ESTUDO RELACIONA 15% DAS MORTES POR COVID-19 À POLUIÇÃO DO AR


Em um artigo publicado ontem, os pesquisadores estimam que a proporção de mortes por coronavírus ligadas à poluição do ar na Europa e na América do Norte está em torno de 19% e 17%, respectivamente. Isso se deve aos problemas de saúde subjacentes causados ​​pela poluição do ar, que são as mesmas condições conhecidas por aumentar a probabilidade de morte por COVID-19.

Os pesquisadores afirmam que suas estimativas não demonstram uma “relação direta de causa e efeito”, mas destacam a fração de mortes que poderia ser evitada se a população fosse exposta a menos poluição e emissões.

“Se a exposição de longo prazo à poluição do ar e a infecção com o vírus COVID-19 se juntarem, teremos um efeito adverso na saúde, particularmente no que diz respeito ao coração e vasos sanguíneos, o que leva a uma maior vulnerabilidade e menos resiliência ao COVID -19 ”, explicou o professor Thomas Münzel, do University Medical Center Mainz.

O estudo, publicado na revista científica Cardiovascular Research, combinou dados epidemiológicos de estudos separados nos EUA e na China e encontrou um quadro muito diferente para cada país.

Por exemplo, a poluição do ar está ligada a 29% das mortes por coronavírus na República Tcheca, 27% na China, 26% na Alemanha. A proporção é menor na Itália, com 15%, e no Reino Unido, com 14%, enquanto são estimados para Austrália e Nova Zelândia apenas 3% e 1%, respectivamente.

Já houve mais de 44.000 mortes por coronavírus no Reino Unido, o que significa que cerca de 6.000 poderiam ter sido evitadas se o ar estivesse limpo.

“Nossos resultados sugerem que há benefícios substanciais na redução da exposição à poluição do ar, mesmo em níveis relativamente baixos de PM2,5”, afirma o jornal. “Uma lição sob a perspectiva ambiental da pandemia COVID-19 é que a busca por políticas eficazes para reduzir as emissões que causam a poluição do ar e as mudanças climáticas, precisa ser acelerada.”

Fonte: The Actuary | Tradução livre ASSISTANTS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br