Finalmente, um código para nos salvar do
telemarketing
Anatel
tomou providências em benefício dos cidadãos, que não suportam mais receber
dezenas de ligações.
Até que enfim, uma boa notícia para o consumidor.
Na verdade, uma excelente notícia: empresas de telemarketing terão, a partir de 2022, de
utilizar o código 0303.
Dessa forma, nós consumidores saberemos que
determinada chamada é uma tentativa de venda, e teremos a opção de não a
atender.
Vai se somar ao alerta nos smartphones de que uma chamada telefônica
seja suspeita ou spam (lixo digital).
A única questão é saber se as empresas, como
sempre, não encontrarão alguma forma de burlar este ato, como costumam fazer.
Isso tem ocorrido, por exemplo, com o "Não me perturbe". Por isso, é
tão importante que o consumidor denuncie tentativas de descumprir esta norma.
Determinada pela Anatel (Agência Nacional de
Telecomunicações), foi publicada no último dia 10, no Diário Oficial da União.
O prazo para que entre em vigor é de 90 dias para operadoras de telefonia móvel
(celular), ou seja, até março do ano que vem. E de 180 dias para operadoras de
telefonia fixa (até junho de 2022).
Este código 0303 será exclusivo e obrigatório para telemarketing
ativo, e as redes de telecomunicações deverão permitir a identificação clara no
visor do telefone.
Ficaram de fora desta norma as ligações para solicitar
doações e as feitas pelas empresas de cobrança.
As operadoras também serão obrigadas a bloquear preventivamente
números de telemarketing ativo, se houver solicitação do cliente.
Para melhorar ainda mais a vida do consumidor —pensei que jamais
escreveria isso tão cedo—, a Anatel estuda criar código identificador também
para SMS, WhatsApp e ligações pela Internet (Voip).
Vamos ver como isso tudo funciona na prática, mas
temos de reconhecer que a Anatel tomou providências em benefício dos cidadãos,
que não suportam mais receber, diariamente, dezenas de ligações não solicitadas nem esperadas.
Reconheço o direito de uma empresa contratar
telemarketing, mas deveria respeitar os que se cadastram no "Não me
perturbe".
Como já salientei, isso não tem ocorrido, como reconheceu a
própria Anatel. Então, que sejam tomadas medidas mais contundentes, como a
identificação deste tipo de chamada.
MARIA INÊS
DOLCI - advogada especializada na área da defesa do
consumidor.