Cinco minutos é o máximo que conseguimos nos concentrar
em uma tarefa sem desviar atenção para outros assuntos. É o que diz pesquisa
feita pelo psicólogo e professor Larry D. Rosen, um dos autores do livro The Distracted Mind. O mundo digital, claro, é o maior vilão.
Tirar as notificações do celular pode ajudar, mas não
resolve porque a ansiedade em acessar mensagens e redes sociais só aumenta a
distração. Essa falta de concentração é o maior inimigo do aprendizado. Nas
empresas, a área de educação corporativa sofre para garantir engajamento dos
colaboradores. Para Cal Newport, especialista em auto-aperfeiçoamento e autor
do livro Deep Work, o foco é o novo QI.
O microlearning é
uma boa saída para garantir o aprendizado nesse mundo de distrações. O modelo
usa a estratégia de conteúdos curtos em diferentes formatos: vídeos, textos,
áudios, infográficos, quizzes, questionários e jogos. Seu grande mérito é driblar a
ausência de foco.
A brevidade dos conteúdos também instiga os
colaboradores a consumir capacitação com mais frequência. A flexibilidade é
outra vantagem. O colaborador pode capacitar-se no decorrer de um dia normal de
trabalho, sem comprometer seus fluxos. O acesso à plataforma se dá por meio de
diferentes dispositivos, principalmente mobile, permitindo aprender em brechas
de tempo, por exemplo na espera de uma reunião.
Já que estamos falando de um mundo viciado em
tecnologia, podemos dizer que o microlearning funciona como as notificações em
um smartphone,
sempre batendo em teclas importantes para o trabalho. É claro que a estratégia
não serve para todas as demandas de capacitação e formação profissional.
O modelo já se mostrou perfeito para programas
de onboarding e
para equipes de venda. Mantém os colaboradores sempre atualizados porque
permite maior agilidade no desenvolvimento de novos conteúdos, característica
essencial para responder rapidamente às mudanças no mercado e,
consequentemente, às estratégias do negócio. O resultado é um time sintonizado
por meio de uma estratégia efetiva, pois microlearning oferece aprendizado de curta duração e alto
aproveitamento.
Empresas de tecnologia educacional vêm apostando em
aplicativos para microlearning. A ideia é simplificar e garantir uma plataforma
prática, que otimize o tempo e permita aprender onde e quando o colaborador
quiser. Apps gamificados de forma customizada ao negócio também ajudam a
estimular a capacitação ao estabelecer rankings e premiações aos
usuários.
É possível também configurar o aplicativo para receber
notificações de novos conteúdos. Afinal, se é para nos distrairmos no trabalho,
que seja com informação útil e focada em nosso desenvolvimento profissional.
Luiz
Alberto Ferla -
fundador e CEO do DOT digital group
Fonte:
hsm management