7 Aplicações de IA que se destacam nos bastidores


7 Aplicações de IA que se destacam nos bastidores

Existem muitos aplicativos de IA extraordinários no radar da tecnologia, mas não são familiares.

Quando as pessoas ouvem a palavra "inteligência artificial", a maioria de nós tende a pensar sobre o robô atroz que domina a humanidade, conforme retratado em filmes de ficção científica. 

Embora seja possível quando a IA atinge um certo nível de melhoria, os desenvolvimentos atuais em tecnologia são, em sua maioria, amigáveis ​​aos humanos. 

Inteligência artificial refere-se à simulação da inteligência humana em máquinas programadas para pensar como humanos e imitar suas ações. 

Geralmente, a IA se beneficia em áreas significativas como finanças, saúde, negócios e segurança. 

Além disso, os humanos nunca podem vencer a IA em previsão do tempo, descoberta de drogas e quedas no mercado de ações. 

Já estamos empregando IA para realizar muitas tarefas em nossa rotina diária. 

Por exemplo, Netflix e Spotify usam tecnologia de IA para classificar a preferência do visualizador. 

Muitos eletrodomésticos modernos são alimentados por IA. De agora em diante, vamos parar um momento para pensar sobre algumas coisas extraordinárias que a IA está fazendo hoje. 

Analytics Insight traz para você uma lista de 7 aplicativos de IA que mostra o poder da IA, ou seja, o quão longe chegamos:

Perfumistas de IA

Sempre pensamos em como a IA reagirá se puder ouvir, provar ou cheirar coisas. Cientistas e pesquisadores têm trabalhado para melhorar esses recursos em máquinas de IA. 

Mesmo que seja um longo caminho para atingir esse estágio, as empresas de tecnologia estão dando os primeiros passos para melhorar as tecnologias relativas. 

A pesquisa da IBM é colaborada com a German Fragrance House Symrise para introduzir a sensação de olfato artificial na indústria de perfumes. 

Eles analisaram fórmulas químicas de fragrâncias presentes para desenvolver uma nova maneira de preparar fragrâncias. A

s empresas usaram dados para classificar as escolhas e preferências do consumidor, estudando o histórico de opções de compra. 

Mais tarde, eles usaram os dados para misturar vários componentes aromáticos para dar às pessoas uma fragrância única. E

m 2019, dois aromas preparados com AI foram lançados pela empresa.

Animais de estimação

Amantes de animais de estimação, por favor, tomem nota.

 Animais de estimação IA estão roubando o mercado com mais amor. Geralmente, as crianças brincam com cães ciborgues e pequenos robôs. 

Não foi um grande problema até que o verdadeiro animal de estimação AI entrou no espaço tecnológico. 

Animais de estimação podem reconhecer emoções e responder aos seus comandos. Sim, é muito emocionante. 

MOFLIN é um animal de estimação com IA com capacidades emocionais. 

Ele evolui como animais vivos. MOFLIN foi projetado para aprender e crescer constantemente, usando suas interações para determinar padrões e avaliar seus arredores a partir de seus sensores. 

O animal de estimação AI escolhe entre um número infinito de combinações de padrões móveis e de som para responder e expressar seus sentimentos.

Adivinhação

Pensar em IA como uma "vidente" pode parecer engraçado. Mas a tecnologia futurista está trazendo mudanças revolucionárias para a paisagem moderna. 

Os pesquisadores de IA estão trabalhando para fazer com que a tecnologia descubra os sentimentos e emoções das pessoas com alta precisão. 

Pesquisadores da Universidade de Stanford revelaram um algoritmo que faz a varredura de rostos em imagens para declarar uma pessoa como gay. 

O algoritmo de IA é eficiente o suficiente para detectar um gay com 81% de precisão em homens e 74% em mulheres. 

As plataformas de mídia social também estão usando IA para sinalizar um comportamento incomum entre as pessoas, levando ao suicídio. A IA do Facebook detectou mais de cem casos que precisavam de atenção.

IA em criatividade

Estamos em uma evolução tecnológica onde a IA é capaz de mostrar seu interesse pela arte e pela criatividade. Hoje, a IA compõe músicas, faz desenhos e muito mais.

Um sistema baseado em IA chamado MuseNet agora pode compor música clássica que ecoa as lendas clássicas, Bach e Mozart. 

O MuseNet da OpenAI é uma Deep Neural Network que pode criar composições musicais de quatro minutos com diferentes instrumentos tecnológicos e combinar os estilos country de Mozart com os Beatles. 

Um algoritmo desenvolvido por Tao Xu na Microsoft Research gera arte ou imagens. Ele é treinado em um banco de dados de fotografias e descrições, combinando certas palavras com cores, texturas e formas específicas.

AI como o melhor chef

Robôs movidos a IA estão fazendo o trabalho de cozinhar e servir há muito tempo. 

Recentemente, robôs chefs invadiram o exército chinês para cozinhar comida para militares. No entanto, uma máquina de IA projetando a comida que você deseja ou sugerindo um prato com os ingredientes restantes é algo a se observar. 

O Chef Watson da IBM pode ser a solução que os chefs caseiros precisam para superar uma despensa com apenas alguns ingredientes que não poderiam combinar ou dar boas-vindas à inspiração para chefs profissionais que desejam evoluir seu menu por meio de culinária cognitiva e aproveitar os ingredientes sazonais.

Revolucionando o recrutamento

Estamos familiarizados com a forma como a IA está invadindo todos os setores e os transformando para sempre. Mas sempre pensamos que somos superiores à IA em todos os sentidos. 

Atualmente, a IA pode beneficiar o processo de filtragem de currículo, que pode ser demorado e tedioso. 

Mesmo que haja problemas menores como o recrutamento de IA enfrentando problemas de discriminação, a tecnologia está atualizando suas funcionalidades para superá-los. 

Além disso, o software de IA pode criar perguntas de entrevista para contratações em potencial com foco na competência profissional da pessoa para um trabalho específico, sem saber sua raça, gênero ou etnia.

IA em cidades inteligentes

Cidades inteligentes são o sonho de governos e pessoas.

 Muitos países em todo o mundo estão tentando transformar suas cidades em desenvolvimento em uma cidade inteligente com conectividade à Internet das Coisas (IoT). 

De acordo com Omdia, o mercado global de software de inteligência artificial de cidades inteligentes deve subir para US $ 4,9 bilhões em 2025, ante US $ 673,8 milhões em 2019. 

Os padrões de comunicação de dados sem fio estão permitindo que os aplicativos de cidades inteligentes se movam para o reino online, onde podem capitalizar as mais recentes inovações de IA.

Nei Grando - Mentor, palestrante, consultor,  mestre em ciências (FEA-USP) com MBA (FGV), organizador e autor do livro Empreendedorismo Inovador.

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br