Jogos digitais e
gamificação empresarial: a profissão do futuro?
Cada vez mais as empresas estão utilizando a
gamificação como uma forma de levar o engajamento presente nos jogos para
situações e desafios do mundo corporativo.
E, para isso, precisam contar com
profissionais com esse tipo de expertise e preparados para o desenvolvimento
dessas estratégias.
O que é gamificação empresarial?
O termo “gamificação” é proveniente do inglês “gamification”.
Como você pode imaginar, esse tipo de estratégia tem como base o uso de
características provenientes dos games.
Portanto, a gamificação utiliza mecanismos como
desafios, pontuações, regras, premiações, fases, recompensas e tudo o que você
pode relacionar ao universo dos jogos, porém aplicada em outros contextos, como
a educação e, é claro, o mundo empresarial.
Na websérie BUSINESS MATRIX, você encontra
mais detalhes sobre a gamificação e como a dinâmica dos games pode aprimorar
áreas de negócio. Assista ao episódio!
Como os jogos digitais podem ser
utilizados nas empresas?
Na área da educação, a gamificação se mostrou um
excelente recurso para o aprendizado e estímulo de alunos, nas mais
diferentes faixas etárias.
Isso chamou atenção das empresas, principalmente
porque o comportamento humano pode ser impulsionado e, até certo modo,
modificado dentro do universo dos jogos.
Por que então, não levar esse tipo de
lógica para situações, desafios e relações interpessoais no mercado de
trabalho?
Os games não são apenas um recurso de distração ou
um momento de entretenimento.
Eles envolvem a criação de estratégias, estimulam
a colaboração, facilitam o aprendizado, reforçam a concentração e a
persistência, trabalham a consciência de que o resultado está atrelado ao
esforço …
Se você parar para pensar, isso está muito alinhado ao que as empresas
esperam dos seus profissionais, certo?
É por isso que a gamificação tem sido usada
como recurso por um número expressivo de
empresas nos momentos de recrutamento, treinamento e
qualificação dos seus profissionais.
Por que essas áreas são tão
promissoras?
O profissional do futuro já utiliza a gamificação e
os jogos digitais como fator de diferenciação e se destaca
no mercado de trabalho hoje.
Grandes empresas, multinacionais e
empresas de tecnologia são as mais exponenciais em uso desse tipo de estratégia
e algumas já contam com departamentos completos voltados para essas
necessidades.
Portanto, se você quer impulsionar sua carreira e
tem facilidade com a área de jogos, que tal pensar na possibilidade de
especialização em jogos digitais e gamificação empresarial?
Essa é uma
tendência muito forte, mas ainda faltam profissionais qualificados e,
principalmente, que combinem o conhecimento técnico com o entendimento dos
desafios do mundo corporativo.
Bruna Giroldo- https://posdigital.pucpr.b