O efeito Ikea está por trás do sucesso do Masterchef


Em tempos de Masterchef e da multiplicidade de perfis de Instagram com fotos de criações culinárias, o prazer de ser o autor do seu próprio prato é algo que não pode ser negligenciado. Afinal, para que gastar em um restaurante caro se você pode cozinhar em casa, para receber os aplausos da família e de amigos?

Existe um fenômeno documentado na economia comportamental como o "Efeito Ikea", segundo o qual tiramos um prazer maior dos móveis que nós mesmos montamos. No entanto, esse mecanismo não se aplica somente a estantes e sofás: preparar em casa uma receita de um chef renomado pode trazer muito mais prazer do que jantar no restaurante dele.

Não importa se o custo de preparo do prato seja maior do que a conta do restaurante: o que está em jogo aqui não é apenas o valor monetário. É o orgulho de ter criado algo —e quanto maior o esforço, maior a sensação de realização.

Preparar um macarrão instantâneo não exige técnica nem habilidade, mas não são poucos os que se orgulham de criar receitas únicas usando esse item como base, junto de outros ingredientes como ervas da horta caseira, um molho especial, e assim por diante.

A indústria alimentícia americana se deparou com um desafio nos anos 1950. Uma série de massas prontas de bolos, biscoitos e tortas invadiu as prateleiras dos supermercados, mas os bolos prontos não decolaram. Havia algo de desonesto para uma dona de casa na ideia de assar a massa pronta da caixa e pronto: lá estava o bolo. O simbolismo do bolo é forte, e um bolo fácil demais de ser feito não inspira orgulho ou admiração.

Para resolver a questão, o psicólogo e especialista em marketing Ernest Dichter sugeriu um teste: deixar alguns ingredientes fora da massa pronta. Desta forma, as donas de casa teriam que adicionar seus ingredientes na hora de fazer o bolo. A ideia deu certo e ganhou fama com o nome de "teoria do ovo".

Então seja um móvel que você precisa montar, um brinquedo novo para seus filhos ou uma receita nova, lembre-se: quanto maior o seu envolvimento no processo, maior o carinho por aquele item. Criar algo do qual você possa se orgulhar e inspirar admiração nos outros são valores na nossa sociedade —ainda que estejamos falando de um prato de macarrão.

Samy Dana - Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia, professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

Post em parceria com Carolina Ruhman Sandler, jornalista, fundadora do site Finanças Femininas e coautora do livro "Finanças femininas - Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos" (Saraiva).

Fonte: site UOL 

 

 

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