Educação Financeira - 3 Fatores Determinantes para o Acúmulo Financeiro


Por que eu não sou rico?

Pessoas vivem se perguntando isso a todo momento.

Como podem não ser ricas, se trabalham todos os dias, tem sua formação profissional e acadêmica e ainda têm um salário considerado alto?

Grande parte das pessoas que tem esse pensamento, estão fazendo tudo errado.

O pensamento não é esse, a riqueza não é o fato de quanto você ganha ou a sua formação que vai determinar. Até pode ser, se você tiver algum tipo de planejamento, que falaremos em seguida. O que determina a riqueza é o que você faz com seu dinheiro, independente de quanto você ganha por mês.

Gastar seu alto salário com carro e casa de luxo não lhe darão riqueza e sim um alto padrão de vida. O problema é que esse alto padrão de vida só tende a querer mais, e quando seu salário não for suficiente para bancar seu custo de vida, gerado por esse alto padrão?

Alto padrão de vida = Alto custo de vida

Você deve ligar o conceito de riqueza ao acúmulo financeiro. Essa pode ser o pensamento que mudará a sua vida.

ACÚMULO FINANCEIRO – CONHEÇA OS FATORES DETERMINANTES


É comprovado que grande parte das pessoas nos dias atuais, querem ter um padrão de vida elevado, ter luxo, viver bem, não se preocupar com trabalho, ou até se preocupar, mas o mínimo possível, ter um salário que banque todo seu alto, baixo ou médio custo de vida e fim. Seria a vida perfeita!

Entretanto, existem, além dessa primeira forma de viver, mais duas formas que vou simplificar em dois conceitos:

#Estagnado: Você trabalha, recebe, e não gasta nada, não tem um padrão elevado de vida, mas também não gasta nada, apenas com despesas básicas. Talvez, até use como investimento a caderneta de poupança, pelo baixo risco, porém, mais baixo ainda será seu retorno. Quase ZERO!

#Empreendedor: Aí os mesmos que tem aquele conceito furado de riqueza do começo do artigo, pensam novamente: “Mas investir, ser empreendedor é para os ricos e grandes investidores!” Aí que você se engana. Empreender é para os inteligentes, com visão, com estratégia, que buscam algo a mais na vida, independente da sua renda.

As pessoas não ficam ricas do nada, ou por heranças. (Se alguém que ficou rico através de uma herança ler esse artigo, favor comentar abaixo) Vamos contar nos dedos.

Então, se você quer ter o perfil empreendedor, quer saber o que deve fazer para acumular riqueza e fazer com que esta gere ainda mais riqueza, além de deixar os pensamentos e conceitos errôneos para trás, leia com atenção os próximos parágrafos.

Vamos entender, a partir de agora, os fatores determinantes e como esses fatores ajudaram as pessoas de sucesso e podem ajudar você a acumular riqueza.

#1 – ECONOMIA


O primeiro e grande passo, antes de qualquer coisa, passe a economizar sua renda.

Se você está atolado em dívidas, ache uma maneira, através de um planejamento financeiro, quite todas suas dívidas, prestações, etc… A partir daí, passe a gastar só com o que realmente for necessário.

Tenho certeza que os milionários tops de hoje, que conseguem manter um altíssimo padrão de vida, não gastavam ou talvez, ainda nem gastem com desperdícios, ou se quer pensavam, à anos atrás em ter a vida que têm hoje.

Tudo isso, porque essas pessoas eram econômicas, não esbanjavam, muito pelo contrário, tinham tudo planejado, e o pouco que ganhavam, no começo de suas carreiras promissoras, era poupado dos desperdícios, para no futuro, o valor poupado passar a gerar ainda mais renda.

Portanto, busque baixar o máximo o custo de vida, não esteja sempre no limite de sua renda. Economize-a para num futuro próximo fazer investimentos.

#2 – ATIVOS RENTÁVEIS


Após perceber o primeiro passo e ter a consciência e a percepção de que a economia é onde tudo deve começar, faça uma análise. Você já percebeu que a renda economizada deve ser investida.

Aparece agora, o que eu chamo de Ativos Rentáveis. São nada mais, nada a menos do que bens, que comprados tendem a gerar ainda mais renda para o seu patrimônio, sem que você tenha que aumentar o tempo de trabalho ou esforço.

Ao contrário da compra de bens para manter um alto padrão de vida (alto custo de vida), invista antes em bens que vão te fazer gerar mais renda, para que se torne possível o tão sonhado acúmulo financeiro.

Ativos Rentáveis podem ser imóveis, fundos de investimento, investimentos em ações, ou ainda, fundos de investimento imobiliário, ou ainda acúmulo financeiro através do seu trabalho como profissional liberal, assalariado, ou outra profissão.

A questão é Fazer com que seu dinheiro retorne em dobro!

#3 – TRABALHO


Se você sentir o doce na boca, nunca mais vai querer largar. Não é uma verdade? Ah não ser que você não goste de doce. O doce que eu estou falando, é o dinheiro.

Os ricos adoram trabalhar!

Eu, particularmente, conheço alguns, no ramo da indústria e agricultura, que são muito bem sucedidos financeiramente.

Eu me perguntava antes: Mas por que, diabos, esses caras trabalham desse jeito? Um não saía da empresa, do escritório, se a empresa dele reduzia as vendas em 0,001%, o cara quase enlouquecia. O outro, no ramo da agricultura, vivia na lavoura, se embarrava todo, a caminhonete, apesar de ser de luxo, estava sempre suja.

Era esse o doce que eu estava falando, eles conhecem o dinheiro, são ricos e sabem o sacrifício que foi para conseguir acumular toda aquela riqueza.

Obvio que se não trabalharem, não vão perder tudo “da noite para o dia”. Impossível! Mas eles sabem o gosto que tem e a satisfação de trabalhar para garantir toda aquela riqueza.

FINALIZANDO

Portanto, ache o seu foco, o seu trabalho, economize, invista, siga os passos e nunca deixe de procurar maneiras de aprender mais.

Nunca deixe os hábitos saudáveis da educação financeira de lado. Eles são a base para o sucesso e o acúmulo financeiro.

Jean Mendes - engenheiro, Investidor, Blogueiro 

Fonte: http://bizzinvest.com.br

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br