Se você acha que inteligência
artificial (I.A.) é algo futurista, embrionário ou encontrado apenas nas
histórias de ficção científica, é hora de repensar. Ela já é uma realidade
muito mais presente em nossas vidas do que você, provavelmente, já se deu
conta. A 4ª revolução industrial chegou. E veio para redefinir nosso jeito de
pensar, fazer, comunicar e viver.
Há uma década, vivemos a era
dos telefones inteligentes - os smartphones - e seus aplicativos. Waze,
WhatsApp, Uber, redes sociais, e aplicativos de jornais, revistas, bancos e
tantos outros passaram a fazer parte do nosso dia a dia. Há uma nova
(r)evolução tecnológica em curso, que vai colocar a anterior no bolso, com o
perdão do trocadilho.
Segundo estudo do Bank Of
America Merril Lynch, sistemas dotados de I.A. movimentarão US$70 bilhões já
nos próximos quatro anos, começando pelo próprio setor bancário, com redução de
custos, ganhos de eficiência, automatização de processos e sistemas antifraude.
Até 2025, 75% das equipes de desenvolvedores devem incluir inteligência
artificial em um ou mais serviços e o mercado de computação cognitiva deverá
representar mais de US$ 2 trilhões.
De acordo com uma pesquisa
recente da IBM com 525 líderes de marketing e 389 líderes de vendas de empresas
globais, 64% dos executivos acreditam que suas empresas usarão I.A. nos
próximos três anos e 91% acreditam que a computação cognitiva ajudará suas
organizações. Ginni Rometty, CEO global IBM, afirmou que o Watson, plataforma
de solução cognitiva da empresa, já é usada por cerca de 1 bilhão de pessoas.
Sim, 1 bilhão de pessoas!
Sabendo ou não, você já deve
ter sido atendido ou ter conversado com um sistema de computador que simula um
ser humano - como ChatBots, Siris ou Google Assistente - mas Inteligência
Artificial é muito mais do que isso. Ela veio para revolucionar nossas vidas e
os negócios. O Bradesco, por exemplo, já usa o IBM Watson em seu call center e
em todas as suas 5.650 agências no país para ajudar os atendentes e gerentes a
responderem mais de 200 mil perguntas sobre os produtos e serviços do banco.
Outra realidade já presente são
empresas, organizações e marcas investindo em uma comunicação personalizada com
seus clientes. Hoje, já é possível responder de forma específica às
necessidades das pessoas e de pequenos grupos e não apenas de forma genérica à
grande massa. A consultoria de soluções cognitivas Nexo, parceira da IBM
no país, já faz isso para empresas como Whirlpool, Vertiv, Smiles e até mesmo o
Tribunal de Justiça de São Paulo, por exemplo. Recentemente, em uma feira de
lançamento do primeiro caminhão elétrico da Volkswagen, a Nexo implementou uma
solução de I.A. para que o público pudesse conversar com o novo modelo da
montadora. Isso mesmo, conversar com o caminhão.
E você e o seu negócio, estão
prontos para a revolução?
Ricardo Amorim - autor do bestseller Depois da Tempestade, apresentador do Manhattan Connection da Globonews, presidente da Ricam Consultoria.