Notei, hoje,
que a história de reforma da Previdência Social está acelerando o
envelhecimento em mim. Então, para passar o tempo de um jeito mais divertido,
vou escrever aqui sobre um assunto que eu gosto, mas sem fanatismo:
telenovela.
Afinal, o que se pode pensar sobre novas regras para aposentadoria pelo INSS é
apenas aproximação e especulação daquilo que poderá ser aprovado no futuro que,
imagina-se, deva estar próximo.
Quem gosta de novela como eu deve estar também impressionado como eu com o
notável trabalho da atriz Selma
Egrei atuando como a personagem CENTENÁRIA Encarnação.
Se, antes dela, houve outro personagem de novela que tenha ultrapassado a
barreira dos três dígitos de idade, eu não sei... o Google, pelo
jeito, também não. Eu pesquisei sem sucesso resposta para minha dúvida. O
que eu sei é que esses personagens serão cada vez mais comuns na ficção e na
realidade. Não é achismo. É Estatística. É Demografia.
Tem outro indicador das evidências estatísticas e demográficas. As empresas
estão incluindo os idosos como protagonistas na venda de serviços. Para mim, a
campanha mais recente e bacana que está no ar é, sem dúvida, do Itaú.
Lembra da Palmirinha encenando suas limitações com tecnologia? Pois a
abordagem evoluiu e agora ganhou outra dimensão com as personagens Lilia e Neusa. Elas
são "muito antenadas", se divertem e tiram proveito da tecnologia.
Elas tiram proveito da troca intergeracional. Na segunda fase da campanha elas
passam a atuar com influenciadores como Pathy dos Reis.
Para mim, a campanha que está no ar é a materialização de alguns dados sobre
otimismo entre idosos, apurados pela pesquisa global O Futuro da Aposentadoria, realizada pelo HSBC.
Trata-se de um estudo realizado em diferentes países, a cada dois anos. Há pelo
menos quatro anos, essa investigação apontava para as redes sociais, a inclusão
digital como fator de otimismo em relação à passagem do tempo. A tecnologia,
pelo menos para quem tem acesso, ajuda a aliviar a passagem do tempo.
No caso do Itaú, a
tecnologia ajuda na socialização. A amizade une as personagens. A tecnologia
expande as relações (em um dos episódios, elas convidam por Whatsapp as
amigas para um chá enquanto baixam e "vendem" o app do banco). No
episódio que eu selecionei, elas estão aprendendo a usar o Snapchat.
Sem sofrer!
Umberto Eco ficou famoso pela recepção popular da ficção O nome da Rosa. Neste livro, há um embate entre a austeridade e o riso. Mas
eu gosto de outro livro de Eco, um mais teórico na área da Comunicação e das Relações Sociais. Trata-se de Apocalípticos e Integrados, no
qual o mestre - no século 20, bem antes das redes sociais existirem - dedica-se
a estudar a recepção e o uso das tecnologias pela sociedade.
Pois para mim, as ideias dos livros, a personagem de novela e as personagens da
campanha publicitária são autorreferenciais! Encarnação é austera, analógica e apocalíptica, mas está no comando do seu tempo.
Aliás, na caracterização do espaço e da história da saga da família, uma enorme
Ouroboros sempre é mostrada predizendo e apontando para a eternidade. A cobra
que morde a própria cauda. Encarnação tem o tempo de meses para mostrar a história de
gerações.
Lilia e Neusa são
divertidas, digitais e integradas. Estão também no comando de seus
tempos. Se elas não têm medo do tempo, aprenderam a lidar com ele também.
Lilia e Neusa estão
às voltas com aplicativos, smartphones e seus 30 segundos de tempo para vender um serviço
bancário.
Outro aspecto interessante de se notar: as personagens são mulheres. As
mulheres são mais longevas! De novo, as Estatísticas e a Demografia
atestam.Óbvio que há muitos exemplos de homens que ultrapassam as barreiras do
tempo com muita atividade, humor, decisão. Sílvio Santos é um deles (só prá ficar no Brasil)!
Não dá para generalizar!
Infelizmente, ainda não dá para generalizar. O tempo é uma experiência
individual. Cada um tem a sua. O que dá para fazer é atualizar a imagem do
ideal. E aí, há estudiosos de todas as áreas contribuindo para que o futuro e o
idoso tenham um apelo melhor do que já tiveram no passado: mais longevo, mais
saudável, mais sustentável, mais feliz.
Mais do
que o medo do futuro, mais do que o regramento das leis e seus adiamentos,
penso que é essa reflexão sobre a vida que definitivamente influencia muitas
decisões, inclusive as decisões de aposentadoria.
São as relações que se conhece que estabelecem as decisões sobre o desconhecido
(tempo, futuro, leis, cálculos). O melhor é quando há equilíbrio. Mas quando a
vida não pode contar com luxos racionais, tecnológicos, ela acontece pela
inspiração da emoção.
Eliane Miraglia - mestre
em Ciências da Comunicação, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais
e consultora de comunicação, tem participado em projetos com a Suporte
Educacional.
Fonte: blog da Eliane: www.elianemiragliablogspot.com.br