Em tempos de Masterchef e da
multiplicidade de perfis de Instagram com fotos de criações culinárias, o
prazer de ser o autor do seu próprio prato é algo que não pode ser
negligenciado. Afinal, para que gastar em um restaurante caro se você pode
cozinhar em casa, para receber os aplausos da família e de amigos?
Existe um fenômeno documentado
na economia comportamental como o "Efeito Ikea", segundo o qual
tiramos um prazer maior dos móveis que nós mesmos montamos. No entanto, esse
mecanismo não se aplica somente a estantes e sofás: preparar em casa uma
receita de um chef renomado pode trazer muito mais prazer do que jantar no
restaurante dele.
Não importa se o custo de
preparo do prato seja maior do que a conta do restaurante: o que está em jogo
aqui não é apenas o valor monetário. É o orgulho de ter criado algo —e quanto
maior o esforço, maior a sensação de realização.
Preparar um macarrão instantâneo
não exige técnica nem habilidade, mas não são poucos os que se orgulham de
criar receitas únicas usando esse item como base, junto de outros ingredientes
como ervas da horta caseira, um molho especial, e assim por diante.
A indústria alimentícia
americana se deparou com um desafio nos anos 1950. Uma série de massas prontas
de bolos, biscoitos e tortas invadiu as prateleiras dos supermercados, mas os
bolos prontos não decolaram. Havia algo de desonesto para uma dona de casa na
ideia de assar a massa pronta da caixa e pronto: lá estava o bolo. O simbolismo
do bolo é forte, e um bolo fácil demais de ser feito não inspira orgulho ou
admiração.
Para resolver a questão, o
psicólogo e especialista em marketing Ernest Dichter sugeriu um teste: deixar
alguns ingredientes fora da massa pronta. Desta forma, as donas de casa teriam
que adicionar seus ingredientes na hora de fazer o bolo. A ideia deu certo e
ganhou fama com o nome de "teoria do ovo".
Então seja um móvel que você
precisa montar, um brinquedo novo para seus filhos ou uma receita nova,
lembre-se: quanto maior o seu envolvimento no processo, maior o carinho por
aquele item. Criar algo do qual você possa se orgulhar e inspirar admiração nos
outros são valores na nossa sociedade —ainda que estejamos falando de um prato
de macarrão.
Samy Dana - Ph.D em
Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em
economia, professor na Escola de Administração de Empresas de São
Paulo da FGV.
Post em parceria com Carolina Ruhman Sandler,
jornalista, fundadora do site Finanças Femininas e coautora do livro "Finanças
femininas - Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus
sonhos" (Saraiva).
Fonte: site UOL