"A
simplicidade é o grau máximo da sofisticação". A frase é do gênio Leonardo da Vinci. Pare um pouco. Reflita sobre cada palavra e só então siga neste post
que eu estava doida de vontade de escrever, mas precisei esperar a finalização
dos vídeos que vou compartilhar a seguir.
Em geral e com razão, crise de reputação e imagem assusta muito as PESSOAS. Até
hoje, os planos de contingência para minimizar riscos se restringem e focam no
alinhamento de discurso dos profissionais que serão porta-vozes e que se
relacionarão com os meios de comunicação, com a sociedade, os parceiros e os
clientes. Eles têm que dominar justificativas, conhecer as vulnerabilidades e
os pontos fortes da situação e projetar novos cenários para recuperar a
confiança. Alguns planos de contingência sugerem ações complementares,
especialmente quando a situação envolve muita comoção e os familiares de
vítimas precisam de apoio.
Os gênios, entretanto, fazem mais. Do limão, a limonada. Da crise, a
oportunidade. E eu fiquei realmente impressionada com o estudo de caso da Odeprev,
apresentado durante o Encontro
Nacional de Comunicação, Relacionamento e Educação dos Fundos de Pensão, realizado pela ABRAPP em maio. A exposição do
Patrocinador do plano é de conhecimento público. Mas o trabalho de gestão de
crise feito pela Entidade é um exemplo de qualidade na Comunicação, habilidade
no Relacionamento e conversão em Educação Previdenciária. Os profissionais
da Odeprev conseguiram transformar desconfiança e resgate do
plano em demanda para detalhamento e novas adesões ao plano
previdenciário.
Preparo
técnico e realização
É
comovente ver o salto dos profissionais que fazem esse alinhamento entre
Comunicação, Relacionamento e Educação Previdenciária. Há uma estrutura que
favorece os resultados: hotsite informativo, palestras itinerantes, captação e
mapeamento das manifestações em call center e outros canais institucionais. Há
uma sensibilidade para reconhecer e legitimar as informações. Há uma ousadia
para enfrentar as pressões, esclarecer os questionamentos e as dúvidas. Há uma
genialidade em transformar decisões em proteção previdenciária e projetos de
futuro. Crescer em ambientes hostis é evolução.
Mais do
que um desejo, a naturalização da poupança previdenciária é uma bandeira antiga
entre os profissionais da Previdência Complementar. Tem várias questões
envolvidas, a começar pela transposição da barreira da linguagem, do
vocabulário técnico, de profissionais especializados para desempenhar papéis
específicos das áreas de Comunicação, Relacionamento e Educação. Tem também a
questão do investimento financeiro e os resultados de longo prazo que costumam
dificultar a sistematização de ações permanentes e o incremento de inovações e
sua incorporação em planejamentos estratégicos institucionais.
Quando
todas essas barreiras são transpostas, é uma vitória para todos: para a instituição,
seus profissionais, seus clientes, a sociedade o país. Toda a cadeia se
revitaliza. O Sistema de Previdência Complementar se fortalece com soluções de
valor.
O
futuro é para os otimistas
Vou
encerrar com mais um vídeo, que trata de felicidade. No presente e no futuro.
Mais uma mudança. Dá para fazer boas escolhas sem sofrer. Basta que a
consciência de ganho seja mais forte do que as ideias de renúncia, perda e
desconto. Basta que o futuro seja resultado de um plano mais do que um lugar
abstrato no tempo e no espaço. Basta jogar a favor de todos os ciclos da
vida.
É uma mudança de hábitos, perspectivas, competências cognitivas que pode
transformar a previdência complementar em sonho de consumo e proteção para
todos. Quando a poupança previdenciária for uma norma social, ela tem potencial
para se multiplicar exponencialmente. Porque é bom e faz as pessoas felizes.
Eliane Miraglia - mestre
em Ciências da Comunicação, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais
e consultora de comunicação, tem participado em projetos com a Suporte
Educacional.
Fonte: blog da Eliane: www.elianemiragliablogspot.com.br