Gestão de riscos e fator humano foi tema de debate


O tradicional Café com Seguro da Academia Nacional de Seguros e Previdência (Ansp) colocou o tema “Gestão de Riscos e Fator Humano nas Organizações” no centro da discussão. O evento aconteceu em 29 de junho no auditório do Sindseg-SP. O debate começou com a contextualização da Gestão de Riscos e Fato Humano, a carga do acadêmico Marcos Lucio de Moura e Souza, coordenador da Cátedra da Ansp de Gerência de Riscos. “As pessoas envolvidas com as atividades de gerenciamento de risco são pessoas treinadas, são pessoas comprometidas com o bom desempenho da organização e com alcance dos resultados. Já, as pessoas capazes de cometer atos de infidelidade, embora também treinadas e comprometidas com os resultados, são sensíveis a oportunidades de benefício próprio”, explica Marcos Lucio.

O evento foi dividido em dois painéis, sendo que o primeiro teve como tema “Detectando a Psicopatia” e abordou a prevenção de acidentes aéreos e outros danos corporativos causados por psicopatas. A palestra foi conduzida por Hilda Morana, doutora em Psiquiatria Forense pela USP, especializada em Rorschach, e Júlia Bárány, psicanalista e arteterapeuta. Ambas são integrantes da ONG (em formação) Superasas. Num segundo momento, no mesmo painel, o especialista em seguros aeronáuticos, Carlos Polizio, apresentou a utilidade e impacto na subscrição do Seguro de Aviões.

“Nem todo psicopata mata, existe o psicopata corporativo, ele está nas empresas, nas universidades, nos hospitais, enfim. São sujeitos com uma insensibilidade brutal que entram na empresa mentindo no seu currículo e fazendo intrigas, pois eles querem chegar ao cargo de chefia, então eles manipulam as pessoas para chegaram ao nível mais alto da empresa e ao chegar lá eles eliminam todos os que possam ameaça-los, esses são os psicopatas corporativos” explica Hilda Morana, doutora em Psiquiatria Forense pela USP, também especializada em Rorschach.

No segundo painel, foi apresentado o tema “Detectando o Potencial de Fraude” por Renato Almeida dos Santos, formado em Direito, MBA em Gestão de Pessoas, mestre e doutor em Administração pela PUC-SP. O diretor da Ansp, Sergio Nobre, foi o mediador do debate.

A abertura do evento ficou a cargo do diretor da Academia, Rafael Ribeiro do Valle. Edmur de Almeida, diretor da Ansp, e Marcos Lucio de Moura e Souza, coordenador da cátedra de Gerência de Riscos foram os responsáveis pela coordenação do evento.

Fonte: Revista Segurador Brasil.

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br