TE CONTEI?
VAMOS COMEÇAR A CONSTRUIR AQUI O
FUNDO DE PENSÃO DO FUTURO, PRIMEIRO PASSO: O LOGO!
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Vamos imaginar que estamos criando
hoje uma startup de segurança financeira, tipo, o sucessor dos fundos de
pensão.
Vamos começar pelo logo porque são eles que identificam uma marca e
individualmente, são a peça mais importante na construção da imagem que une
consumidores e empresas.
Então, vamos lá, o logo precisa ser:
i)
Minimalista – tem que ser suuuper
simples, para ser mais fácil de lembrar e de replicar;
ii)
“Logomotivo” – numa sociedade
enamorada por vídeos, incluir animação e movimento será a evolução natural dos
logos. A neurociência está aí para provar que nosso cérebro é atraído por tudo
que se move, os mágicos que o digam. Ahhh, mas não dá para imprimir! Fala
séééério. Num mundo digital e sustentável, quem ainda imprime alguma coisa?
iii)
Temático e Variável – as duas
características não são idênticas e até podem ser usadas distintamente, mas
fazem mais sentido quando unidas. As alterações no logo são ligadas a temas,
tipo feriados, dia das bruxas e acontecimentos que fazem o seu logo estar
sempre atual, fresquinho, novo, estabelecendo uma oportunidade para estar
constantemente conectando o consumidor e sua marca.
Tornar
seu logo “variável” significa levá-lo um passo além das alterações temáticas,
fazendo variar estilo, paleta de cores, tamanho, formato, tudo pode mudar desde
que se mantenha alguma característica comum que possa ser identificável pelo
consumidor, como o nome ou um elemento gráfico.
Fazer
seu logo variar também permite que ele seja diferenciado por região, adotando
um tema em uma cidade ou país, por exemplo, e outro em outra(o).
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Fatores
e tendências que nos levam a criar um logo hoje podem mudar e não fazer mais
sentido amanhã.
Se
você quer construir um logo que que ultrapasse a barreira do tempo, um logo,
digamos, eterno, ele precisa se adaptar e evoluir. Se quiser ter uma boa ideia
de uma marca que adota todas essas características, basta olhar para o Google.
Experimente
pesquisar “Google Doodle” e você vai entender tudo que estamos falando
aqui.
CONCLUSÃO:
A
personalidade das marcas é um dos maiores fatores de sucesso dos negócios.
Se a
personalidade da sua marca estiver alinhada com a sua audiência, a conexão será
ainda mais forte.
Fundos
de pensão talvez sejam um dos poucos segmentos no mundo dos negócios que
acompanha o consumidor ao longo de quase toda sua vida.
As
pessoas mudam e evoluem – por que o logo da sua startup de segurança financeira
também não deveria?
Fonte: What the Future of Logo Design Will Look Like
escrito por Zaheer Dodhia