Inteligência social, senso de dever e pensamento adaptativo são
altamente buscados hoje no mercado
O
mercado de trabalho é um grande desafio para empregadores e para empregados. E
2015 não será diferente. O que venho escutando, cada vez mais, de diretores e
altos executivos das empresas está relacionado à dificuldade de atrair,
selecionar e contratar bons profissionais. Há escassez dos bons.
Há
contradições entre as pesquisas que tratam sobre o desemprego no Brasil.
Segundo dados do IBGE divulgados na semana passada, a taxa de desemprego em
outubro recuou e ficou em 4,7%, a menor para o mês desde 2002.
De
acordo com dados da Fiesp, entretanto, no mês passado a indústria paulista
fechou 12,5 mil vagas, uma queda de 0,37% do quadro de funcionários em
comparação com setembro.
Apesar
das contradições estatísticas, minha percepção é que o mercado carece de
profissionais bem qualificados. Fui procurada recentemente por empresas de
tecnologia e conversei com consulares que buscam profissionais qualificados
para trabalhar em empresas de seus países instaladas no Brasil. Eles estão com
dificuldades.
Entre
as grandes carências profissionais ainda estão os engenheiros, de quase todas
as áreas.
Entretanto,
as solicitações das empresas e de vários estudos relacionados ao futuro do
trabalho vão muito além da formação e dos conhecimentos técnicos. Destaquei
três delas e listei algumas dessas competências altamente desejáveis para você
preparar seu plano de autodesenvolvimento. São elas:
Inteligência
social: capacidade de percepção social, de entender e reagir adequadamente a
seu meio, de avaliar as emoções dos que estão à sua volta e adaptar palavras,
gestos e até o tom de voz utilizado para desenvolver relações saudáveis.
Senso
de dever: desejo de fazer sempre mais e melhor, mantendo alto desempenho e
visando a atingir os resultados planejados.
Pensamento
adaptativo: habilidade para sair de qualquer situação independentemente da
dificuldade e das condições encontradas.
As
outras são: consciência social, capacidade para trabalhar em grupo, comunicação
verbal, habilidade para tomar decisões e resolver problemas, planejar,
priorizar o trabalho e influenciar pessoas.
De
que maneira você pode desenvolver essas competências ao longo de 2015?
Adriana Gomes - coordenadora do Núcleo de
Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM.
Fonte:
jornal Folha de São Paulo