Dimensões dos Serviços e a Qualidade de Atendimento
Para o cliente, a
qualidade percebida de um produto ou serviço é a comparação entre a qualidade
desejada e a qualidade vivenciada. Ela é o indicador do valor atribuído pelo
cliente para aquele serviço ou produto.

Os serviços prestados
devem, no mínimo, ser vivenciados como igualando as necessidades e expectativas
do cliente. Sempre que possível, devem superá-las.
A visão moderna da
qualidade propõe um significado muito mais abrangente e que ainda hoje está em
evolução. Sintetizando podemos dizer que:
A Qualidade está nas relações que se
estabelecem entre o cliente, o fornecedor e o produto e/ou serviços. Ela se
evidencia quando o cliente (seja ele externo ou interno) recebe, percebe,
sente, experimenta e usa o produto/serviço solicitado.

Para o cliente, a
qualidade de um produto ou serviço é o resultado da comparação que ele faz
entre aquilo que é desejado por ele (suas necessidades e expectativas, não só
imediatas, mas também futuras) e aquilo que é vivenciado no uso do produto ou
serviço solicitado ou recebido (suas experiências ou momentos da verdade que
vivenciou no transcorrer da prestação do serviço).
Neste sentido, a qualidade
percebida por ele é fruto de um julgamento mais amplo, após passar pela
vivência real com o uso deste produto ou serviço e analisar suas aplicações e
implicações, dentro do seu contexto, atribuindo finalmente um valor para o
produto ou serviço, e por extensão àquele que lhe forneceu.
No próximo post vamos
falar sobre ter a qualidade como diferencial dos serviços.
ANTONIO ZUVELA - sócio da AZuvela
Treinamento e Desenvolvimento