Como se preparar para a retomada às atividades de trabalho?


A expectativa com o isolamento social durante a pandemia de covid-19 é o chamado “achatamento da curva”, isto é, reduzir ao máximo o ritmo de transmissão do vírus, fazendo com que o número de casos ativos que necessitem de hospitalizações não supere o número de leitos hospitalares disponíveis, garantindo o atendimento adequado para aqueles que precisarem e minimizando o número de mortes. Esse processo, de acordo com estudo global de projeção da Oliver Wyman, poderá levar de 2 a 3 meses, seguindo metodologia de acordo com os índices apresentados em órgãos competentes de saúde. Apesar desta estimativa, não há uma previsão concreta de quanto tempo a população deva se manter em isolamento, principalmente, se as ações de prevenção não forem seguidas corretamente.

Entretanto, é necessário começar a pensar sobre como acontecerá a retomada às atividades e quais impactos serão percebidos em maior ou menor escala pelas empresas e seus funcionários no cenário após o primeiro ciclo da pandemia.

Vale lembrar que o fim do isolamento não significa o fim da pandemia. O vírus continua circulando e o retorno ao trabalho sem as medidas corretas pode acarretar em exposição maior de contágio das pessoas e, consequentemente, um novo problema. Por isso, todas as medidas a serem adotadas pelas organizações devem levar em consideração, principalmente, o fator de exposição de contágio ao vírus dos colaboradores nos demais ciclos do processo da pandemia.  

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os componentes de um ambiente saudável e apropriado para o trabalho compreendem espaço físico, ambiente psicossocial, disponibilidade de recursos de saúde e envolvimento da comunidade. Os passos a seguir podem ajudar sua empresa a desenvolver um plano de ação para proporcionar aos seus funcionários o retorno gradual e seguro às suas atividades.

  1. Mapear riscos e categorizar
    Entenda e separe sua população em grupos: grupo de risco de contágio pelo vírus no ambiente de trabalho, setorize os ambientes físicos por grupos com potencial de exposição, grupos que podem manter trabalho em home office e os de atividades que necessitam do comparecimento físico nos locais de trabalho. Devem ser levados em consideração dados individuais dos colaboradores, como idade dos funcionários, estado de saúde, doenças crônicas, antecedentes pessoais e ambiente familiar (convivência direta com pessoas do grupo de risco) e monitoramento periódico dos sintomas relacionados à covid-19.
  2. Estabelecer protocolos
    Revise e reforce os protocolos de prevenção ao contágio pela covid-19 estabelecidos na sua empresa, treine equipes e gestores e desenvolva políticas efetivas de comunicação. As ações de prevenção devem estar em consonância com os órgãos oficiais competentes. Lembre-se de não pensar apenas no ambiente interno da organização, mas considere o transporte das pessoas, fornecedores e os serviços de alimentação.
  3. Comunicar e capacitar
    Desenvolva um planejamento de comunicação clara, objetiva e periódica. Sinalize espaços, busque e engaje a cooperação de todos, treine líderes e reforce ações de prevenção individual e ambiental como uma espécie de mantra e seja transparente.
  4. Minimizar o contágio
    Supervisione e monitore casos suspeitos e confirmados, realize avaliações médicas periodicamente e faça questionários para verificação, a fim de agilizar a identificação de novos casos suspeitos, contatos diretos e formalização para eventuais alegações legais relacionados ao contágio do coronavírus.

Ao se preocupar com o bem-estar de seus funcionários no planejamento e execução dessas ações, as organizações reforçam seu compromisso com a força de trabalho. A recuperação da empresa e da economia como um todo dependem de um plano de ação eficiente, viável e bem desenvolvido.

Para elaborar um plano com impacto positivo na sua empresa, nos seus funcionários e na sua comunidade, entre em contato com um de nossos especialistas.

Antonietta Medeiros - superintendente da Mercer Marsh Benefícios.

Fonte: MERCER

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br