Eu era tudo para você


Alçar os pais à categoria de heróis é um meio dos filhos se sentirem protegidos

Muitas pessoas se espantam com quem adora lidar com filhos adolescentes, outras com quem curte a fase de bebês. Geralmente temos o lado dos pais que lamentam que os filhos não são mais crianças e o outro, dos que comemoram todo dia pela mesma razão. Felizes aqueles que curtem todas as fases.

Os perrengues decuidar de bebês e crianças pequenas são bem conhecidos, mas vêm acompanhados de uma irresistível compensação. Filhos pequenos acham que somos a última "bolacha do pacote". Afinal, quem quer se imaginar sendo criado e dependendo totalmente de sujeitos frágeis e ignorantes? 

Alçar os pais à categoria de super-heróis, ignorando suas falhas, é a forma que encontramos de nos sentirmos protegidos em um mundo gigante e assustador. Não esqueçamos que esse artifício continua sendo usado pelos adultos tanto nas relações mais íntimas, quanto nas crenças religiosas e nos salvadores da pátria. Alguém nos salvará dos perigos do mundo e da morte. Resta saber quem salvará o salvador.

Mas falemos dos desafios com os adolescentes.

O gosto pelo convívio e criação defilhos adolescentes pode soar bizarro para alguns pais que sofrem de insônia imaginando sexo, drogas e rock'n roll que irão enfrentar, mesmo com os filhos ainda no jardim da infância. Tendo os pais mesmos passado por essa fase e encarado diferentes riscos, podem projetar nos filhos tanto o que fizeram de perigoso e irresponsável, quanto o que gostariam de ter feito, mas não tiveram coragem.


Tanto as meninas ocidentais quanto as orientais, segundo Rania Matar, parecem lidar com o mesmo tipo de pressões e expectativas nesta fase de amadurecimento. Na foto, Emma, de 18 anos, que vive em Brookline, Massachusetts /Rania Matar

 Mas não é só isso que assusta os pais de futuros adolescentes, embora saibamos que os perigos reais são bem reais. Há também uma preocupação com os afastamentos dos filhos, medo de brigas e desencontros. E os pais não estão errados.

O adolescente cobra de volta todo o excesso narcísico que ele depositou em nós indevidamente durante sua infância. Como a perda de cetro e coroa usados apenas no desfile de carnaval, a adolescência é a quarta-feira de cinzas de nossas fantasias de poder como pais, incensadas pela inocência de nossos filhos. 

De volta ao mundinho ordinário de onde nunca deveríamos ter saído, passamos a ser comparados com as mães e pais dos outros, professores, colegas e amigos, mas não em pé de igualdade, pois já valemos menos de saída. Afinal, eles já foram enganados uma vez, não nos darão outra chance.

É aí que os pais podem insistir no erro buscando um reinado que só serviu para proteger os filhos das angústias próprias da infância. Reinado no qual não deviam ter se fiado, sob pena de impostura.

A decepção é garantida e é mútua. Não somos o que eles esperavam, tampouco eles se saíram como havíamos sonhado. Reconhecer que no mundo não há super-heróis é necessário para que o jovem possa se sentir mais potente e, com sorte, menos crente em sujeitos superiores —crença que tendea infantilizá-lo. Os filhos terão que desconstruir nossa imagem idealizada se quiserem assumir eles mesmos um lugar potente no mundo.

Insistir em manter o brilho no olhar que eles nos lançavam enquanto fazíamos coisas corriqueiras cria dois riscos. O primeiro é o de dificultar o trabalho de luto que eles terão que fazer com nossa ausência, fazendo crer que não poderiam viver sem nós. O outro é deles terem que nos lembrar diuturnamente como somos velhos eultrapassados para se sentirem menos frágeis e inseguros. Esperemos respeito, não idolatria.

Criar adolescentes implica em considerável espírito esportivo. De esporte radical, claro.

Vera Iaconelli - diretora do Instituto Gerar, autora de “O Mal-estar na Maternidade”, é doutora em psicologia pela USP.

Fonte: coluna jornal FSP


Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br