'Um jardim é a face visível de Deus e essa face me basta'


RIO - Considerado um dos maiores pensadores contemporâneos da educação no Brasil, Rubem Alves fala de seus sonhos, ideias e realizações na carreira no documentário “Rubem Alves: O professor de espantos”. A produção conta com a direção de Dulce Queiroz e é uma realização da TV Câmara.

"Sempre fui louco por jardins, uns acham que eu não acredito em Deus. Como não acreditar em Deus se há jardins? Um jardim é a face visível de Deus e essa face me basta".

http://www.youtube.com/watch?v=eBomNDrqn1s

"Vivi muito tempo no mundo acadêmico. O mundo acadêmico é um lugar perigoso, dá medo. É muito difícil viver na universidade e continuar a cultivar os próprios pensamentos. É muito mais seguro ficar moendo os pensamentos dos outros".

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para pássaros desaprenderem a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle, deixaram de ser pássaros porque a essência dos pássaros é o voo".

"A inteligência é igual a um pênis. Um órgão excretor, flácido, ridículo, depressivo, está sempre olhando para o chão. Mas se for provocado ele sofre transformações hidráulicas extraordinárias, assume a forma de um foguete intercontinental porque dá vida e prazer. A inteligência é a mesma coisa. Não é que o aluno não seja inteligente. É que o professor que não fez o trabalho de estimular esse órgão que se chama inteligência".

"A primeira tarefa da educação é ensinar a ver. É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo".

Rubem Alves – educador, escritor e psicanalista, doutor em Filosofia e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas.

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br