Se você gosta de futebol, pense em uma situação frequente: se o
seu time tem uma série de vitórias importantes, mas perde um clássico para o
principal rival, sua insatisfação parece superar toda a alegria sentida antes.
Mas por que uma única derrota pode ter um peso maior que uma sequência de
vitórias?
A resposta é simples: somos avessos a perdas. O dissabor de
perder atua de modo muito mais forte em nós do que o prazer da vitória.
Quando o assunto é dinheiro, essa aversão torna-se muito mais
evidente. Para mostrar como tomamos decisões irracionais com mais frequência do
que gostaríamos, o psicólogo e economista comportamental Dan Ariely fez um
experimento em que as pessoas deveriam escolher entre ganhar um cupom de US$ 10
ou pagar US$ 7 por um com valor de US$ 20.
Ainda que a segunda opção ofereça um cupom de maior valor, a
maioria optou pelo primeiro, justamente pela intolerância à ideia de perder
dinheiro. Parece melhor somar US$ 10 ao que já se tem do que desembolsar US$ 7
para ter um lucro de US$ 13.
Já percebeu como você fica muito mais susceptível a gastar mais
com seu cartão de crédito ou débito do que com dinheiro vivo? Isso também tem a
ver com aversão a perdas.
O cartão elimina o efeito visual de ver uma grande quantia de
dinheiro saindo da carteira. Experimente fazer as compras do mês no
supermercado e usar dinheiro vivo em vez do cartão e você provavelmente vai
sentir um peso maior para efetuar o pagamento.
Se este princípio funcionasse apenas dessa maneira, poderíamos
frequentemente evitar gastos. A grande questão é que os estrategistas de
marketing também conhecem esses mecanismos e sabem como aplicá-lo a favor do
comércio.
Quando você passeia por um shopping com várias lojas em
liquidação, uma das estratégias usadas é montar promoções "válidas
enquanto durar o estoque" ou "por tempo limitado".
O efeito disso é criar em nós uma ansiedade para comprar o
produto naquele momento. Ou acabamos com a sensação de estar perdendo uma
oportunidade.
Quando você notar que está prestes a ser fisgado por essa
armadilha das promoções, avalie se a compra é mesmo uma oportunidade como está
sendo oferecida pelo vendedor. Lembre-se que o seu time pode ser campeão mesmo
tropeçando diante do rival, assim como você pode aproveitar chances muito
melhores se mantiver o seu dinheiro no bolso ou aplicado, em vez de gastá-lo em
uma compra impulsiva. No fim das contas, você não sai perdendo nada.
Samy Dana -
economista com doutorado em business e professor da FGV-SP.
Fonte: site UOL