Uma Cultura de Valor que alavanque a Inovação e
Resultados alinhados à uma causa é sinal de um novo modelo para o sucesso das
organizações. Uma organização com acesso a uma vasta gama de talentos,
experiências, bagagens, habilidades e perspectivas tem muito mais possibilidade
de alcançar novos mercados e novas oportunidades de negócios. O estímulo ao
alinhamento de identidade entre Marca-Cliente-Funcionários e a criação de uma
Cultura que promove e cumpre os valores da Marca permite à empresa conseguir
desempenho de superior qualidade, engajando funcionários e produzindo
satisfação aos diversos clientes envolvidos.
Uma Cultura de Valor é o conjunto de crenças, valores,
procedimentos e princípios desenhados e manifestados pela organização com o
intuito de promover a excelência da gestão e o crescimento da empresa. A
Cultura de Valor é alinhada com a estratégia da empresa para fortalecer a
Marca, melhorar sua Reputação, gerenciar e reter os Talentos da organização e
promover seu futuro sustentável.
É preciso produzir um alinhamento e vínculo estreito
entre a cultura de alta performance e a estratégia de negócios pretendida,
permitindo que a mesma possa executar com eficácia os processos que produzem
valor para a organização.
A empresa estabelece e fomenta “as atitudes e
princípios” que a mesma deve ter, permeando o coração e mente de seus
colaboradores sobre as questões prioritárias e a maneira correta de executar o
seu trabalho. É a criação da expressão de sua forma, de se jeito de trabalhar.
Oferece, esclarece e cobra os critérios de decisão que
devem ser tomados diante de problemas de adaptação, fornecendo grande
alavancagem na concretização de sua estratégia.
Em síntese, fomentam atitudes, procedimentos e
comportamentos precisos sobre como produzir valor, capacitando funcionários e
ajudando-os a se tornarem melhores profissionais e promotores da Marca, condição
fundamental para a construção de seu Sucesso sustentável.
O maior desafios de uma Cultura de Valor está em criar a
congruência entre o discurso e a prática dos princípios e valores da
organização. A Estratégia utilizada é o desenvolvimento de uma Liderança
competente, disposta e paciente para estimular, fomentar e cobrar tais
procedimentos e valores de si mesmo e de seus funcionários.
A dura realidade é que, durante os momentos de
turbulência e pressão, a maioria da Liderança troca a Cultura “correta” e
alinhada à estratégia, pelo simples batimento de metas ou resultados a
“qualquer custo”. No momento de tensão, muitos líderes acabam fazendo as coisas
“do seu jeito” em vez de praticar o “jeito correto” que a Organização propõe.
Se existe algum funcionário agindo inadequadamente, é
porque existe uma Liderança que está permitindo essa ação. E se existe uma
Liderança permissiva, é porque não existe uma Cultura de Valor ativa e
consistente dentro da empresa. E quando não há essa cultura, há perda de lucro,
excesso de esforços e evasão de talentos importantes para a Organização.
O papel crucial do RH e Líderes é de serem agentes
transformadores e navegadores da Estratégia e da Cultura de Valor.
Há um desafio constante em criar um Sistema de Gestão de
Alta Performance, que aumente o nível de alinhamento e desempenho da
organização, criando a excelência das “operações”. Quanto melhor esse sistema,
menor o gasto de tempo com retrabalho, apagar de incêndios e tarefas pouco
relevantes. Ao produzir esse sistema, o RH e Líderes ganham tempo para fazer o
que realmente precisa ser feito, que é transformar Talentos em Valor,
orientando, incentivando e capacitando-os a cumprir o que a empresa prometeu
entregar, com qualidade e significado.
O RH e a Liderança podem exprimir sua verdadeira missão
a partir da construção de um conjunto claro de valores, procedimento e
princípios que são manifestados no dia-a-dia da organização.
Uma vez construído, o RH e Liderança trabalharão para
manter e aprimorar tal Cultura, que ajudará na diseminação e produção do
conhecimento necessário para a empresa obter maiores chances de sucesso, a
construção de uma Marca desejada e a retenção de gente importante para empresa.
Os estudos em Administração demonstram que o impacto da
Cultura de Valor afeta diretamente na:
- Receita:
Estudos de Rucci, Kin e Quinn (1998) feitas na empresa Sears (implantação
do BSC – 18 meses) demonstrou que um aumento de 5,0% na atitude dos
funcionários impulsionava um aumento de 1,3% na satisfação dos clientes
que, alavancava um aumento de 0,5% na receita.
- Reputação:
Os estudos da Communications Consulting Worldwide, baseada em Nova York,
unidade multidisciplinar da consultoria global Fleishman-Hillard,
demonstram que a reputação contribui com 27% do valor de mercado de uma
empresa e causa reflexo de 5,7% no valor de sua ação na bolsa. Eles
acompanham os efeitos da lealdade dos consumidores, volume de vendas,
lucro, retenção de colaboradores, valor das ações, entre outros. Não é só
imagem, é impacto da marca e capacidade de comunicar-se com seus diversos
stakeholders.
- Engajamento:
Pesquisa Gallup, de 1997, em empresa varejista com 28.000 funcionários
descobriu que as lojas situadas nos 25% superiores na pesquisa de
engajamento eram, em média, 4,56% acima de seus orçamentos de vendas,
correspondendo a uma diferença de US$ 104 milhões de dólares em vendas por
anos em relação ao grupo que situava-se entre os 25% % inferiores da
pesquisa.
- Rotatividade de empregados
Nesta mesma pesquisa, descobriu-se que as lojas classificadas nas 25%
superiores retinham 1.000 empregados a mais que as lojas classificadas na
faixa das 25% inferiores.
Os benefícios de uma Cultura de Valor, além de produzir respeito,
eficácia, meritocracia e desenvolvimento constante, oferece duas variáveis
que são dificílimas de se copiar por outras empresas, construindo a sua
verdadeira vantagem competitiva:
Criam uma noção de propósito. Você consegue níveis
maiores de engajamento, pois a cultura esclarece aos seus Talentos por quê seu
trabalho é significativo. Eles percebem a consistência da gestão e de seus
líderes e passam a desenvolver uma conexão emocional positiva com a empresa.
Oferecem uma noção real de relevância. Os colaboradores entendem claramente as
normas e sabem exatamente como podem contribuir de maneira excelente,
confiantes que serão estimulados, reconhecidos e qualificados por suas ações e
atitude proativas.
Os talentos sentem-se respeitados e incentivados a produzir o melhor para a
organização, clientes e para si mesmos, pois percebem que há justiça e
dignidade no cotidiano da Organização.
Para que essa cultura floresça e permaneça é preciso
comunicá-la constante e eficazmente. Robert Kaplan, que junto com David Norton
construíram o Balanced Scorecard, costuma dizer que o sucesso para a
implantação de um projeto de mudança está na capacidade da empresa em comunicar
a estratégia 7 vezes de 7 formas diferentes. Mas funcionários inteligentes não
se comprometem mais pelos discursos brilhantes da liderança e sim por suas
ações.
Cabe à mesma dar o exemplo e agir corretamente por pelo
menos 21 vezes seguidas (ou o número de vezes suficiente para que todos os
funcionários percebam claramente qual é o nosso jeito de funcionar e passem a agir
da mesma forma). É preciso fomentar, orientar, cobrar, corrigir, incentivar até
que você consiga medir que 80% dos seus funcionários compreendam, concordem e
manifestem “naturalmente” o Espírito da Cultura. É uma tarefa árdua, mas
profundamente importante para a Sustentabilidade da Empresa.
Eduardo
Carmello - diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos
Humanos, é consultor organizacional e educacional, especialista em Gestão
Estratégica de Pessoas, professor da FGV-SP.