e "Fique milionário em duas semanas: me pergunte
como".
Para deixar
claro a não iniciados: no modelo textual da notícia, seria obrigatório informar
logo de cara que o júri condenou (ou absolveu) o réu.
Depois disso, se a pessoa
quisesse continuar a ler para saber dos detalhes do julgamento, beleza.
Contudo, arriscar que o leitor se dê por satisfeito com a informação básica e
vá embora parece estar além das forças contemporâneas.
Um aspecto curioso do
"clique aqui para saber mais" (na verdade, para saber tudo) é que ele
pode até ser aplicado a notícias de verdade, como no hipotético exemplo do
veredito acima, mas é feito sob medida para o papo furado.
Difícil imaginar um
acontecimento realmente bombástico –como, digamos, um ataque nuclear a Nova
York– sendo economizado para a próxima tela: "Míssil atômico foi lançado
contra Nova York: saiba se acertou".
No entanto, não-notícias se dão
muito bem com esse esqueminha, ao qual devem sua própria existência.
"Clique aqui para saber se uma tempestade devastadora se aproxima da sua
cidade." Aí você clica e descobre que a previsão é de tempo bom.
O problema está muito longe de
ser simples, mas convém reconhecer que é um problema.
Quando empresas
jornalísticas tradicionais entram nesse jogo – e todas acabam entrando, umas
com mais volúpia, outras menos –o fazem em busca de sobrevivência num mundo que
as redes sociais viraram de pernas para o ar.
No entanto, embora todo produto
de comunicação sempre tenha sido feito com a intenção de ser consumido, de
repercutir, de vender, a lógica da pura contagem de cliques provoca uma
corrosão lenta e segura no patrimônio de credibilidade que um dia foi o padrão-ouro
desse negócio.
Sobre isso, vale ler a coluna
mais recente do ombudsman da Folha, José Henrique Mariante,
intitulada "O profundo necessário".
E a quem vier com darwinismo de
almanaque, observando que o mundo mudou e que os defensores de velhos padrões
—como credibilidade, responsabilidade, relevância social etc– têm mais é que
morrer, convém lembrar que isso pode acabar mal.
Clique aqui para saber como.
SÉRGIO RODRIGUES - Escritor e jornalista, autor de “A Vida Futura” e “Viva a
Língua Brasileira”.