Como deletar pessoas desagradáveis da sua vida?

Cena do filme "Nosferatu"

Muitos homens e mulheres que pesquisei relatam o sofrimento que é conviver com pessoas negativas que, mesmo sem qualquer intenção ou consciência, são verdadeiras vampiras que sugam a energia alheia.

Estas pessoas insuportáveis podem ser muito próximas: vizinhos encrenqueiros, cunhados inconvenientes, colegas de trabalho maledicentes, amigos invejosos, pais cruéis, filhos desrespeitosos, irmãos competitivos, cônjuges implicantes, sogros perversos etc.

O que fazer para se proteger destas pessoas tão destrutivas?

1. Deletar da sua vida, imediatamente se possível, todas as pessoas que parecem ter um prazer sádico em fazer você se sentir "uma merda": bloquear no Facebook, tirar da lista de e-mails e telefones, não aceitar seus convites.

2. Manter o máximo de distância física e psicológica, caso seja impossível deletá-las para sempre: evitar contatos e conversas íntimas e manter apenas um relacionamento formal.

3. Investir o mínimo de tempo e de energia nas situações em que o contato é inevitável: economizar palavras, sorrisos e abraços somente para as pessoas que merecem.

4. Ter a consciência de que não é nada pessoal: se elas são chatas, desagradáveis e implicantes com você, certamente são chatas, desagradáveis e implicantes com todo mundo.

5. Saber se colocar como um observador de fora da situação: agir como um pesquisador da natureza humana e aproveitar para aprender um pouco mais sobre a maldade e a mediocridade de grande parte das pessoas que nos cercam.

6. Ignorar todas as coisas desagradáveis que elas dizem: aprender a não se afetar por tudo aquilo que é dito só para machucar.

7. Buscar enxergar o lado engraçado da situação: dar risadas é uma arma poderosa contra quem quer destruir o equilíbrio, a autoestima e a felicidade alheia.

8. Evitar entrar na mesma "vibe negativa" (como dizem meus alunos): procurar ser cada vez mais gentil e agradável com quem realmente importa.

9. Ter a certeza de que estas pessoas são profundamente infelizes e que não vale a pena tentar ajudá-las a mudar.

10. Usar estas pessoas insuportáveis como exemplos de tudo aquilo que você não quer (e não deve) ser.

Você tem alguma boa dica de como aprender a lidar com pessoas desagradáveis?

Mirian Goldenberg - antropóloga e escritora brasileira; é Doutora em Antropologia Social 

Fonte: coluna jornal FSP

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br