Conheça
uma nova forma de empreender, investir, lucrar e resolver problemas
socioambientais.
O sistema econômico em que vivemos produziu benefícios para a
humanidade, como riqueza e bens de consumo, cultura, conhecimento, tecnologia e
aumento no bem-estar e na expectativa de vida. Mas ainda não foi capaz de lidar
com a desigualdade de oportunidades, injustiça social e prejuízos ao ambiente.
O consumidor se tornou mais consciente e quer conhecer a cadeia
produtiva, não compra um produto que usa mão de obra escrava ou infantil, quer
saber como foram extraídos os insumos necessários para a produção e avaliar o
impacto do descarte na natureza.
No campo dos negócios e dos investimentos, não basta olhar
apenas para o acionista e o lucro, é preciso adicionar uma nova perspectiva, a
do impacto, que considera os resultados sociais e ambientais das atividades
econômicas.
O empreendimento de impacto é criado para resolver
problemas e difere de empresas puramente comerciais e de organizações sem
estratégias de geração de receita, visando atender a quatro princípios:
1) propósito de gerar impacto socioambiental positivo;
2) conhece, mensura e avalia seu impacto periodicamente; 3) tem receita
própria, oriunda da venda de seus produtos e serviços, não depende de
assistencialismo; 4) o modelo de governança considera investidores, clientes e
a comunidade.
Para conhecer as iniciativas de investimento de impacto
no Brasil, indico a leitura de "Produtos Financeiros e Impacto Social
Ambiental", da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto,
disponível em (bit.ly/3kel7gr).
A publicação apresenta o conceito, as diversas
organizações brasileiras engajadas com esse propósito e as alternativas de
investimento de impacto, tais como fundos de impacto, investimento direto via
redes e plataformas e títulos de renda fixa.
Para exemplificar, na prática, o conceito de negócios de
impacto, apresento as características do Programa Vivenda. A oferta de valor
criada pelo programa provoca impacto em vários participantes e baseia-se em uma
solução completa de reforma da moradia que entrega quatro elementos essenciais:
planejamento, material, mão de obra e crédito.
Impacto no cliente: o morador da comunidade contrata o
serviço do Programa Vivenda para a reforma da sua própria moradia. O negócio trabalha
com custos mais baixos via parceria com fabricantes de materiais de construção
e parcelamento em até 30 vezes.
Impacto na operação: o programa inclui profissionais da
própria comunidade que atuam na construção civil, além de promover iniciativas
de capacitação técnica, normalmente em parceria com as indústrias.
Impacto como serviços: o programa tem clientes que
compram um pacote de reformas e doam para o público beneficiário levando em
consideração critérios de renda e vulnerabilidade.
Impacto no fornecedor: o negócio compra materiais de
construção exclusivamente do comércio local, fomentando a economia na
comunidade. O desconto conseguido com os fabricantes é repassado para o
comércio local, tanto para a revenda (no seu balcão) quanto na compra pelo
Programa Vivenda, que paga mais.
Como em qualquer investimento, os investidores devem
avaliar os riscos, verificar a adequação do seu perfil aos produtos existentes
e alinhar entendimento e expectativas em relação ao impacto e ao retorno
esperados.
Antes de consumir ou de investir, pense em onde alocar
os seus recursos, contribuindo para forjar o mundo em que gostaria de viver.
Adicione impacto às suas decisões de consumo e de investimento!
Marcia
Dessen - planejadora financeira CFP
(“Certified Financial Planner”), autora de “Finanças Pessoais: O Que Fazer com
Meu Dinheiro”.
Fonte:
coluna jornal FSP