Seis dicas para escolher bons investimentos em qualquer cenário


O atual cenário de incerteza e os movimentos desfavoráveis de moeda, juros e bolsa no ano têm desesperado investidores. Momentos como este não são exclusivos no Brasil e um renomado gestor internacional tem recomendações para lidar com seus investimentos em qualquer cenário.

O presidente do conselho da renomada gestora de recursos Oaktree, Howard Mark, atribui seu excelente desempenho ao fato de seguir, fielmente, um conjunto de seis filosofias.

A Oaktree é uma gestora que administra US$ 120 bilhões que equivale a quase 10% do PIB brasileiro. Segundo seu último relatório, o desempenho de seu fundo mais antigo foi de 18,7% ao ano nos últimos 30 anos. No mesmo período, o mais famoso índice de ações americano – o S&P500 – rendeu 10,4% ao ano.

Por esta razão, descrevo as seis filosofias de investimento que os gestores da Oaktree seguem para manter a excepcional performance.

  • A primazia no controle de risco

Uma frase da gestora resume esta filosofia:

“if we avoid the losers, the winners will take care of themselves (Se evitarmos as posições perdedoras, as vencedoras tomarão conta de si mesmas).”

Eles explicam que o retorno não é o primeiro objetivo, mas sim o retorno com menos risco.

Esta é uma importante lição para investidores que se deixam levar apenas pelo retorno para a escolha de gestores. Principalmente, os retornos nos momentos bons que muitas vezes são obtidos sem um adequado controle de risco.

De fato, é o bom desempenho nos maus momentos que distingue os melhores. Portanto, como destacado por Warren Buffet, em vez de focar apenas em retorno, sua prioridade de investimento deve ser a prevenção de perdas.

  • Ênfase na consistência

Todos os anos um novo gestor aparece na capa de uma revista como o mais novo guru dos investimentos. Se acompanhar os desempenhos seguintes vai perceber que esse sucesso na maioria das vezes não é sustentado.

Embora esteja no rodapé de todas lâminas de investimento que os retornos passados não são garantia de retorno futuro, muitos investidores se deixam levar pelo efêmero sucesso e concentram seus investimentos naqueles que se destacam a cada ano.

A Oaktree se concentra não em ser a melhor, mas em manter, consistentemente, resultados acima da média. Estes retornos sistematicamente acima da média, quando compostos, os deixam como destaque em toda a indústria.

Logo, avalie com cuidado os primeiros da lista de fundos de investimentos. Prefira investir naqueles que apresentam resultados superiores em mais de três anos.

  • Ineficiência do mercado

Diferente dos defensores de investimentos apenas em produtos passivos, Mark acredita que existam ineficiências no mercado que podem ser capturadas com o árduo trabalho de especialistas.

Assim, quando escolher gestores para seus investimentos, avalie o currículo da equipe de analistas e o de gestores.

Ao mesmo tempo, este é um alerta àqueles que acreditam que podem ter sucesso na seleção de ações sem nenhum trabalho e apenas baseado em intuição ou dica.

Como concorda o renomado gestor David Swensen, se ter êxito já é difícil para uma equipe de especialistas focada no trabalho, apenas com sorte um investidor individual será capaz de bater esta equipe.

  • Importância da especialização

Esta filosofia está intimamente relacionada com a anterior. A gestora acredita que o foco de especialistas em cada mercado que atua é que permite reconhecer melhor as oportunidades e riscos de seu respectivo mercado.

Portanto, ao escolher uma gestora de recursos, prefira aquela que possui uma equipe com divisão de especialidades e não aquela em que um gestor opera em todos os mercados.

  • Previsão macroeconômica não deve ser um elemento crítico no investimento

O momento que vivemos se encaixa bem nesta filosofia. O fato de focarmos na variação diária dos indicadores econômicos e divulgação de pesquisas eleitorais, pode turvar a visão de longo prazo dos investimentos.

Para a gestora, um bom investimento é aquele que será positivo apesar do cenário macroeconômico, e não aquele que será bom apenas dependendo deste.

Neste sentido, sugerem evitar a concentração e recomendam diversificar o portfólio com visão defensiva.

  • Evitar market timing

Howard não confia que se consiga ganhar, consistentemente, com a habilidade de previsão de mercado, o conhecido market timing. Ele prefere ajustar, ao cenário, as posições e seleção dos ativos em seu portfólio, em vez de ficar trocando posições de caixa e ações, para acertar o mercado.

Para seus investimentos, em vez de ficar tentando adivinhar se o mercado ou dólar vão subir ou cair, no próximo mês, concentre-se em construir uma exposição estratégica e diversificada em cada mercado e realize apenas ajustes táticos de acordo com o panorama.

Michael Viriato - professor de finanças do Insper e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fonte: jornal FSP


Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br