É TEMPO DE RANSFORMAÇÃO
Quatro forças-chave do mercado estão impulsionando mudanças no setor de
seguros.
O tempo é o presente mais importante
da vida. Isso cria excitação juvenil de férias atrasadas ou decepção
quando o tempo de um time favorito termina.
Tecnologia e novas
oportunidades de mercado, há muito discutidas como o futuro do mundo dos seguros,
já estão em prática nas seguradoras.
Muitas delas investiram ou começarão
a investir nessas oportunidades. As demais que se recusarem a seguir o
exemplo acabarão ficando para trás.
Para permanecerem relevantes, as
seguradoras devem abraçar pelo menos quatro forças-chave do mercado que estão
impulsionando as mudanças no setor de seguros: expectativas do cliente,
tecnologia, dados demográficos e a supervisão regulatória.
Essas mudanças
criam oportunidades de investimento e desafios potenciais.
FORÇAS DE
MERCADO
As forças de mercado são os blocos de
construção fundamentais da mudança em nosso setor.
Embora as quatro forças
de mercado primárias discutidas neste artigo sempre tenham existido, elas são
intensificadas em vários graus no ambiente atual e têm aplicabilidade variada
em diferentes produtos e mercados.
Além disso, as forças do mercado criam
desafios e oportunidades dependendo das operadoras específicas. As
seguradoras devem procurar limitar a exposição aos desafios apresentados e
investir nas oportunidades.
Expectativas
do cliente
As expectativas dos clientes
aumentaram devido ao desejo dos consumidores por produtos e serviços de seguros
que se pareçam com outros produtos e serviços que compram – incluindo
experiências únicas criadas por empresas como Amazon e Expedia.
Essas
expectativas surgem da sobreposição com outros setores, incluindo atendimento
ao cliente pré e pós-venda. Se um consumidor pode consultar o status de
uma compra online, ele também deseja ver o status de uma reclamação online.
Os produtos de seguro raramente são
intuitivos ou fáceis de entender.
Quando os consumidores reservam voos
três dias antes da viagem, a maioria entende que o preço será mais alto do que
se a viagem fosse reservada meses antes.
É muito menos intuitivo para o consumidor
por que ele pode pagar um prêmio de seguro saúde elevado se nunca tiver
usado. Quando os produtos não são intuitivos, os consumidores procuram
soluções alternativas de produtos.
É importante notar porque essa
intuitividade não está presente no seguro.
Por que não consigo
simplesmente comprar seguro saúde pelo telefone em minutos?
Para um
especialista do setor, a resposta é óbvia: a antisseleção ocorrerá, pois
aqueles que precisam de cobertura para atendimento iminente serão mais
propensos/oportunos a se inscrever do que indivíduos saudáveis.
O seguro
normalmente não é desejado até que um risco conhecido esteja presente. No
entanto, para o consumidor externo, há uma desconexão com sua experiência em
outras indústrias.
É nessa oportunidade que é crítico
para o atuário ter uma mão na inovação – para encontrar este meio-termo onde as
experiências eficientes e centradas no consumidor que rivalizam com as
experiências de outras indústrias podem surgir, ao mesmo tempo garantindo que
essas soluções são sustentáveis a longo prazo para o gerenciamento de riscos de
grandes populações.
O aumento das expectativas dos
clientes, juntamente com a entrada de novas operadoras (novas operadoras ou
operadoras existentes em um novo mercado), leva à diminuição da fidelidade e ao
aumento da influência do consumidor. Esse poder que o cliente possui
resulta em um serviço melhor.
Tecnologia
O desenvolvimento de novas
tecnologias está finalmente rompendo as barreiras de entrada no mercado de
seguros.
A proliferação de empresas InsurTech e a infusão de capital
privado estão acelerando o ritmo da inovação.
Essa tendência continua a
subir, uma vez que US$ 3,2 bilhões de financiamento de InsurTech foram
investidos em 2018, um valor que quase dobrou o valor arrecadado em
2017.
Conforme as seguradoras buscam soluções para as oportunidades e
desafios criados por outras forças do mercado, a adoção de novos sistemas de
tecnologia será um caminho fundamental para o sucesso de muitos.
Muitas dessas oportunidades têm menos
a ver com os recursos de software existentes, mas com o ambiente de
infraestrutura de tecnologia em que nossos consumidores vivem suas vidas
diárias.
Agora há mais oportunidades de pontos de contato com nossos
consumidores do que nunca, junto com um melhor entendimento de nossos clientes
por meio de dados. E nunca houve uma experiência de negócios tão forte por
meio da tecnologia.
O enorme crescimento de novas seguradoras online como
a Acko General Insurance, na Índia, ou a ZhongAn, na China, mostrou que uma
experiência totalmente digital não só é possível, mas também um catalisador
para o crescimento potencial.
Claro, quando pensamos em tecnologia,
devemos pensar não apenas no que mais podemos fazer, mas também no que podemos
fazer menos.
Embora as startups tenham o luxo de criar uma experiência
única, as grandes seguradoras têm escala para criar economicidade.
Ao
identificar quais segmentos de sua cadeia de valor podem ser melhorados por
meio da tecnologia, elas podem encontrar um caminho para a verdadeira
diferenciação.
O tempo de um corretor deve ser gasto completando
documentos e esboçando propostas ou, em vez disso, eles devem analisar
relatórios de tendências de vendas e tendências de oportunidades de vendas
cruzadas?
Os analistas de sinistros devem estar organizando pastas de gráficos
ou, em vez disso, devem revisar um único painel de informações médicas em
minutos para aprovar uma solicitação de invalidez?
Demografia
Os dados demográficos baseados na
idade representam diferenças geracionais e diferenças reais de idade.
As
diferenças geracionais baseiam-se nos anos de nascimento, e os grupos que
compartilham anos de nascimento geralmente compartilham modelos de serviço
preferenciais.
As gerações estão sujeitas a algumas divergências sobre os
anos de nascimento, mas incluem a Geração Z (aproximadamente 1997–2012), a
geração Y (1981–1996), a Geração X (1965–1980), os baby boomers (1945–1964) e a
Geração Silenciosa (1928 –1945).
Como exemplo de preferências, a geração
do milênio terá mais probabilidade de adotar modelos de distribuição online do
que a Geração Silenciosa.
Não é surpreendente um movimento em direção às gerações mais jovens e experientes em
tecnologia; no entanto, relativamente poucas seguradoras estão entregando
produtos e serviços da maneira que essas gerações esperam.
As verdadeiras diferenças de idade
podem ser exibidas em muitas variações. Em um nível mais alto o crescimento rápido do número de aposentados como resultado do
envelhecimento dos baby boomers.
A maioria das operadoras médicas
nacionais antecipou a tendência de produtos para aposentados, incluindo a Cigna
por meio de suas aquisições da HealthSpring e da Loyal American, bem como a
Aetna por meio da aquisição da Continental Life. Como sua empresa está
atuando neste mercado?
Supervisão
Regulatória
A supervisão regulatória costuma
estar associada a ações adversas, como incertezas nas regulamentações federais
ou endurecimento das regulamentações estaduais.
Isso é compreensível e bem
documentado; no entanto, também vale a pena considerar as oportunidades de
crescimento potenciais que surgem.
Por exemplo, os planos de saúde com
altas franquias do Affordable Care Act (ACA) e as taxas de perdas médicas
apoiaram a necessidade de produtos e o crescimento da distribuição de produtos
de acidentes suplementares, doenças crônicas e indenizações
hospitalares.
Hoje, muitos portadores de necessidades especiais agora têm
esses produtos complementares com taxas de crescimento muito
favoráveis.
De uma perspectiva de crescimento, o ACA foi indiscutivelmente
o melhor evento que já ocorreu no espaço de produtos suplementares nos EUA.
OPORTUNIDADES
E DESAFIOS
Coletivamente, as forças de mercado
geram oportunidades e desafios que devem ser abordados com base no portfólio de
produtos e no mercado da seguradora.
Muitas das oportunidades e desafios
dependem de várias forças de mercado. Algumas dessas oportunidades
incluem:
- Inteligência
artificial (IA) . A IA fornece tanto a tomada de
decisões internas quanto o suporte voltado para o cliente. As
seguradoras precisam ter cuidado ao usar IA em uma indústria complexa,
especialmente com funções automatizadas que afetam os consumidores. Depois
que a IA é movida para o ambiente de produção, é difícil identificar um
erro até que se torne bastante caro. Há casos de cenários em que um
processo automatizado destruiu a lucratividade de um produto inteiro.
- Distribuição. A
distribuição permaneceu relativamente estável na maioria dos mercados,
embora os consumidores estejam se sentindo mais confortáveis com a
inscrição online para produtos que historicamente eram comprados
pessoalmente. É muito provável que vejamos uma ruptura nos modelos
direto ao consumidor, sinais de que já estão presentes nas iniciativas de
pequenas empresas de startup de seguro saúde. Em resposta, os modelos
de distribuição de agente e corretor podem se expandir além dos serviços
tradicionais, incluindo alinhamento com plataformas de tecnologia de terceiros
e administradores de terceiros (TPAs), ou implementação de modelos
cativos.
- Atenção
ao paciente. A atenção ao paciente, seja por meio da
operadora ou de parcerias estratégicas exclusivas, protege contra a
comoditização e mostra aos segurados (principalmente às gerações mais
jovens) que as operadoras se preocupam com eles como indivíduos. Os
atuários podem desempenhar um papel importante na identificação de quais
dessas iniciativas afetam os preços, as taxas de aceitação e o
comportamento do cliente.
- Personalização. Muitas
operadoras adotaram a padronização de produtos e serviços, principalmente
em grupos de pequeno e médio porte, bem como em mercados
individuais. Esta é uma resposta natural às margens de lucro
apertadas. A tecnologia, no entanto, oferece a oportunidade de
realizar o cenário oposto – uma redução de custo a longo prazo, ao mesmo
tempo que melhora a personalização de produtos e serviços.
- Desenvolvimento
de produto. Colocar ênfase na experiência do cliente
e no modelo de serviço pode reduzir a importância do produto em si e levar
à comoditização. Em alguns produtos / mercados, as seguradoras mudam
continuamente os algoritmos de marketing e o modelo de serviço, mas
consideram as mudanças nos produtos desnecessárias.
- Perfil
de risco. A combinação de tecnologia com dados e
análises permite que as operadoras criem modelos de tarifação (pricing)
mais sofisticados para atrair e reter clientes. Não apenas um modelo
de preços mais sofisticado pode aumentar a lucratividade do negócio de uma
operadora, mas os concorrentes com algoritmos de preços simples podem
absorver os piores riscos. A política federal também pode criar
oportunidades de produtos que beneficiam uma parte, mas são prejudiciais a
outras, como HealthShare Ministries, planos médicos de curto prazo e
outros.
- Segurança. A
segurança desempenha um papel importante no futuro do seguro e afeta uma
infinidade de operações das operadoras. Por exemplo, muitas
operadoras contam com plataformas de tecnologia de terceiros para
registrar produtos em um ambiente controlado. Essas operadoras estão
colocando sua marca nas mãos de até 100 ou mais fornecedores de tecnologia
diferentes, e esses fornecedores de tecnologia são suscetíveis a
atividades maliciosas como qualquer outra organização.
- Produtos
suplementares. O aumento dos planos de saúde com alta
franquia tem sido um dos principais impulsionadores do crescimento dos
produtos de acidentes suplementares, doenças graves e indenizações
hospitalares nos últimos 10 anos. Embora a maioria das operadoras
busque esses produtos em mercados de grupos tradicionais, algumas
obtiveram um sucesso extraordinário tanto no mercado individual quanto no
de aposentados. A expansão desses produtos juntamente com os produtos
Medicaid e Medicare é esperada por muitos anos.
Se nossa indústria começasse com uma
folha de papel em branco, uma quantidade ilimitada de fundos e recursos
ilimitados, o que poderíamos construir nos próximos cinco anos?
Certamente
seria algo diferente do que temos hoje. E, para ter certeza, há esforços
para levar nosso setor cada vez mais adiante.
Espero sinceramente que os
atuários, posicionados de forma única com uma compreensão aguçada do risco e
uma abordagem analítica para a solução de problemas, estejam entre os primeiros
a apoiar a mudança nas seguradoras.
Bill Bade, FSA, MAAA |
fundador e atuário consultor do Sydney Consulting Group, bem como presidente da
Sydney Administrators e da Sydney Insurance Agency.
Fonte: The Actuary Magazine
REFERÊNCIAS:
1. Global InsurTech Funding chega a US $ 3 bilhões em
2018. FinTech Global , 23 de janeiro de 2019 (acessado em
18 de abril de 2019).
2. Alliance of Health Care Sharing Ministries (acessado
em 30 de abril de 2019).
Tradução livre ASSISTANTS