Inovação é mudança. Contínua. Pois ainda não se descobriu como manter a competitividade de um negócio
sem mudar sua essência o tempo todo. Inovação –a capacidade
de mudar como seu negócio resolve os problemas dos seus clientes e usuários- é
a única fonte de vantagens competitivas sustentáveis. O contexto, o mundo,
mudam, sempre; há pequenas mudanças aqui e ali o tempo todo e, vez por outra,
tudo muda muito e de uma vez. E seu negócio, sempre, muda junto. Isso se não
for o seu negócio que está mudando o mundo, o que é muito melhor, porque aí
você lidera e os outros acompanham. E o “mundo”, você sabe, não precisa ser o
“mundo”, o planeta inteiro: se você for uma padaria em Taperoá, PB, a mudança
pode ser dos usos e costumes de quem lhe compra pão e o que mais você faz, lá.
E isso já será muito. Danado é que tão pouca gente vê ou descobre isso.
Especialmente quando os negócios estão indo bem, o que quase sempre é um
sinal de que deveriam estar procurando os sinais de mudança.
Mudar um negócio, seja lá
qual for, é mudar as pessoas que fazem o
negócio, dentro e fora dele, é transformar sua comunidade. É
criar a visão de “outro” negócio, talvez num outro mercado, criar conhecimento
pra “ir” pra lá, praquele novo lugar, e articular o talento ao
seu alcance para fazer isso. Visão e talento estão nas pessoas de sua rede. Ou
já estão, antes da mudança começar, ou têm que ser criadas, em conjunto, como
conhecimento coletivo. Inovação
é –ou depende, e muito- da criação de conhecimento coletivo.E
isso não é fácil, pois depende de compartilhamento de limites, possibilidades e
expectativas de todos os envolvidos.
Compartilhar limites,
possibilidades e expectativas vem, essencialmente, da criação de conexões para
estabelecer os relacionamentos e interações que, com o tempo, criam
significados comuns, que respondem a perguntas como… “o que estou fazendo
aqui”? Em negócios que fazem sentido, o sentido depende da rede de
colaboradores saber, lá, o que e porque está fazendo, para fazer bem e bem acima
das expectativas de cada um e de todos. Porque inovar é, também,
exceder expectativas. Sempre.
E muito se diz sobre exceder as expectativas dos clientes, mas pouco se fala ou se sabe e se faz sobre exceder as
expectativas das pessoas que cuidam das expectativas dos clientes: seus colaboradores.
Se seu time não tiver seus (deles) anseios muito acima da média, sobre seu negócio,
suas contribuições, seus esforços, performances, riscos, envolvimento e
retornos… duvido que seja lá o que você faça vá exceder as expectativas de seja
lá quem for. Calvin, abaixo, sabe tudo disso…