Mau uso de aquecedores e lareiras pode transformar inverno em inferno


Mau uso de aquecedores e lareiras pode transformar inverno em inferno

Ler as instruções do fabricante contribui para um uso mais seguro e confortável do equipamento.

O inverno brasileiro é curto e ameno, mas em determinados dias as temperaturas podem ser bem baixas, principalmente à noite, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ainda mais em regiões serranas. 

Se resolver esquentar o ambiente com lareira, fogão à lenha, aquecedor e lençol elétrico, muito cuidado. Siga as orientações do fabricante e do corpo de bombeiros.

Caso perceba qualquer problema técnico, leve imediatamente o aparelho para uma revisão. Acidentes de consumo ferem milhares de pessoas, e em alguns casos provocam lesões permanentes e até mortes. 

É melhor colocar um cobertor a mais do que correr risco de vida. Os aquecedores a óleo estão entre os mais seguros.

Produtos elétricos podem sofrer curto-circuito e pegar fogo. Por isso, é tão perigoso aquecer o banheiro com um aparelho elétrico. 

Da mesma forma, o ideal é ligar o lençol elétrico por até uma hora antes de dormir, depois desligá-lo. 

Ele não pode ser molhado nem dobrado, pois há o risco de um fio grudar no outro, fazendo-o queimar ou rasgar. Enrole-o para guardá-lo.

Há outro aspecto que deve ser considerado: todos esses aparelhos esquentam, logo, podem provocar queimaduras. 

Não devem, portanto, ficar ao alcance nem no caminho das crianças nem dos pets, principalmente à noite. Também será perigoso se estiverem próximos a cortinas, toalhas etc.

No caso das lareiras e fogões à lenha, o principal cuidado deve ocorrer na forma de acendê-los. Manusear recipiente com álcool perto das chamas tem provocado gravíssimos acidentes. Lareiras ecológicas, por sua vez, utilizam bioetanol, e nunca podem ser reabastecidas quando estiverem acesas. As chaminés de lareiras e fogões à lenha devem estar limpas e desimpedidas. E o ambiente necessita de ventilação.

Enfatizo que ler as instruções do fabricante contribui para um uso mais seguro e confortável. Também é recomendável, por questões de saúde, não sair diretamente de um ambiente muito aquecido para áreas externas frias. Desligue o equipamento, espere um pouco, ponha um agasalho; aí então será mais seguro sair do ambiente fechado.

Aproveite a estação mais fria do ano para tomar um chocolate quente, chás ou uma boa sopa. No Brasil, antes que você se dê conta, o verão já será predominante novamente.

MARIA INÊS DOLCI - advogada especializada na área da defesa do consumidor.


Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br