Jogos digitais e gamificação empresarial: a profissão do futuro?


Jogos digitais e gamificação empresarial: a profissão do futuro?

 Cada vez mais as empresas estão utilizando a gamificação como uma forma de levar o engajamento presente nos jogos para situações e desafios do mundo corporativo. 

E, para isso, precisam contar com profissionais com esse tipo de expertise e preparados para o desenvolvimento dessas estratégias.

O que é gamificação empresarial?

O termo “gamificação” é proveniente do inglês “gamification”. Como você pode imaginar, esse tipo de estratégia tem como base o uso de características provenientes dos games.

Portanto, a gamificação utiliza mecanismos como desafios, pontuações, regras, premiações, fases, recompensas e tudo o que você pode relacionar ao universo dos jogos, porém aplicada em outros contextos, como a educação e, é claro, o mundo empresarial.

Na websérie BUSINESS MATRIX, você encontra mais detalhes sobre a gamificação e como a dinâmica dos games pode aprimorar áreas de negócio. Assista ao episódio!

Como os jogos digitais podem ser utilizados nas empresas?

Na área da educação, a gamificação se mostrou um excelente recurso para o aprendizado e estímulo de alunos, nas mais diferentes faixas etárias.

Isso chamou atenção das empresas, principalmente porque o comportamento humano pode ser impulsionado e, até certo modo, modificado dentro do universo dos jogos. 

Por que então, não levar esse tipo de lógica para situações, desafios e relações interpessoais no mercado de trabalho?

Os games não são apenas um recurso de distração ou um momento de entretenimento. 

Eles envolvem a criação de estratégias, estimulam a colaboração, facilitam o aprendizado, reforçam a concentração e a persistência, trabalham a consciência de que o resultado está atrelado ao esforço … 

Se você parar para pensar, isso está muito alinhado ao que as empresas esperam dos seus profissionais, certo?

É por isso que a gamificação tem sido usada como recurso por um número expressivo de empresas nos momentos de recrutamento, treinamento e qualificação dos seus profissionais.

Por que essas áreas são tão promissoras?

O profissional do futuro já utiliza a gamificação e os jogos digitais como fator de diferenciação e se destaca no mercado de trabalho hoje. 

Grandes empresas, multinacionais e empresas de tecnologia são as mais exponenciais em uso desse tipo de estratégia e algumas já contam com departamentos completos voltados para essas necessidades.

Portanto, se você quer impulsionar sua carreira e tem facilidade com a área de jogos, que tal pensar na possibilidade de especialização em jogos digitais e gamificação empresarial? 

Essa é uma tendência muito forte, mas ainda faltam profissionais qualificados e, principalmente, que combinem o conhecimento técnico com o entendimento dos desafios do mundo corporativo.

Bruna Giroldo-  https://posdigital.pucpr.b

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br