HDI Seguros aposta na diversificação e na personalização do atendimento.


HDI Seguros aposta na diversificação e na personalização do atendimento para crescer em 2023

A regra do jogo é personalizar o atendimento ao corretor para que ele tenha uma visão 360 graus de seus clientes, afirma o CEO Eduardo Dal Ri.

Está quase tudo pronto para a equipe da HDI Seguros finalizar a integração das operações de automóvel, vida, empresarial, residencial, habitacional e condomínio da Sompo Seguros adquiridas no ano passado. 

“Será um ano importante para todos. A aquisição nos trouxe diversidade de portfólio, de regiões, de talentos e em parcerias comerciais. 

Somos líderes no sul do País e agora queremos ganhar tração em São Paulo. O primeiro bimestre já nos mostra resultados relevantes”, conta o CEO Eduardo Dal Ri.

A maior participação na cidade de São Paulo, a sinergia e a diversificação em vários ramos foram decisivos para a compra. A integração começou em etapas no ano passado e deverá estar concluída neste primeiro semestre. 

O executivo comenta que sente praticamente em casa. Trabalhou de 2000 a 2011 anos na HDI, de onde saiu como diretor de automóvel para a SulAmérica. 

Após fazer parte da equipe que liderou a venda das operações de ramos elementares da SulAmérica para a Allianz no Brasil, em agosto de 2019, deixou o grupo onde esteve por nove anos para retornar a HDI em janeiro de 2022.

Cinco meses depois de assumir, anunciou a compra das operações da Sompo, o que mostra seu estilo de gestão. Um dos segredos de Dal Ri é ter projetos mais simples e agéis. 

“O mundo mudou e uma das boas coisas neste período foi o barateamento do custo de ter tecnologia, o que nos permite testar várias soluções de forma rápida, com entregas mensais, e corrigir rotas com agilidade. 

Temos uma área exclusiva de inteligência comercial para os corretores de seguros, nosso principal canal de distribuição, e que é o principal pilar da nossa estratégia de crescimento”. 

Além dos corretores de seguros, a seguradora tem uma joint-venture com o banco espanhol Santander na oferta de seguro auto, parceria com a seguradora brasileira Icatu em vida, com o Sicoob em auto, residencial e empresas, além de Sicred e Banrisul. 

“Nos preparamos muito para 2023. Readequamos tarifas, melhoramos nossa subscrição e já colhemos bons frutos”, disse. Em auto, a HDI registrou vendas de R$ 3,7 bilhões e a Sompo R$ 1,3 bilhão em 2022, conquistando uma posição no ranking ao figurar como a sexta maior do pais.

Sua missão é listar a companhia entre as 5 maiores do país, com soluções inovadoras para clientes e corretores com um portfólio bem mais abrangente. 

Em condomínio, por exemplo, com a compra da Sompo já figura em segundo lugar no ranking. Escalou Igor Di Beo, que estava na concorrente AXA, para ser responsável pelas áreas de Vida e Property, sinistros, jurídico. 

“Igor vem para nos posicionar nos segmentos que a Sompo nos traz e que certamente agregará muito valor aos corretores”.

O principal eixo do plano traçado é levar diversidade e atendimento personalizado ao corretor de seguros. 

“O corretor tem um papel mais consultivo, uma vez que a tecnologia simplificou a vida de todos com a automatização de processos. Nesta nova dimensão, a regra do jogo é ajudar o corretor a ter uma visão 360 graus de seus clientes. 

Ele está sentado numa pepita de diamante e queremos que ele explore as oportunidades que tem. Nossa prioridade é aprimorar e facilitar a sua rotina, com ferramentas mais assertivas e eficientes”, comenta. 

Atualmente, a HDI tem corretores de todos os portes entre os 26 mil cadastrados na seguradora, bem como quase 30 assessorias. 

“Muitos deles atuam em nichos específicos. Nosso objetivo é respeitar as particularidades de cada um. Uns querem visitas presenciais, outros virtuais. Uns querem dedicar-se só a auto. Outros serem especialistas em vida. E a maioria quer ampliar o portfólio para atender seus clientes em todas às necessidades. 

Estreamos no rural com corretores especializados neste ramo e que se interessam em ampliar suas carteiras com outros produtos, como auto, vida e riscos empresariais”, diz o executivo. 

O elegante prédio da matriz em São Paulo, localizado na região do Morumbi, já está pronto para receber os mais de 700 funcionários da Sompo, dos quais 450 em São Paulo, que se juntam aos  mais de 1400 colaboradores  que compõe a HDI. 

“Não compramos uma marca. Compramos os talentos da Sompo, que agregam muito valor à nossa operação. Somos uma seguradora feita de pessoas, que usam a tecnologia para agregar valor aos stakeholders”, disse o CEO, acrescentando que há um investimento relevante do grupo para o seu público interno. 

DENISE BUENO – site SONHO SEGURO

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br