Planejar refeições leva a escolhas mais saudáveis


Pessoas que fazem pedidos de supermercado online com vários dias de antecedência escolhem alimentos mais saudáveis.

Quer melhorar sua dieta? Experimente encomendar (ou pelo menos escolher) sua comida com bastante antecedência.                                                                                                                                                                   Experimentos realizados na Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, no Estado americano da Pensilvânia, indicaram que quando um período significativo de tempo transcorreu entre o momento em que as pessoas encomendaram suas refeições e o momento em que as consumiram, elas optaram por refeições menos calóricas. O fato de não estarem com tanta fome quando encomendaram a refeição é responsável por apenas uma pequena parte da diferença, segundo Eric M. VanEpps, pós-doutorando que chefiou a pesquisa, publicada recentemente no periódico “American Marketing Association”.

Ele acredita que as pessoas têm um “viés para o presente” e que quando a pessoa encomenda uma refeição com antecedência “ela ainda se preocupa com o sabor, mas é mais capaz de exercer autocontrole”. Um estudo constatou que quando as pessoas fazem suas compras de supermercado online, mostram tendência maior a escolher alimentos mais saudáveis quando a entrega é programada para alguns dias mais tarde. A pesquisa mais recente, que envolve três experimentos relacionados a comer algum tempo após ter pedido a comida, traz conclusões que podem nos ajudar a fazer escolhas melhores quando se trata de comer fora de casa.

No primeiro experimento, 394 funcionários de uma grande empresa de saúde tiveram que encomendar seu almoço com pelo menos 30 minutos de antecedência. A partir das 7h, elas podiam pedir seu almoço, que seria entregue entre 11h e 14h. Algumas pessoas fizeram pedidos com cinco horas de antecedência, enquanto outras quase passaram o prazo mínimo, 30 minutos antes do almoço. Quanto maior era a antecedência com que as pessoas planejavam o que iam comer, menos calorias elas encomendavam e acabavam consumindo. Para cada hora de antecedência, as pessoas pediam 38 calorias a menos.

Em outro experimento, este envolvendo mais de 1.100 profissionais da mesma empresa, um grupo fez seu pedido de almoço antes das 10h e teve que aguardar pelo menos uma hora antes de comer. Outro grupo fez seu pedido depois das 11h e esperou apenas 30 minutos para almoçar. Rótulos calóricos foram colocados sobre as refeições que continham menos de 500 calorias. O que aconteceu seguiu o mesmo padrão do experimento anterior: quando as pessoas encomendavam seus almoços com mais antecedência, era maior a probabilidade de escolherem um prato com menos de 500 calorias.

As pessoas encomendavam mais calorias quando era mais tarde porque estavam com mais fome? Um terceiro experimento procurou responder essa pergunta. Os pesquisadores recrutaram 200 universitários cujas aulas terminavam por volta da hora do almoço, pedindo que respondessem a uma pesquisa em troca de um almoço gratuito. Alguns dos estudantes responderam o questionário antes de sua aula e outros logo antes de receberem a refeição. Os questionários diziam respeito a assuntos não ligados à pesquisa, para mascarar a verdadeira finalidade do experimento. Mais uma vez o padrão se repetiu: os estudantes que responderam o questionário antes de suas aulas (e, portanto, que encomendaram seus pratos mais cedo) pediram almoços contendo cerca de cem calorias a menos. Os sanduíches que escolheram eram semelhantes aos dos estudantes que fizeram seus pedidos mais tarde, mas eles tendiam mais a pedir água em vez de refrigerante e escolher frutas no lugar de cookies.

Roni Caryn Rabin –jornalista do New York Times

Fonte: suplemento NYT o jornal FSP

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br