Na trajetória evolutiva da Previdência Complementar Fechada no Brasil, os Planos Instituídos passam a ser criados oficialmente a partir de 2012 para oferecer proteção previdenciária a trabalhadores vinculados a alguma instituição representativa, como sindicatos, cooperativas, associações e órgãos de classe.
O ambiente de transição observado no Brasil nos últimos anos – com aumento da longevidade, Reforma Trabalhista, Reforma Previdenciária – sensibilizou a sociedade sobre a importância da complementação de aposentadoria para complementar a renda e manter a qualidade de vida sobretudo para profissionais que ganham acima do teto do INSS. Entre 2016 e 2018, o número de participantes ativos dos planos instituídos saltou de 300 mil para 400 mil. No mesmo período, o patrimônio previdenciário desses planos saltou de R$ 7,1 bilhões para R$ 9,7 bilhões.
O sucesso crescente de planos instituídos pioneiros - como OABPREV, Sicoob, BB Previdência, Viva e QUANTA – atesta mais do que uma tendência de mercado. Os planos instituídos são oportunidades que precisam ser exploradas, difundindo o modelo de previdência complementar fechada para profissionais liberais e seus familiares, considerando que o acesso atual a planos fechados de previdência complementar ainda se restringe a apenas 6% da população brasileira. O potencial de expansão do negócio é, portanto, bastante promissor.
Mais do que competitivas, as vantagens de um plano fechado de previdência complementar para o participante começam com uma gestão de patrimônio especializada em investimentos de longo prazo, rentabilidade diferenciada, dedução das contribuições na Declaração de Imposto de Renda, contas individualizadas. O ganho de escala também pode significar redução de taxas de administração.
Para a instituição representativa, um plano de previdência complementar dá visibilidade, credibilidade e reposicionamento junto a entidades com gestão de vanguarda, mobilizadas pelo viés de um futuro de qualidade e sustentabilidade para seus associados e parceiros. A legislação respalda cada vez mais a gestão e o compartilhamento de riscos inerentes ao negócio.
Com o Treinamento em Previdência Complementar – Planos Instituídos, você terá a oportunidade de entender os principais desafios inerentes à implantação de planos instituídos, família e setorial bem como as etapas envolvidas em um planejamento estratégico bem sucedido.
TREINAMENTO EM PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
30 de outubro em São Paulo
SAIBA MAIS: https://www.suportetreinamento.com/
Informações: suporte@suporteconsult.com.br | 11.5044.4774 / 11. 999.723.702
OBJETIVOS
· Capacitar o profissional entender o mercado em que vai atuar de forma competitiva frente a desafios
· Analisar os aspectos mais relevantes relacionados à sobrevivência da EFPC no futuro – longevidade, Educação Financeira e Previdenciária, capacidade de formação de patrimônio previdenciário, redução de taxas de juros, liderança de dirigentes e conselheiros.
· Proporcionar, através de abordagem prática, informações diferenciadas que permitam auxiliar na construção de um planejamento estratégico para a implantação dos planos – baseada em metas de médio e longo prazos e indicadores de resultados.
· Compartilhar a visão de entidades pioneiras que criaram processos e são referência nos resultados da implantação de planos instituídos.
A QUEM SE DESTINA
Dirigentes e Conselheiros de Fundos de Pensão. Profissionais cujo objetivo seja a especialização em Previdência Complementar (Fechada e Aberta), profissionais das áreas de Marketing, Comercial, Administrativa, Recursos Humanos, Comunicação, Benefícios, Advogados, Contadores, Atuários e estudantes interessados no tema.
Fonte: SUPORTE TREINAMENTOS