Não deixe que os problemas do dia a dia tirem seu tempo de pensar em novas estratégias: ponha isso na agenda.
Em sua música "Oração ao Tempo", Caetano Veloso já cantava que o tempo é um dos deuses mais lindos. Saber administrar o tempo é seguramente um ponto forte na vida de qualquer empreendedor.
A primeira coisa a se fazer é criar uma lista de tarefas, estabelecendo prioridades: o que é urgente e o que pode ser resolvido a curto, médio e longo prazos. A lista também ajuda a distinguir aquilo que deve ser feito pelo empreendedor daquilo que pode ser delegado. Aprenda a delegar: isso pode ajudá-lo a economizar um bom tempo, além de tornar seus funcionários mais engajados.
O empreendedor deve reservar alguns períodos de sua agenda para atividades que exijam concentração e pedir para não ser interrompido nesses momentos. Isso é fundamental para se pensar em novos caminhos, evitando que os problemas do dia a dia tirem seu hábito de pensar estrategicamente.
É importante também concentrar as atividades que dispersam, como reuniões, visitas ou ligações telefônicas, em determinados períodos. Não utilize o "horário nobre", ou seja, aquele período do dia em que você é mais produtivo, para realizar tarefas simples, como ler e responder e-mails. Faça isto em horários "mortos", como na fila do banco, em uma sala de espera e no taxi.
Por fim, não procrastinar é outra máxima do gerenciamento do tempo. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, caso contrário as decisões vão se acumulando e, quando você menos esperar, vai perceber que sua empresa está indo para um caminho sem volta.
Tales Andreasssi - professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo da FGV de São Paulo.
Fonte: jornal Folha de São Paulo