UM BICHO QUE SÓ TEM PESCOÇO


Notei, hoje, que a história de reforma da Previdência Social está acelerando o envelhecimento em mim. Então, para passar o tempo de um jeito mais divertido, vou escrever aqui sobre um assunto que eu gosto, mas sem fanatismo: telenovela. 

Afinal, o que se pode pensar sobre novas regras para aposentadoria pelo INSS é apenas aproximação e especulação daquilo que poderá ser aprovado no futuro que, imagina-se, deva estar próximo.


Quem gosta de novela como eu deve estar também impressionado como eu com o notável trabalho da atriz
 Selma Egrei atuando como a personagem CENTENÁRIA Encarnação

Se, antes dela, houve outro personagem de novela que tenha ultrapassado a barreira dos três dígitos de idade, eu não sei... o
 Google, pelo jeito, também não. Eu pesquisei sem sucesso resposta para minha dúvida. O que eu sei é que esses personagens serão cada vez mais comuns na ficção e na realidade. Não é achismo. É Estatística. É Demografia.

Tem outro indicador das evidências estatísticas e demográficas. As empresas estão incluindo os idosos como protagonistas na venda de serviços. Para mim, a campanha mais recente e bacana que está no ar é, sem dúvida, do Itaú. Lembra da
 Palmirinha encenando suas limitações com tecnologia? Pois a abordagem evoluiu e agora ganhou outra dimensão com as personagens Lilia e Neusa. Elas são "muito antenadas", se divertem e tiram proveito da tecnologia. Elas tiram proveito da troca intergeracional. Na segunda fase da campanha elas passam a atuar com influenciadores como Pathy dos Reis.

 


Para mim, a campanha que está no ar é a materialização de alguns dados sobre otimismo entre idosos, apurados pela pesquisa global
 O Futuro da Aposentadoria, realizada pelo
 HSBC. Trata-se de um estudo realizado em diferentes países, a cada dois anos. Há pelo menos quatro anos, essa investigação apontava para as redes sociais, a inclusão digital como fator de otimismo em relação à passagem do tempo. A tecnologia, pelo menos para quem tem acesso, ajuda a aliviar a passagem do tempo. 

No caso do Itaú, a tecnologia ajuda na socialização. A amizade une as personagens. A tecnologia expande as relações (em um dos episódios, elas convidam por Whatsapp as amigas para um chá enquanto baixam e "vendem" o app do banco). No episódio que eu selecionei, elas estão aprendendo a usar o Snapchat. Sem sofrer!


Umberto Eco ficou famoso pela recepção popular da ficção O nome da Rosa. Neste livro, há um embate entre a austeridade e o riso. Mas eu gosto de outro livro de Eco, um mais teórico na área da Comunicação e das Relações Sociais. Trata-se de Apocalípticos e Integrados, no qual o mestre - no século 20, bem antes das redes sociais existirem - dedica-se a estudar a recepção e o uso das tecnologias pela sociedade.

Pois para mim, as ideias dos livros, a personagem de novela e as personagens da campanha publicitária são autorreferenciais!
 Encarnação é austera, analógica e apocalíptica, mas está no comando do seu tempo. Aliás, na caracterização do espaço e da história da saga da família, uma enorme Ouroboros sempre é mostrada predizendo e apontando para a eternidade. A cobra que morde a própria cauda. Encarnação tem o tempo de meses para mostrar a história de gerações.

Lilia
 e Neusa são divertidas, digitais e integradas. Estão também no comando de seus tempos. Se elas não têm medo do tempo, aprenderam a lidar com ele também.  Lilia e Neusa estão às voltas com aplicativos, smartphones e seus 30 segundos de tempo para vender um serviço bancário.

Outro aspecto interessante de se notar: as personagens são mulheres. As mulheres são mais longevas! De novo, as Estatísticas e a Demografia atestam.Óbvio que há muitos exemplos de homens que ultrapassam as barreiras do tempo com muita atividade, humor, decisão.
 Sílvio Santos é um deles (só prá ficar no Brasil)!

Não dá para generalizar!


Infelizmente, ainda não dá para generalizar. O tempo é uma experiência individual. Cada um tem a sua. O que dá para fazer é atualizar a imagem do ideal. E aí, há estudiosos de todas as áreas contribuindo para que o futuro e o idoso tenham um apelo melhor do que já tiveram no passado: mais longevo, mais saudável, mais sustentável, mais feliz.

Mais do que o medo do futuro, mais do que o regramento das leis e seus adiamentos, penso que é essa reflexão sobre a vida que definitivamente influencia muitas decisões, inclusive as decisões de aposentadoria.

São as relações que se conhece que estabelecem as decisões sobre o desconhecido (tempo, futuro, leis, cálculos). O melhor é quando há equilíbrio. Mas quando a vida não pode contar com luxos racionais, tecnológicos, ela acontece pela inspiração da emoção.

 

Eliane Miraglia - mestre em Ciências da Comunicação, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais e consultora de comunicação, tem participado em projetos com a Suporte Educacional.

Fonte: blog da Eliane: www.elianemiragliablogspot.com.br

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