HDI Seguros aposta na diversificação e na
personalização do atendimento para crescer em 2023
A
regra do jogo é personalizar o atendimento ao corretor para que ele tenha uma
visão 360 graus de seus clientes, afirma o CEO Eduardo Dal Ri.
Está
quase tudo pronto para a equipe da HDI Seguros finalizar a integração das
operações de automóvel, vida, empresarial, residencial, habitacional e
condomínio da Sompo Seguros adquiridas no ano passado.
“Será um ano importante
para todos. A aquisição nos trouxe diversidade de portfólio, de regiões, de
talentos e em parcerias comerciais.
Somos líderes no sul do País e agora
queremos ganhar tração em São Paulo. O primeiro bimestre já nos mostra
resultados relevantes”, conta o CEO Eduardo Dal Ri.
A
maior participação na cidade de São Paulo, a sinergia e a diversificação em
vários ramos foram decisivos para a compra. A integração começou em etapas
no ano passado e deverá estar concluída neste primeiro semestre.
O executivo
comenta que sente praticamente em casa. Trabalhou de 2000 a
2011 anos na HDI, de onde saiu como diretor de automóvel para a
SulAmérica.
Após fazer parte da equipe que liderou a venda das operações
de ramos elementares da SulAmérica para a Allianz no Brasil, em agosto de 2019,
deixou o grupo onde esteve por nove anos para retornar a HDI em
janeiro de 2022.
Cinco meses depois de assumir, anunciou a compra das operações da Sompo, o
que mostra seu estilo de gestão. Um dos segredos de Dal Ri é ter projetos
mais simples e agéis.
“O mundo mudou e uma das boas coisas neste período foi o
barateamento do custo de ter tecnologia, o que nos permite testar várias
soluções de forma rápida, com entregas mensais, e corrigir rotas com
agilidade.
Temos uma área exclusiva de inteligência comercial para os corretores
de seguros, nosso principal canal de distribuição, e que é o principal pilar da
nossa estratégia de crescimento”.
Além
dos corretores de seguros, a seguradora tem uma joint-venture com o banco
espanhol Santander na oferta de seguro auto, parceria com a seguradora
brasileira Icatu em vida, com o Sicoob em auto, residencial e empresas, além de
Sicred e Banrisul.
“Nos preparamos muito para 2023. Readequamos tarifas,
melhoramos nossa subscrição e já colhemos bons frutos”, disse. Em auto, a HDI
registrou vendas de R$ 3,7 bilhões e a Sompo R$ 1,3 bilhão em 2022,
conquistando uma posição no ranking ao figurar como a sexta maior do pais.
Sua
missão é listar a companhia entre as 5 maiores do país, com soluções inovadoras
para clientes e corretores com um portfólio bem mais abrangente.
Em
condomínio, por exemplo, com a compra da Sompo já figura em segundo lugar no
ranking. Escalou Igor Di Beo, que estava na concorrente AXA, para ser
responsável pelas áreas de Vida e Property, sinistros, jurídico.
“Igor vem para
nos posicionar nos segmentos que a Sompo nos traz e que certamente agregará
muito valor aos corretores”.
O
principal eixo do plano traçado é levar diversidade e atendimento
personalizado ao corretor de seguros.
“O corretor tem um papel mais
consultivo, uma vez que a tecnologia simplificou a vida de todos com a
automatização de processos. Nesta nova dimensão, a regra do jogo é ajudar o
corretor a ter uma visão 360 graus de seus clientes.
Ele está sentado numa
pepita de diamante e queremos que ele explore as oportunidades que tem. Nossa
prioridade é aprimorar e facilitar a sua rotina, com ferramentas mais
assertivas e eficientes”, comenta.
Atualmente,
a HDI tem corretores de todos os portes entre os 26 mil cadastrados na
seguradora, bem como quase 30 assessorias.
“Muitos deles atuam em nichos
específicos. Nosso objetivo é respeitar as particularidades de cada um. Uns
querem visitas presenciais, outros virtuais. Uns querem dedicar-se só a
auto. Outros serem especialistas em vida. E a maioria quer ampliar
o portfólio para atender seus clientes em todas às necessidades.
Estreamos
no rural com corretores especializados neste ramo e que se interessam em
ampliar suas carteiras com outros produtos, como auto, vida e riscos
empresariais”, diz o executivo.
O
elegante prédio da matriz em São Paulo, localizado na região do Morumbi, já
está pronto para receber os mais de 700 funcionários da Sompo, dos quais 450 em
São Paulo, que se juntam aos mais de 1400 colaboradores
que compõe a HDI.
“Não compramos uma marca. Compramos os talentos da
Sompo, que agregam muito valor à nossa operação. Somos uma seguradora feita de
pessoas, que usam a tecnologia para agregar valor aos stakeholders”, disse o
CEO, acrescentando que há um investimento relevante do grupo para o seu público
interno.
DENISE BUENO – site SONHO SEGURO